Scroll Top

Casa

Cloro gel caseiro, econômico, potente, rende 5 litros e vale a pena

Cloro gel caseiro

Atendendo a pedidos que chegaram aqui no Portal, hoje vamos aprender a fazer cloro gel caseiro. Uma mistura muito útil no dia a dia da dona de casa, que custa muito caro no supermercado.

Um vidro de cloro gel, chega a custar R$20,00! Muito caro não é mesmo? Nem todos podem se dar ao luxo de comprar um produto de 1 litro por vinte reais.

Portanto, não perca essa oportunidade de aprender a fazer seu cloro gel em casa. A saber, ele rende muito, é muito potente e vale muito a pena fazer. Bem como, uma receita, rende em média 5 litros que deve durar aí uma média de três ou quatro meses.

Uma maravilha, a qualidade do cloro gel caseiro, é maravilhosa e não deixa a perder para nenhum produto industrializado.

A saber, com esse cloro gel, podemos lavar banheiro, vaso sanitário, cozinha, alvejar roupas, lavar quintas, áreas onde tem animaizinhos e tudo vai ficar perfeitamente limpo e desinfetado.

Outrossim, serve até mesmo para lavar louças de plástico, aqueles potes manchados, ficam limpinhos e branquinhos novamente, dá gosto! Porcelanas manchadas também ficam como novas depois de serem lavadas com cloro gel.

Ingredientes do cloro gel

  • 100g sabão Glicerinado de Coco Ypê
  • 3 Litros e Meio de Água (quantidade aproximada)
  • 1 Detergente 500 ml (usei o clean)
  • 1 Litro e meio de água sanitária

Preparo do cloro gel

Primeiramente, valor dividir a pedra de sabão Ypê ao meio e usar apenas 100g. Em seguida, depois de ter dividido a barra, precisa ralar na parte mais fina do ralador.

Em seguida, pegue uma panela e adicione 1 litro de água temperatura ambiente.

Outrossim, adicione o sabão em barra ralado na panela, misture tudo e leve ao fogo para derreter. Enquanto a água vai esquentando, vai mexendo vez o outra e precisa derreter todos os pedacinhos de sabão em pedra.

O sabão derrete em poucos minutos, basta ir mexendo de vez em quando e ir cuidando, porque a mistura sobe e derruba tudo, sujando o fogão e manchando o inox.

Portanto, fique ligada para não derramar sua mistura. Depois que derreteu tudo, desligue o fogo e vamos continuar fazendo o cloro gel fora do fogão. Escolha um balde grande de 10 ou 20 litros.

Comece despejando o sabão derretido no balde. Em seguida, adicione o detergente e atenção, não jogue todo o detergente na água, vai adicionando aos poucos e sempre mexendo para incorporar a mistura.

Observe inclusive, que a mistura já está ficando com uma textura linda e encorpada.

Posteriormente, depois de ter misturado por completo o detergente, adicione primeiramente 1 litro de água temperatura ambiente e incorporo aos ingredientes mexendo bem.

O detergente serve para desengordurar, bem como, espumar bem nosso cloro gel.

Chegou o momento de adicionarmos a água sanitária, todavia, não devemos despejar tudo de uma vez, mas sim, um pouco por vez e sempre mexendo.

Por exemplo, adicione 500 ml, misture tudo bem, depois mais 500ml e por fim, os últimos 500 ml totalizando 1,5 l de água sanitária.

Outro detalhe importante, é quando for comprar essa água sanitária, observar um pequeno detalhe, tem que ser aquela com cloro ativo. Pois somente assim, vai funcionar.

Como fazer detergente caseiro simples: nunca mais compre isso no mercado e faça você mesmo!

Detergente certamente é um dos itens mais utilizados durante a limpeza da casa. Assim, ao aprender como fazer detergente caseiro, resolve muitos problemas da faxina em um produto só. A fim de fazer o seu próprio detergente você só vai precisar de alguns ingredientes fáceis de encontrar. Trata-se de:

  • 1 barra de sabão de coco;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato;
  • 2 litros de água quente;
  • 1/2 copo de vinagre branco.

Da mesma forma, o processo de preparação também é muito fácil e intuitivo. Para isso, você precisa ralar o sabão e misturar com o bicarbonato em uma bacia. O próximo passo é ir adicionando a água aos poucos, de maneira a diluir o sabão, construindo uma textura cremosa.

Por fim, o gran finale é o vinagre de álcool branco, que também necessita ser misturado por cerca de 5 minutos. Apesar de a textura final ser um pouco mais rala que os industrializados, a ação é incrível.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais

Dicas extras

Além do detergente simples, também é possível inovar. Assim, o passo de como fazer detergente caseiro pode se transformar em um produto antibactericida.

Para isso, basta adicionar o suco de alguns limões, uma colher de açúcar e uma colher de sal. A partir desses acréscimos, a receitinha ganha ainda mais propriedades. Assim, você também pode utilizar o detergente para limpezas mais pesadas. É o caso da limpeza na cozinha e banheiros, por exemplo.

2. Detergente caseiro com bicarbonato e bórax

O bórax é adicionado nessa receita porque ele oferece ação antisséptica e antifúngica, fazendo com que o seu detergente seja mais potente na limpeza das louças e superfícies.

Ingredientes

  • Sabão neutro: 1 barra;
  • Bicarbonato de sódio: 2 xícaras (chá);
  • Bórax em pó: 2 xícaras (chá);
  • Água: 8 litros;
  • Essência de lavanda: 10 mililitros.

Modo de preparo

  1. Rale o sabão e coloque em uma bacia. Adicione um litro de água fervente e misture bem para dissolver;
  2. Depois coloque o bicarbonato e o bórax e volte a misturar. Adicione os outros 7 litros de água, sem aquecer, e a essência de lavanda. Misture muito bem;
  3. Assim que esfriar, já pode armazenar em garrafas para utilizar.

3. Com suco de limão

Além do aroma agradável, o limão também é um ingrediente que contribui para melhorar o poder de limpeza do produto. Veja quais outros ingredientes vai precisar.

Ingredientes

  • Bicarbonato: 1 colher (sopa);
  • Sabão neutro: 1 barra;
  • Limão: suco de 7 unidades;
  • Sal: 1 colher (sopa);
  • Açúcar: 1 colher (sopa);
  • Leite de coco: 1 colher (sopa);
  • Água: 1 ½ litro.

Modo de preparo

  1. Rale a barra de sabão e coloque em uma panela junto com os demais ingredientes. Leve ao fogo para que tudo se dissolva e misture;
  2. Depois é só desligar o fogo, esperar esfriar e armazenar em garrafas pet.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

4. Detergente transparente

Essa é uma receita que leva detergente pronto, mas faz render muito mais. É ideal para aumentar a quantidade e economizar.

Ingredientes

Bicarbonato: 1 colher (sopa);

Detergente líquido transparente: 1 litro;

Água: 2 litros;

Vinagre de álcool: 100 mililitros;

Sal: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Misture o bicarbonato e o vinagre em 500 mililitros de água para dissolver;
  2. Em um recipiente separado, coloque o detergente e metade da água com bicarbonato dissolvido. Misture bem;
  3. Coloque a outra metade da água, mexa bem, deixe descansar por 10 minutos e mexa mais um pouco. Está pronto para armazenar e utilizar.

Veja também: Limpar colchão encardido: passo a passo de 3 receitas naturais

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Depilação definitiva caseira: elimine os pelos sem usar lâmina ou cera

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.