Scroll Top

Saúde Variedades

Chá da folha de mamão pode ajudar a curar a dengue, apontam estudos

Chá da folha de mamão

A dengue é uma doença viral infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti

Os sintomas duram tipicamente de dois a sete dias, sendo os principais:

  • Febre alta (maior que 39ºC);
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Tontura, náuseas e vômito;
  • Dor de cabeça;
  • Dores no corpo e fraqueza;
  • Dificuldade respiratória.

Além disso, a doença também provoca a trombocitopenia, condição em que ocorre a redução do número de plaquetas no sangue.

Como consequência, prejudica a coagulação sanguínea, causando manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento de mucosas (gengivas e nariz) e urina avermelhada.

Tratamento para a dengue

Ainda não existe um tratamento específico para a dengue, mas após o diagnóstico é necessário alguns cuidados para alívio dos sintomas.

Entre as formas de tratamento recomendadas pelo médico estão:

  • Fazer repouso;
  • Consumir bastante água para manter o corpo hidratado;
  • Fazer uso de soro – pode ser via oral ou intravenosa;
  • Manter uma alimentação leve e balanceada que facilite a digestão;
  • Evitar o consumo de refrigerantes e isotônicos, pois podem provocar a desidratação;
  • Não se automedicar (tomar medicamentos por conta própria).

Dependendo da gravidade do caso, alguns pacientes precisam ser internados para acompanhamento de um profissional da saúde.

Além do tratamento prescrito pelo médico, também é possível potencializar com remédios naturais.

De acordo com um estudo publicado pela National Library of Medicine, as folhas de mamão aumentam significativamente a contagem de plaquetas em pacientes com dengue.

Outro ponto positivo é que, no caso da trombocitopenia, não causa efeitos colaterais e tem boa tolerabilidade. 

  • National Library of Medicine: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Outro estudo realizado pela Universidade Quaid-i-Azam, no Paquistão, também concluiu que o extrato de folhas de mamão apresentou potencial atividade contra a dengue.

Além disso, de acordo com outro estudo realizado pela Universidade Banaras Hindu, na Índia, a folha de mamão é rica em propriedades anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana, antitumoral e hipoglicemiante.

Chá de folha de mamão

A folha do mamoeiro contém enzimas quimopapaína e papaína que ajudam a normalizar a contagem de plaquetas.

Com isso, melhora a coagulação sanguínea, beneficiando a função hepática e também reparando os danos causados pela dengue.

Ingredientes:

  • 5 colheres (sopa) de folhas secas de mamão
  • 1 litro de água

Modo de preparo e consumo:

Ferva a água, adicione as folhas de mamão, tampe e deixe em infusão por 15 minutos.

Coe e tome sem adoçar, pois o sabor é suave, com toque cítrico e adocicado.

Consuma uma receita dessa por dia durante cinco a sete dias para melhorar os níveis de plaquetas.

Remédios caseiros para dengue

Os chás de camomila, hortelã e também o chá de erva-de-são-joão são bons exemplos de remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas da dengue, porque possuem propriedades que aliviam a dor muscular, a febre e a dor de cabeça.

Estes chás são uma excelente forma de complementar o tratamento da dengue, que deve ser indicado pelo médico, ajudando a recuperar mais rápido e com menos desconforto.

Também existem chás que devem ser evitados, especialmente aqueles que possuem ácido salicílico ou substâncias semelhantes, como é o caso do salgueiro-branco. O chá de gengibre, embora seja um potente anti-inflamatório também deve ser evitado, pois interfere na coagulação, aumentando o risco de sangramento.

Chás que combatem a dengue

Veja a seguir uma lista completa com as plantas que podem ser usadas e qual a função de cada uma:

PlantaPara que serveComo fazerQuantidade por dia
CamomilaAliviar as náuseas e combater os vômitos3 col. chá folhas secas + 150 ml de água fervente por 5 a 10 minutos3 a 4 xícaras
Hortelã-pimentaCombater náuseas, vômitos, dor de cabeça e dor muscular2-3 col. chá + 150 ml de água fervente por 5 a 10 minutos3 xícaras
MatricáriaDiminuir a dor de cabeça50-120 mg de extrato em cápsulas
PetasiteAliviar a dor de cabeça100 g de raiz + 1 L de água ferventeMolhar compressas e colocar na testa
Erva-de-são-joãoCombater dor muscular3 col. chá de erva + 150 ml de água fervente1 xícara de manhã e outra à noite
Raiz forteAliviar dor muscularAplicar a pomada ou gel na região dolorida

A pomada ou gel de raiz forte e o extrato pulverizado de matricária podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais, e também pela internet.

Outra dica é adicionar de 5 gotas de própolis nos chás antes de beber, pois ele ajuda a combater infecções e tratar a dor e a inflamação, mas é importante evitar o seu uso em caso de alergia. Para saber se tem alergia ao própolis, deve-se pingar uma gota desse composto no braço, espalhar na pele e esperar pela reação. Se aparecerem pintas vermelhas, coceira ou vermelhidão, é indicação de alergia e recomenda-se, nesses casos, não utilizar o própolis.

Chás que não pode tomar na Dengue

As plantas que contém ácido salicílico ou substâncias semelhantes são contraindicadas em casos de dengue, pois podem causar enfraquecimento dos vasos e facilitar o desenvolvimento de dengue hemorrágica. Dentre estas plantas estão o salgueiro-branco, chorão, sinceiro, vime, vimeiro, salsa, alecrim, orégano, tomilho e mostarda.

Além disso, o gengibre, o alho e a cebola também são contraindicados para essa doença, porque eles dificultam a coagulação, favorecendo sangramentos e hemorragias.

Plantas que afastam o mosquito

As plantas que afastam o mosquito da dengue são aquelas que têm cheiro forte, como hortelã, alecrim, manjericão, alfazema, hortelã, tomilho, sálvia e capim-limão. Essas plantas podem ser cultivadas em casa para que o cheiro ajude a proteger o ambiente contra o Aedes Aegypti, devendo-se ter cuidado para evitar que o vaso acumule água.

Controle e prevenção

Devido às altas temperaturas e chuvas constantes, o número de criadouros aumenta.

Por isso, o Ministério da Saúde alerta para fazer o controle, verificando calhas entupidas, piscinas, garrafas, pneus, vasos de plantas e demais itens que possam acumular água parada.

Além disso, ao sentir febre e dor no corpo, recomenda-se procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer o Chá da folha de mamão pode ajudar a curar a dengue, apontam estudos? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Isso também pode interessar você: Hidratação Profunda Caseira com amido de milho

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.