Home / Casa / Top 10 dicas de cozinha

Top 10 dicas de cozinha

TOP 10 DICAS DE COZINHA
Coisinhas simples, que a maioria já deve saber, mas pra quem não souber, são diquinhas preciosas!

1) Como ver se o óleo está quente para fritar

Essa foi a primeira dica que aprendi na vida. Sabe quando você quer fritar pastel e se o óleo não tá muito quente ele fica muxibento? Deixe um palito de fósforo dentro, e ele acenderá sozinho (dá um sustinho) quando o óleo estiver quente o suficiente.

2) Como (quase) esterilizar potes de vidro

Você coloca água para ferver num panelão, aí quando estiver juntando as bolinhas na borda não precisa ferver ao ponto de borbulhar você coloca o(s) pote(s), tampa(s) e uma pinça de cozinha. Abaixa o fogo e deixa tudo lá por 5 minutos. Você retira a pinça eu deixo a bundinha dela pra fora da água quente, pra pegar fácil e a usa para pescar o pote e a tampa. Aí você os coloca pra secar sob um pano de prato limpo. Cientificamente, isso não é esterilizar (vai só ferver material cirúrgico pra você ver, mas serve bem os fins domésticos. Pra colocar tempero pronto em pote, geléia, salad in a jar e por aí vai. Este vídeo mostra bem!

3) Como saber se a panela está quente o suficiente pra colocar a carne

Você chega a mão perto da parte de dentro panela (sem encostar, claro). Se não der para aguentar deixar a mão lá, é porque está quente o suficiente. Isso aprendi com a Rita Lobo e acho crucial, porque carne em panela fria perde água e fica dura. Inclusive, em algumas receitas (ex: strogonoff) ela sempre fala pra colocar metade da carne de cada vez, pra não esfriar a panela.

4) Como saber se o ovo não está velho

Velhinha, aprendi nas aulas de biologia. O ovo mais velho é mais leve, porque já perdeu mais água através da casca (acertei? rsrs) . Então você coloca em um pote ou copo de água, se afundar é porque está bom. Mas ainda assim é bom quebrar o ovo em um recipiente separado antes de jogar na receita. Dica extra para ovos: ao contrário do que fazemos com latas e alguns mantimentos, a gentenunca limpa o ovo antes de armazená-lo na geladeira, porque isso retira sua película protetora e favorece a contaminação.

5) Como chorar menos ao picar cebola

A cebola produz o gás que se dissolve na nossa lágrima e irrita a nossa conjuntiva ocular. Se você “oferecer” outro líquido à cebola para que seu gás se dissolva nele, sobra menos pros seus olhos. Deixo um filete de água correndo ao lado do lugar onde estou cortando a cebola. Não é 100% mas melhora muito! Você pode também usar uns bons óculos de natação né… hehehe

6) Como descascar um dente de alho em poucos segundos

Adoro ensinar isso pras pessoas e ouvir um “OOOOh…” :laugh: Eu adoro fazer um pãozinho de alho com queijo (que dá uns 13 dentes de alho na receita padrão), então isso me poupa um tempo danado! Pegue uma faca grande, de Chef, e mantenha acima do dente de alho, deitada. Dê um murro ou palmada forte na faca (deitada), com o alho embaixo. Veja como sai a casca inteira, muito mais fácil. Dica extra: pro gosto de alho não ficar muito forte, você tira um filetinho verde que tem no centro do dente!

7) Colocar os talheres de molho por 10minutos 

mistura de água sanitaria, matar o germes e deixa-los novinhos

8 ) Como evitar bichos na farinha, aveia e feijão.

Não é unânime, mas aqui em casa até hoje funcionou muito bem! Para não ter a desagradável surpresa de encontrar bichinhos (carunchos) na farinha, aveia ou feijão (que aparecem mesmo se mantidos fechados), é só deixar uma ou mais folhas de louro dentro dos potes.

9) “Tupperware” de vidro e tábua de bambu

Sabe aqueles tupperware de plástico que ficam com aquele cheiro horrível e você nem consegue limpar direito? Seus problemas acabaram! Muda pros potinhos de vidro. Custa umas 30 dilmas cada, mas dura muito mais, é super higiênico, você pode ferver, não guarda cheiro. Os meus são da Glass Lock. Já a tábua de bambu é um investimento que vale! As tábuas de madeira comum e plástico formam ranhuras que servem de verdadeira casinha pras bactérias. A de bambu é muito mais duradoura e higiênica, a minha é da WMF.

10) Como tirar cheiro de cebola/alho de utensílios de plástico (ex: processador)

Você processou alho e depois que usar pra outra coisa, tipo fazer suco? Eu sofria com isso, porque adoro meu mini-processador da Black&Decker, mas achei que ele estava desenganado para sempre com esse cheiro. Que nada… coloca um suco de meio limão, uma colher de bicarbonato, água morna. Esfrega no recipiente, e lava normalmente! Acho que a reação base+ácido tem a ver com esse sucesso todo.

leia também: