fbpx Scroll Top

Casa Saúde

Como limpar urina de cachorro e gato em diferentes tipos de superfície

Ter um animal de estimação em casa é motivo de muita alegria, né? Mas, principalmente quando eles ainda são bem pequenos, podem ocorrer alguns acidentes, como fazer xixi no tapete, no piso e até no sofá. Isso acontece porque eles ainda estão aprendendo, querem chamar atenção ou simplesmente porque estão marcando território. Mas, calma, não precisa se desesperar nem brigar muito com o seu pet. Existem alguns truques e receitas caseiras bem fáceis que vão te ajudar a limpar e impedir que o odor fique na superfície. Confira!

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Vinagre branco é ótimo para limpar xixi dos animaizinhos no tapete e no sofá

Os pets adoram “adotar” superfícies macias e quentinhas para ficar, principalmente quando são filhotes, o que faz com que o tapete e o sofá se tornem os locais que mais sofrem com a urina. Quando o xixi ainda está molhado, fica mais fácil de limpar: é só cobrir com papel toalha para absorver o líquido e fazer uma primeira lavagem com água fria. Depois aplique uma solução de vinagre branco com água e deixe agir por alguns minutos. Para finalizar, passe um pano limpo umedecido com água para retirar a solução.

Se o xixi já tiver secado, você vai precisar borrifar a superfície onde está a mancha com água e passar um pano limpo para tirar o excesso. Em seguida, aplique uma xícara de vinagre branco para tirar o odor e impedir que manche.

Como limpar o xixi do pet em pisos

Em pisos de porcelanato, madeira ou cerâmica, o processo de limpeza é o mesmo e o cuidado também: eles devem ser limpos o mais rápido possível para que não fique manchado. Para limpar, comece pondo o papel toalha ou jornal em cima do xixi para que o líquido seja absorvido. Depois, coloque meia xícara de vinagre branco sobre o local e um pouco de água. Passe um pano para tirar o excesso e, para finalizar, utilize novamente o pano umedecido com detergente – e não se esqueça de secar o piso para ele não ficar manchado.

Aproveite para polvilhar bicarbonato de sódio para tirar odor de urina de cachorro

Depois da limpeza, o odor do xixi pode cismar em continuar. É aí que o bicarbonato de sódio entra em ação! Você só precisa polvilhar o ingrediente em cima da mancha e deixar agir por algumas horas. Depois é só usar o aspirador de pó para tirar todos os resquícios de sujeira.

Alguns cuidados essenciais na hora de limpar xixi de cachorro e gato

Independente da superfície, existem alguns cuidados necessários para evitar que o seu amiguinho venha a repetir o erro futuramente e também para não danificar o piso, tapete ou estofado.

Um deles é não usar produtos que contenham amônia. Isso porque a amônia também está presente na urina, o que significa que o seu cheiro, em vez de ser neutralizado com o produto, vai ser intensificado, criando uma confusão na cabeça do animal e fazendo com que ele faça xixi de novo no mesmo lugar. Outra dica é nunca começar a limpeza já esfregando o pano diretamente sobre onde está o xixi, pois isso fará com que o líquido penetre nas frestas e fique mais difícil de limpar.

O ideal é sempre usar um papel toalha, papel higiênico ou jornal para absorver o líquido.

DICA EXTRA

Como deixar suas roupas branquinhas sem usar cloro/água sanitária

Para deixar sua roupa branca e cheirosa não tem que comprar detergentes tira-nódoas com cloro e produtos químicos que prejudicam sua saúde e o meio ambiente. Neste artigo iremos dar-lhe a conhecer quatro artigos que branqueiam sua roupa, protegem sua saúde e o meio ambiente.

O cloro é muito agressivo para o meio ambiente e mesmo que opte pro detergentes livre destas substâncias, elas vão conter outros produtos igualmente agressivos. E esses produtos devem ficar longe das crianças, pois causam acidentes, muitas vezes mortais.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Os detergentes utilizados para branquear a roupa podem:  Causar problemas respiratórios

Provocar danos no sistema nervoso

Queimar a pele

Causar asma e alergias Mas agora existem ótimas alternativas para substituir o cloro, tais como bicarbonato de sódio, vinagre branco e limão. Estas são opções económicas de tirar as manchas de sua roupa. Conheça as melhores opções para branquear sua roupa:

  1. Limão: suco de limão branqueia sua roupa, por isso, coloque ½ xícara de suco de limão na máquina quando lavar sua roupa. Também pode colocar ao lume uma panela grande com água e rodelas de limão. Deixe ferver, desligue o fogo, deite numa bacia e coloque a roupa suja lá dentro, durante uma hora. Depois lave a roupa normalmente.
  2. Vinagre branco: coloque 100ml de vinagre junto à roupa, na máquina, pois ele irá aclarar e amaciar os tecidos. E o cheiro vai embora quando a roupa secar.
  3. Água oxigenada: desinfeta e branqueia as roupas. Coloque ½ xícara de água oxigenada quando for lavar a roupa.
  4. Bicarbonato de sódio: ½ xícara de bicarbonato de sódio durante a lavagem vai branquear, desinfetar e amaciar sua roupa.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.