Scroll Top

Casa

Umidade e mofo: afaste esses problemas da sua casa

Se a sua casa tem muita umidade, veja essas dicas que valem ouro!

Como se livrar da umidade e do mofo em casa

Para evitar mofo e proteger sua saúde, aqui estão três plantas que você pode manter em sua casa.

COLOQUE ESSAS PLANTAS AO REDOR DA CASA

O mofo pode causar sérios problemas de saúde, como asma, alergias, irritação, inflamação, erupções cutâneas e problemas respiratórios.

Para remediar esse problema, coloque essas plantas em toda a casa, mesmo no banheiro, o que reduzirá o mofo nas paredes.

ESPARGOS:

Eles absorvem umidade quando colocados no banheiro. São plantas perenes e espessas. Mantenha uma temperatura entre 7° e 25° porque alguns graus a menos podem matá-la. Essas plantas precisam de um mínimo de luz, mas tenha cuidado, sem luz solar direta, você pode colocá-las idealmente atrás de uma janela que não tenha exposição solar direta.

AS BEGÔNIAS:

São plantas muito coloridas. Novamente, são plantas perenes, perfeitas em todos os cômodos da casa. Tenha cuidado para não deixá-los no frio e na geada. Mantenha uma temperatura mais ou menos constante porque as begônias odeiam temperaturas muito frias. Eles podem ser colocados em qualquer lugar, inclusive na cozinha.

AS ASPIDISTRAS:

São plantas que ajudarão você a absorver toda a umidade em sua casa. Eles são muito fáceis de manter, se você não tem muito tempo para cuidar deles, eles são perfeitos para você!

Esporos de mofo inalados ou ingeridos têm efeitos nocivos à saúde, agora você pode remediá-los com essas três plantas. Não hesite em falar com seu médico se tiver asma, alergias, irritação, inflamação ou após o aparecimento de erupção cutânea e problemas respiratórios.

Como tirar a umidade das paredes (e evitar que volte)

Remover bolor com água sanitária

  • Essa talvez seja a melhor solução paliativa entre todas. Paliativa, pois vai remover o bolor, mas não vai remover a umidade no interior das paredes.
  • Pode misturar uma parte de água sanitária com uma parte de água, colocar num borrifador, usar luvas de borracha, óculos de proteção e máscara. Depois, pegar uma escovinha, ir borrifando e esfregando.
  • É um pouco demorado, e deve fazer um pouco a cada dia ou semana, pois o odor é muito forte e pode causar tonturas. Faça isso sem que outras pessoas estejam por perto, em um dia de sol e com o ambiente muito arejado.
  • Tome cuidado, pois se usar água sanitária com cloro em paredes coloridas, vai desbotar. Essa dica é principalmente para paredes e outras superfícies brancas.

Remover bolor com água oxigenada

  • Outra opção de produto que pode ajudar na remoção do bolor é a água oxigenada. O melhor é usá-la em manchas menores, pois dá um pouco mais de trabalho.
  • Embeba um pano com água oxigenada, aplique sobre o bolor para molhar e deixe agir por 15 minutos. Depois esfregue bem até sair.
  • Esse produto também exige que use luvas e máscara de proteção, e que tome o cuidado de arejar o ambiente e não permitir que as crianças tenham acesso ao cômodo durante o procedimento.

