Scroll Top

Saúde

Misturei vinagre e maisena e fiz o melhor sabão do mundo

misturei vinagre e maisena e fiz o melhor sabão do mundo

Ainda que muita gente desconheça, antigamente não tinha tantos produtos para lavar roupa. Na verdade, as mulheres faziam seu próprio sabão e pela escassez de produtos, se arranjam como dava. Por isso, a maisena era utilizada por todos para lavar roupas. Isso mesmo que você leu.

A maisena era o segredo de toda dona de casa. A saber, para deixar a roupa branquinha e remover as manchas mais difíceis, elas recorriam a maisena. O amido de mais, não podia faltar na casa de ninguém.

Engomava roupas, limpava, alvejava, ou seja, era o truque de qualquer dona de casa para lavar a roupa e deixá-la sempre limpa e branca. Bem como, a maioria dessas roupas eram brancas ou bege, feitas de algodão ou de linho.

No entanto, os tempos mudaram. Hoje existe uma gama infinita de produtos para lavar roupas no supermercado. Entretanto, em função do contexto econômico, muitas donas de casa voltaram no tempo e estão produzindo seus próprios produtos de limpeza. A produção de produtos de limpeza em casa, gera muita economia, visto que aqueles do supermercado custam muito caro.

Bem como, os produtos elaborados em casa, são de alta qualidade, ou sejam, lavam, alvejam, removem manchas, e ainda limpam a casa, o quintal. Quando misturamos os ingredientes certos, conseguimos produtos potencializados para a limpeza

Sabão potente líquido

Portanto, hoje vamos fazer uma mistura de ingredientes, que no final, teremos sabão líquido de qualidade para lavar e alvejar roupas.

Bem como, lavar quintal, banheiro, cozinha. Uma receita muito simples, mas muito eficaz ao mesmo tempo. Outrossim, econômica, pois os ingredientes são comuns e baratos. No entanto, o segredo está na escolha certa dos ingredientes.

Com essa receita, tenho sabão líquido para o mês todo e ainda sobra para fazer limpeza do banheiro, quintal etc. Super recomendo testar, isso porque testei e fiquei impressionada com a qualidade do sabão que eu mesma fiz em casa. AS roupas ficam limpas, macias e cheirosas.

Receita

  • 200 gramas de sabão em pó
  • 5 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 litro de água fervente
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 5 colheres de sopa de vinagre de álcool
  • 3,5 litros de água
  • 500 ml de detergente

Preparo

Em uma bacia grande, primeiramente misturei sabão em pó e maisena, bem misturado. Em seguida, adicionei 1 litro de água fervendo. Com a ajuda de uma colher, vamos dissolver bem os ingredientes na água quente, é fundamental esse processo.

Em seguida, uma vês que a mistura já está homogênea, adicione o bicarbonato de sódio e continue mexendo para dissolvê-lo.

Posteriormente, vamos adicionar o vinagre de álcool. O vinagre é o produto que neutraliza o cheiro ruim da roupa, tipo cheiro de mofo, umidade, bolor. Bem como, atua como desengordurante, dissolvendo as manchas mais difíceis.

Por fim, uma vez que a mistura já está bem misturada, incorporada e os ingredientes em pó dissolvidos, é hora de adicionar mais 3,5 litros de água temperatura ambiente. Continue mexendo e misturando bem. Esse passo de mexer e misturar bem, é fundamental.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais

Volta e meia explicamos aqui no site, pois nas indústrias, eles possuem o misturador industrial, mas aqui estamos fabricando sabão em pequena escala, ou seja, de forma artesanal.

Portanto, é fundamental mexer bem os ingredientes e ter certeza que estão completamente incorporados. Por fim, adicione o detergente de cozinha. De qualquer marca, misture bem e deixe seu sabão líquido repousar por 12h.

No dia seguinte, depois de uma noite inteira repousando, observando que a mistura ganhou consistência e está pronta para ser embalada e armazenada para posteriormente, ser utilizada na máquina de lavar ou como desejar.

Enfim, a receita é bem simples, não tem segredo, todavia, tem bom rendimento. Sabão líquido de ótima qualidade, inclusive para vender e aumentar a renda doméstica.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer Misturei vinagre e maisena e fiz o melhor sabão do mundo!? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.