Scroll Top

Casa

COMO AMOLAR ALICATE DE UNHA EM CASA

Com essas dicas, você vai conseguir fazer isso do conforto da sua casa e deixá-lo sempre afiado:

Você é daquelas que não abre mão de cortar as cutículas para ficar com unhas perfeitas, mesmo que digam que é melhor hidratar? Então o alicate com certeza não falta na sua bolsa de manicure! Ele é o aliado perfeito para deixar aquele acabamento de “unha funda” que as brasileiras tanto amam, mas para cortar direitinho e sem precisar fazer força na pele, ele precisa ser amolado de vez em quando. E isso dá para fazer em casa! Descubra técnicas infalíveis para afiar o seu alicate em casa e de graça!

Alicate amolado torna a cutilagem mais rápida e segura
Assim como as facas ou tesouras, quando o seu alicate está “cego”, ou seja, quando não está amolado, ele não corta tão bem as peles das cutículas. Isso faz com que você force a ferramenta na pele para que corte, o que pode resultar em cortes mais fundos e feridas que podem inflamar. Por isso, é muito importante manter o seu alicate bem afiado, tomando sempre muito cuidado ao cutilar para não acabar cortando mais do que a conta!

1-Como amolar alicate de unha com papel alumínio:
Esta técnica é supersimples e, para amolar o seu alicate, a única coisa que você vai precisar é de uma folha de papel alumínio. O truque é amassar o papel em formato de bola, do tamanho de uma bola de golfe, por exemplo, e depois é só começar a fazer pequenos cortes, exatamente como se estivesse cutilando as unhas. Vai fazer bagunça, por isso o melhor é preparar o local para que depois seja mais fácil de limpar! Após alguns minutos fazendo isso, o seu alicate ficará como novo!

2-Agulha também pode servir para amolar o alicate
No início, esta técnica pode ser um pouco mais chatinha, porque pode demorar até você pegar o jeito, mas logo logo será a sua preferida! Para a fazer, é só soltar aquela trava do alicate, para que a “pinça” fique bem junta. Depois, segurando a agulha numa mão, passe-a por dentro do alicate fechadinho várias vezes, ao longo de toda a lâmina. E pronto! Alicate afiado e perfeito.

3-Técnica de amolar o alicate com lixa também é rápida e eficaz
Com a lixa, é ainda mais fácil! A dica é ver como é o fio do seu alicate – ou seja, em que sentido está a lâmina – e usar a lixa para amolar a ferramenta. Mas atenção: a lixa deve ser daquelas de cartão e não das metálicas, pois o efeito não será o mesmo. O truque é lixar no mesmo sentido várias vezes e ir experimentando na própria cutícula até sentir que o alicate está afiado.

  1. Como amolar alicate de unha no esmeril
    O esmeril é uma pedra muito utilizada para polir metais, pedras preciosas e outros materiais. Ele é comumente visto em formato de rebolo, um disco que gira preso ao eixo de um motor elétrico.

Portanto, realizar esse método de como amolar alicate de unha não é tão fácil assim. É preciso ter técnica e muito cuidado.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Caso opte por seguir esse procedimento, os passos são os seguintes:

Para iniciar, é preciso ligar o esmeril e, então, abrir o alicate.
Em seguida, encoste a parte interna do alicate no esmeril, com bastante delicadeza.
Então, feche o alicate e afie as partes exteriores dele.
Por fim, teste o fio do alicate. Usando uma sacola esticada, faça cortes com o alicate. Se ele não puxar a sacola quando o corte for finalizado, então ele está pronto.
Para aquelas pessoas que já possuem esmeril em casa, não haverá problemas no modo de utilização do equipamento, nem na realização desse procedimento.

Lembre-se de que os movimentos devem ser delicados e que não é necessário ter pressa. Assim, o risco de estragar seu alicate diminui.

  1. Como amolar alicate de unha utilizando um pote de vidro
    Outro material que é muito utilizado nas técnicas de como amolar alicate de unha, em casa, são os potes de vidro. Para realizar esse procedimento, os passos são:

Comece pegando um pote de vidro, que tenha tampa de rosquear, e retire a tampa.
Em seguida, posicione o alicate aberto na lateral superior do pote.
Com o alicate em posição, faça movimentos leves de abrir.
Para garantir que o alicate está sendo amolado, repita o procedimento.
Se puder, separe algum material em que você possa testar o alicate e o mantenha perto de você. Dessa maneira, será possível repetir o procedimento até que o alicate fique bem afiado.

  1. Como amolar alicate de unha utilizando uma agulha
    A utilização da agulha é uma maneira tão fácil de como amolar alicate de unha quanto a utilização da lixa. Nesse caso, o procedimento é bastante parecido. Contudo, não é possível amolar as duas lâminas do instrumento ao mesmo tempo.

O passo a passo é o seguinte:

Prepare uma agulha, de preferência grossa.
Faça fricção com a parte interior das lâminas na agulha, diversas vezes. Os movimentos devem ir para cima e para baixo.
O procedimento deve ser repetido até que o alicate esteja amolado.
É importante que sejam feitos testes, enquanto o alicate é amolado, para chegar ao resultado desejado. Além disso, essa técnica também funciona para a amolação de tesouras.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

  1. Como amolar alicate de unha utilizando martelo e lima
    A técnica de como amolar alicate de unha com a utilização de um martelo e uma lima, é um pouco mais trabalhosa. Se você optar por utilizar esses materiais, os passos são os seguintes:

Para começar, posicione o alicate de maneira firme. Então, bata com o martelo na ponta do alicate até ficar reta.
Em seguida, pegue a lima e faça fricção, de forma reta, nas lâminas do alicate.
Caso a lâmina não esteja realmente afiada, repita o processo até obter o resultado desejado.
É importante lembrar que a mão deve estar bem firme, assim, as chances de acontecerem acidentes são minimizadas ao amolar o alicate.

Além de servir para amolar as lâminas, essa técnica pode desentortar um alicate que caiu e está danificado. Portanto, ao fim desse procedimento, é possível ter um alicate de unha reto e afiado, como se fosse novo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.