Scroll Top

Saúde Variedades

10 anticoagulantes naturais que ajudam a evitar doenças como AVC e infarto

10 anticoagulantes naturais

Quando se trata de manter um estilo de vida saudável, os hábitos alimentares são fundamentais. Além disso, dependendo de algumas condições, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado. 

Quem tem problemas de coagulação no sangue – que é o processo no qual o sangue perde sua liquidez e forma coágulos – precisa seguir uma dieta anticoagulante.

Embora a coagulação tenha seus benefícios, pois ajuda a evitar a uma hemorragia (perda de sangue) em casos de lesões, quando é causada por alguns fatores, pode causar problemas, como:

  • Ataque cardíaco – acontece quando há o bloqueio do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.
  • Derrame – são danos que acometem o cérebro quando o fornecimento de sangue é interrompido.
  • Embolia da artéria – ocorre quando um coágulo de sangue interrompe o fluxo sanguíneo em uma artéria.
  • Embolia pulmonar – é quando uma ou mais artérias dos pulmões são bloqueadas por um coágulo sanguíneo.
  • Trombose da veia renal – ocorre quando a veia renal, encarregada por transportar sangue para fora do rim, é bloqueada por um coágulo.
  • Trombose venosa profunda – é a coagulação do sangue em uma veia profunda de um membro, em geral das pernas. 
  • Angina – é um tipo de dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração.

Por isso, para evitar esses problemas, o sangue precisa ser diluído para poder fluir por todas as partes do corpo. Desse modo, muitas pessoas experimentam diferentes medicamentos para deixar o sangue mais fino.

No entanto, essas drogas pouco resolvem, afinal, não existe um substituto para esse processo e o sangue deve afinar naturalmente. O que você pode fazer é seguir uma alimentação saudável e consumir bastante água.

Por isso, para prevenir esses problemas relacionados à coagulação e ajudar a diluir o sangue, listamos os melhores alimentos anticoagulantes que podem fazer parte da sua dieta. 

Alho

O alho possui propriedades anticoagulantes, pois contém alto teor de vitamina B, que ajuda a diminuir os níveis da homocisteína. 

Em níveis elevados, a homocisteína deixa o sangue mais espesso, podendo causar a formação de coágulos. Como consequência, aumenta o risco de o paciente sofrer com uma trombose e doenças nas artérias coronárias.

O alho também bloqueia a coagulação das plaquetas do sangue e diminui a rigidez dos vasos sanguíneos.  Além disso, é rico em alicina, um composto com função hipotensora, ou seja, diminui a pressão sanguínea.

Essa substância também ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL) e de triglicerídeos, evitando o depósito de placas de gordura nas paredes das artérias do coração.

Portanto, o consumo do alho, principalmente em jejum, acompanhado de hábitos saudáveis, pode prevenir o problema.

Gengibre

O gengibre é rico em ácido salicílico, um ácido natural com ação anticoagulante e afinador do sangue. Além disso, possui vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que ajudam na fluidificação do sangue.

Assim,o gengibre evita a formação dos coágulos, estimula o fluxo sanguíneo, ajuda a manter a elasticidade das artérias, reduz a inflamação no corpo e previne derrame.

Cúrcuma

cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, ajuda a manter saudável o revestimento dos vasos sanguíneos.

Além disso, possui curcumina, substância com ação anti-inflamatória e anticoagulante, evitando que as plaquetas se acumulem e formem coágulos.

Pimenta caiena

A pimenta caiena é rica em salicilato, substância que ajuda a afinar o sangue, impedindo a coagulação.

Também possui propriedades antioxidantes, vitaminas A, B e C, protegendo, assim, o organismo contra doenças cardíacas.

Canela

canela contém cinamaldeído, um composto anticoagulante que ajuda a evitar o agrupamento de plaquetas. Com isso, evita-se a formação dos coágulos sanguíneos e combate as inflamações no corpo.

Abacate

O abacate contém ácidos graxos, como ômega 3, que ajuda a inibir a formação de plaquetas e trombose (coagulação sanguínea).

Além disso, assim como o gengibre, o abacate também contém ácido salicílico, que auxilia na prevenção e redução da trombose. 

Também é fonte de vitamina K, que melhora a coagulação sanguínea, vitamina C, que combate radicais livres, e magnésio, mineral que regula o açúcar no sangue.  

Abacaxi

O abacaxi contém bromelina, uma enzima com propriedades anticoagulantes que ajudam a afinar o sangue.

Além do mais, a bromelina tem ação anti-inflamatória, que ajuda a remover as placas nas artérias, prevenindo a trombose, varizes e aterosclerose

Óleo de peixe

O óleo de peixe contém ômega 3, ácido graxo com ação antiagregação plaquetária.

Desse modo, ajuda a regular a coagulação do sangue, evitando a trombose e/ou problemas de circulação.

Também auxilia na proteção das artérias e veias que compõem o sistema cardiovascular, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, relaxa e diminui a inflamação nos vasos sanguíneos.

Portanto, adicionar óleo de peixe na alimentação ajuda e muito a prevenir a coagulação do sangue.

Vitamina E

vitamina E ajuda a modular a arteriosclerose, que é essencial para evitar problemas cardiovasculares, como infarto e derrame.

Ela também tem ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, ajudando a prevenir a formação de coágulos no sangue.

Além disso, auxilia no controle e manutenção dos níveis de colesterol no sangue.

A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como:

  • Amêndoas
  • Nozes
  • Cereais
  • Semente de girassol
  • Óleos vegetais
  • Gérmen de trigo
  • Ovos 

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Vinho tinto

vinho tinto é rico em polifenóis, substâncias presentes na casca da uva que inibem a formação de placas de gordura no sangue.

Além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

O consumo moderado de vinho tinto também auxilia na diminuição e controle da pressão arterial e aumenta a capacidade dilatação dos vasos sanguíneos.

Para obter esses benefícios, recomenda-se tomar diariamente um cálice de vinho tinto seco.

Alimentos que devem ser evitados

Evite o excesso de sal, embutidos e outros alimentos industrializados, que são ricos em sódio e gordura trans e, por isso, comprometem a circulação sanguínea.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer os 10 anticoagulantes naturais que ajudam a evitar doenças como AVC e infarto por dentro? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.