Scroll Top

Saúde Variedades

Apneia do sono: estudos alertam para os riscos do ronco e o impacto na saúde

Apneia do sono: estudos alertam para os riscos do ronco

Segundo pesquisas, as vibrações do ronco causam lesões nas vias aéreas superiores e até doenças cardiovasculares.

Não é novidade para ninguém: um sono de qualidade é essencial para realizar as tarefas do dia a dia com mais energia. Mas, além disso, traz vários benefícios para a saúde, como:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Manter um peso saudável;
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes;
  • Diminui os níveis de estresse;
  • Melhora a concentração, o humor e a sociabilidade;
  • Evita acidentes causados pelo cansaço.

No entanto, algumas pessoas nem sempre conseguem ter uma boa noite de sono. Seja por algum distúrbio como insônia, por exemplo, ou pelo ronco causado pelo parceiro (a). Conhecido na medicina como apneia do sono, o problema não era considerado de risco para a saúde.

Isso mesmo, não era, mas agora é! Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Umeå, na Suécia, as vibrações geradas pelo ronco causam lesões nas vias aéreas superiores . 

Como consequência, podem prejudicar a função digestiva, provocar problemas de deglutição e danos neurológicos. Isso pode causar uma parada respiratória durante o sono e também aumentar o risco de problemas cardiovasculares.

Em resumo, o ronco acaba danificando as vias aéreas, impede a cura e ainda aumenta de forma progressiva o risco de outras doenças.

Segundo o professor Per Stål, pesquisador-chefe do Departamento de Biologia Médica Integrativa da Universidade de Umeå, essa pesquisa vai contribuir para o desenvolvimento de medidas preventivas precoces.

Também, a longo prazo, poderá aprimorar métodos para facilitar a cicatrização de tecidos danificados pelo ronco. Para isso, a equipe está coletando dados sobre o processo das lesões causadas pela vibração.

Além disso, é analisado o processo de regeneração natural das vias aéreas. Dessa forma, é possível identificar pessoas que estariam no alto risco de desenvolver apneia do sono.

Tratamento caseiro para parar de roncar

Um ótimo tratamento caseiro para o ronco em caso de congestão nasal é a inalação de vapor de eucalipto preparado adicionando 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em 1 litro de água fervente. Essa inalação pode ser feita por alguns minutos, ajudando a desobstruir as vias aéreas, o que permite parar de roncar.

Outro tratamento caseiro para aliviar a congestão nasal e parar de roncar é lavar o nariz com soro fisiológico pois ajuda a eliminar as secreções que causam entupimento do nariz e coriza.

Assista o vídeo com o enfermeiro Manuel Reis sobre como lavar o nariz com soro fisiológico para parar de roncar:

Como prevenir o ronco

Algumas medidas ajudam a prevenir o surgimento do ronco como:

  • Evitar fumar, pois o cigarro pode provocar inchaço ou irritação na garganta e causar o ronco;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas antes de dormir porque o álcool relaxa os músculos da garganta, provocando o ronco;
  • Evitar fazer grandes refeições antes de dormir, pois podem causar refluxo e irritação na garganta, ocasionando ronco;
  • Manter o peso saudável, pois o excesso de peso pode causar acúmulo de gordura no corpo todo, inclusive na garganta, e causar ronco.

Além disso, é importante fazer exercícios com a garganta pois é normal que com o avanço da idade a musculatura da boca e garganta fique mais flácida impedindo a passagem do ar de forma adequada causando o ronco.

Quais as causas da apneia do sono?

A causa principal do ronco são as obstruções das vias aéreas e as alterações no sistema do cérebro que controla a respiração.

Porém, existem alguns fatores que aumentam o risco das pessoas virem a sofrer com a doença.

São eles:

  • Obesidade;
  • Alcoolismo e tabagismo;
  • Congestão nasal;
  • Idade;
  • Medicamentos em excesso, principalmente relaxantes e calmantes para dormir.

Estudos complementares

Outro estudo da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, mostrou que o ronco pode provocar outras complicações, tais como:

  • Doenças cardíacas;
  • Aumento de açúcar no sangue e diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Aumento dos níveis de gordura;
  • Aumento dos hormônios do estresse. 

Esses sintomas fizeram a equipe diagnosticar que há uma menor expectativa de vida.

Dicas para prevenir a apneia do sono

  • Mantenha o peso sob controle; 
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Evite o consumo de álcool à noite;
  • Pare de fumar; 
  • Evite dormir de barriga para cima; 
  • Caso esteja roncando muito, consulte um especialista.

Como parar de roncar com remédios caseiros

1. Eucalipto

O eucalipto funciona como um excelente descongestionante, e pode abrir suas vias nasais para que você respire melhor. Antes de dormir, esquente água com algumas folhas da planta ou óleo essencial, e fique próximo ao vapor liberado, tomando cuidado para não se queimar. Você pode aproveitar essa dica em qualquer situação que envolva o incômodo do nariz entupido, como resfriados ou baixa umidade do ar.

2. Sálvia

Além de ser um tempero gostoso para carnes, essa plantinha possui propriedades anti-inflamatórias, e pode te ajudar se você estiver roncando por conta de excesso de muco ou dor de garganta. Ferva um punhado de folhas com uma xícara de água fervente, acrescente uma colher de chá de vinagre branco e use para fazer gargarejos antes de dormir.

3. Hortelã

O óleo essencial de hortelã é ótimo para descongestionar as vias nasais. Você pode ferver água com algumas gotas e inalar o vapor, como no caso do eucalipto, ou aplicar o produto diretamente do lado de fora das narinas.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

4. Soro fisiológico

Se o clima da sua cidade está muito seco, aplique soro fisiológico nas narinas antes de dormir – você vai respirar melhor e ter uma boa noite de sono. Se não há soro na sua casa, você pode utilizar água fervida com sal, na proporção de uma xícara para uma colher de sopa. Use somente depois de esfriar.

Vale lembrar que as receitas de remédios caseiros são eficazes para causas temporárias. Para parar de roncar em casos de apneia ou malformação nasal, é importante consultar um médico.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Leia também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas

E aí, você gostou de conhecer Apneia do sono: estudos alertam para os riscos do ronco? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.