Scroll Top

Casa

Banheiro limpo e perfumado: sem crostas amarelas de calcário e mofo

Banheiro limpo e perfumado com receitas naturais

Manter um banheiro limpo e perfumado, nem sempre é fácil, ainda mais se a família for numerosa. Com o tempo os azulejos vão ficando encardidos e amarelados por conta do calcário. Bem com, em alguns casos, começa a aparecer mofo, o vaso sanitário fica encardido, e o aspecto não legal, não é mesmo?

A saber, existem técnicas maravilhosas que nos ajudam a manter o banheiro limpo e perfumado por muito tempo. Algumas delas bem simples. Tudo o que precisamos é saber o que usar e como usar. No artigo de hoje, vamos falar um pouco dos benefícios do vinagre branco de álcool e do poder que ele tem em limpar azulejos e superfícies.

Estamos acostumados a ouvir falar dos grandes benefícios que os produtos de limpeza do mercado oferecem. Entretanto, muitas vezes ignoramos a quantidade de compostos químicos que eles contêm e os danos colaterais que podem causar à nossa saúde e ao meio ambiente.

Pensar em alternativas naturais para a limpeza doméstica é uma excelente ideia que nos permite proteger a nossa saúde e o meio ambiente, mas também poupar algum dinheiro. Os produtos alternativos não agridem nem a saúde, nem o meio ambiente e muito menos o bolso do consumidos.

Manchas amarelas e mofo

Quero compartilhar algo muito interessante com vocês. Eu morei por 18 anos na Itália e recentemente (maio/2021) retornei ao Brasil. Na Europa a água tem muito calcário, não sei se vocês já ouviram falar a respeito desse fenômeno.

Ao contrário do Brasil, a nossa água brasileira, é maravilhosa. Embora, conte com uma boa quantidade de cloro que é adicionado para tratamento, ela quase não contém calcário, não é ferrosa, isso porque os nossos lençóis de água são bem diferentes daqueles da Europa.

A saber, o calcário faz muito mal aos cabelos, unhas e pele. Quando uma água é muito ferrosa e contém muito calcário, a nossa pele fica ressecada imediatamente. A longo prazo, desenvolvemos uma síndrome chamada “Perda da oleosidade da pele”.  As unhas, ficam quebradiças, e a pele começa a coçar.

Uma das maiores dificuldades que as mulheres brasileiras enfrentam na Europa, é a água. Porque com o tempo, o cabelo começa a quebrar, as unhas ficam fracas e danificadas e a pele coça muito, como se fosse uma alergia. E se vocês não sabem, os europeus tomam pouco banho no inverno por causa da qualidade da água. As coceiras, escamações, são bem comuns entre eles.

Por isso, médicos recomendam 1 ou 2 banhos por semana apenas, isso é sério! Banho demais, segundo eles, por causa do pH da água, prejudica a pele e a saúde. Mas o problema da água ferrosa e com calcário não para pôr ai, ela encarde roupas, azulejos, torneiras, junta crostas no vaso sanitário.

Entretanto, aqui no Brasil, também acontece, mas em menor escala e tipo, se na Europa a crosta junta em uma semana, aqui no Brasil demora 2 meses para juntar, mas o que provoca isso, é o calcário presente na água.

Produtos de limpeza para manter o banheiro limpo

Na Europa, nos supermercados encontramos uma gama infinita de produtos para remover o calcário do banheiro e cozinha, mas no Brasil, por não ter uma água com grande quantidade de calcário, não existem esses produtos.

Entretanto, quero lhes dizer que aquelas bolinhas brancas que se formam no box do banheiro, é calcário! Aquele amarelo que vai juntando no rejunte do azulejo, é calcário. Bem como, o vaso sanitário com crostas amarelados que as vezes parece ferrugem, é calcário também.

O calcário gera um pouco de mal cheiro, esteticamente, é nojento e parece que a gente não limpa o banheiro. Quando ele não é removido, ao logo dos meses, começa a ficar sempre mais difícil de removê-lo. Portanto, meu conselho é não deixar acumular a sujeira e por a mão na massa.

Dentre os produtos alternativos para a limpeza do calcário, o melhor de todos e o campeão, é o vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio, funciona muito bem, inclusive para remover o bolor e o mofo que acumula as vezes no box.