Remover bolor com água, vinagre e álcool

  • Para uma misturinha mais caseira e que não vai desbotar a cor da parede, você pode misturar água morna com 1 xícara de vinagre e 1 xícara de álcool. Juntos, eles vão amolecer o mofo, remover a mancha e promover a limpeza.
  • Acabar com a umidade corrigindo a estrutura
    Agora, se você quiser se ver livre mesmo da umidade e dos bolores na casa, vai precisar de soluções diferentes. De acordo com a arquiteta Daniela Fortinho, da FORM Arquitetura, o primeiro passo é contar com o auxílio de um profissional para avaliar a estrutura da casa e ajudar a determinar a melhor solução, sem gastar dinheiro à toa.
  • Isso é importante porque a umidade pode estar sendo causada por diferentes fatores. Pode ser um defeito no baldrame, que fica na base das paredes (parte da fundação), como também pode ser uma umidade que vem do ar. Pode estar vindo do telhado ou então de fissuras nas paredes, entre outras causas.
  • Depois de determinada a causa, então virá a solução, que geralmente consiste em arrancar o reboco atual e refazê-lo, utilizando um líquido impermeabilizante na mistura do reboco novo.

Em alguns casos, se o problema vem de baixo, pode ser necessário quebrar o primeiro metro de parede e refazer essa parte com adição de uma manta impermeabilizante (manta asfáltica). Não precisa quebrar a parede toda, só a parte de baixo, pouco a pouco. Quando essa parte fica protegida, a parte superior não vai mais absorver a umidade que vem do solo.

Truques para combater a umidade em casa

Ventilação

Podemos dizer que esta é a principal de todas as recomendações que apresentaremos aqui. Você deve sempre manter a ventilação adequada em sua casa, principalmente nas áreas onde pode ter problemas de umidade.

O ar-condicionado pode ajudá-lo a manter as áreas da sua casa livres de umidade, onde não houver muito ar natural. De qualquer forma, não abuse, é necessário que o ar que respiramos seja um pouco úmido para evitar doenças pulmonares, conforme declarado neste relatório da Fundação Lung Foundation, e a congestão nasal.

Reconheça as fontes de umidade

Se você encontrar uma área da sua casa onde a umidade é muito alta, deve procurar a causa desse problema. Em geral, se houver canos quebrados ou vazamentos de água em locais que não estão à vista, isso se reflete nas paredes; pouco a pouco, elas começarão a manchar.

Você deve ter em mente que, se não tentar resolver esses vazamentos imediatamente, a condição pode ser agravada e causar inundações.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Vazamento nas paredes

Use um desumidificador

Este aparelho é ideal para regiões chuvosas ou frias. Nelas, a umidade geralmente se acumula facilmente, já que não há possibilidade de ventilar a casa permanentemente como em outras áreas.

Portanto, se você quiser combater a umidade em casa, pode usá-los para absorver e drenar a umidade com facilidade.

Remova a umidade com sal

Para fazer isso, você precisará de um recipiente plano e um quilo de sal grosso. Basta colocar o sal no recipiente e após um ou dois dias você terá absorvido grande parte da umidade. O sal é um dos elementos com maior capacidade de absorção.

Além de ser muito útil para remover a umidade em casa, também pode ser usado para remover manchas nas roupas. No momento em que você perceber que o sal está muito úmido ou até mesmo preto, será hora de substitui-lo.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Outros truques para evitar a umidade

Além das recomendações citadas acima, também é importante evitar que a umidade entre ou permaneça na casa. Como conseguir isso? Com estas dicas simples:

  • Quando você cozinhar, ligue o exaustor de ar.
  • O aquecimento do ambiente nunca deve exceder 20 °C, pois isso favorece o aparecimento de umidade nas paredes e ambientes.
  • Quando você lavar roupa, pendure-a para secar do lado de fora. Se você deixá-la dentro de casa, a umidade será transmitida para o resto do cômodo.
  • Não acumule muitas plantas no mesmo ambiente. Isso favorecerá a produção e conservação do vapor, que é o vapor que certos elementos emitem.
  • Finalmente, você também deve levar em conta aspectos como iluminação natural e correntes de ar em casa. Janelas e portas devem ser colocadas de forma a incentivar a entrada de luz solar. Além disso, você também pode pensar em mover os móveis para permitir que o ar circule pela sua casa.

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

E aí, você gostou de conhecer esta Receita de Como tirar a umidade das paredes (e evitar que volte)? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.