Para limpar o banheiro com vinagre de álcool branco basta preparar um limpador multiuso simples, que pode ser aplicado em várias superfícies diferentes. Portanto, você precisa:

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 150 ml de álcool vinagre branco

Despeje todos os ingredientes em um recipiente e espere que a reação efervescente termine. Em seguida, despeje a solução em um borrifador – seu limpador multiuso está pronto para ser usado.

Pulverize a solução em uma esponja e use-a para limpar a pia e o vaso sanitário. Esfregue bem para se livrar de toda a sujeira. Enxágue com bastante água e use um pano limpo para secar completamente e assim você vai ter um banheiro limpo e higienizado.

Para limpar o chão e os azulejos do banheiro, borrife a solução diretamente nas superfícies e esfregue com uma escova, depois enxágue e seque bem. Sempre espere alguns minutos antes de enxaguar as superfícies, para permitir que o limpador faça efeito e elimine a sujeira e o mofo.

As vezes, é necessário deixar o produto agir por uns 15 minutos, pois assim, ele amolece a sujeira e deixa o banheiro limpo por mais tempo. Uma vez que deixou de molho, depois esfregue, enxague e seque e está prontinho.

Truques simples e baratos para deixar seu banheiro brilhando

Para você conseguir deixar seu banheiro limpinho, sem muito esforço ou sofrimento, preste atenção nestas sete dicas importantes e naturais de limpeza.

Limpar o espelho

  • Poeira, maquiagem e pingos de creme dental podem deixar o espelho do seu banheiro bastante sujo e com péssima aparência.
  • Tente então a seguinte técnica:
  • Prepare um chá forte com três sacos de chá preto.
  • Despeje o chá em um borrifador e borrife no espelho, limpando-o com um jornal para não deixar manchas.
  • O ácido tânico do chá remove a sujeira e a gordura, deixando seu espelho cintilante.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Limpar a cabeça de chuveiro

  • É muito importante limpar a cabeça do chuveiro, por onde sai a água.
  • Para isso, pegue um saco plástico, encha com vinagre e envolva a cabeça do chuveiro neste plástico.
  • Ah, fixe-o com um elástico.
  • Deixe agir por 60 minutos.
  • Em seguida, remova o saco plástico e deixe a água correr por dois minutos.
  • Graças à sua acidez (pH que varia entre 2 e 3), o uso de vinagre na limpeza doméstica é muito variado, pois ele é ao mesmo tempo desinfetante, desodorizante e antiferrugem.

Remover manchas de oxidação

Você provavelmente já percebeu que há manchas nas suas torneiras e certamente reconhece que elas são difíceis de eliminar. Então, esfregue as torneiras com um limão. Ele elimina as manchas e deixa um cheiro agradável no banheiro.

Você também pode enrolar suas torneiras em panos embebidos em vinagre branco.

Lavar a pia do banheiro

  • A pia pode ser a parte mais fácil de limpar dentro do banheiro.
  • Derrame vinagre branco ou bicarbonato de sódio na pia e depois enxágue com água morna.
  • Não esqueça de limpar as partes metálicas com limão.

Limpar o vaso sanitário

  • Esta técnica efetivamente mata as bactérias e remove resíduos do seu banheiro para uma limpeza eficaz.
  • Derrame vinagre em seu vaso sanitário e deixe agir. Enquanto isso, você pode pulverizar vinagre em torno do assento do vaso sanitário e limpar com um pano.
  • Outra maneira de limpar seu banheiro é usar Coca-Cola. Basta aplicar o mesmo método com Coca-Cola em vez de vinagre. Isso também elimina permanentemente todas as bactérias indesejáveis.

Limpar a escova do vaso sanitário

A escova do vaso sanitário pode conter muitos germes e bactérias e espalhar um mau cheiro. Para eliminar tudo isso, coloque um pouco de limpador multiúso na parte inferior do porta-escova.

>>> LEIA MAIS: Selagem Caseira: Aprenda a Alisar seus Cabelos Naturalmente em Casa!

Limpar o rejunte

  • A argamassa (ou rejunte), que é o material usado para preencher os espaços entre os ladrilhos, fica linda quando está limpa, mas a sujeira penetra facilmente nessas pequenas fendas, deixando-as escuras.
  • Deixe agir por 30 minutos.
  • Em seguida, remova com um pincel ou pano

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

E aí, você gostou de conhecer esta Receita para ter um Banheiro limpo e perfumado com receitas naturais Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.