Home / Casa / Sofá – Dicas práticas de como retirar manchas dos estofados

Sofá – Dicas práticas de como retirar manchas dos estofados

Sofá: Dicas práticas

O tipo de limpeza a ser escolhido dependerá do material que o sofá é feito. Atualmente estão disponíveis no mercado sofás feitos em grande diversidade de materiais: algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, courino, entre outros.

Por isso, antes de realizar a limpeza é necessário saber exatamente qual é o tipo de material do sofá. Também é importante verificar a etiqueta na parte inferior do sofá, onde se encontram os símbolos de instrução de limpeza:

  • Uma etiqueta com o símbolo P significa processo normal de lavagem a seco. Esse tipo de lavagem pode ser feita através de panos de limpeza a seco que são vendidos em supermercados. Aspire o sofá e passe o pano por toda a superfície.
  • O símbolo W significa processo normal de limpeza a úmido, que é a forma mais comum de limpeza onde se utiliza água e produtos específicos, como detergente.
  • A letra F na etiqueta de instrução significa limpeza a seco profissional. Nesses casos a recomendação é não proceder com a limpeza em casa e procurar uma empresa especializada.
  • A letra O significa lavar em água fria.

LEIA TAMBÉM

Cada tipo de sofá e revestimento exige a aplicação de um produto de limpeza adequado com o tipo do revestimento.

1. Bicarbonato De Sódio e Limpeza à Seco:

Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em cima das manchas. Depois permita que o bicarbonato de sódio fique por um tempo mínimo de 15 (quinze) minutos para que ele absorva os odores e derrames que se encontram sob o estofado.
Depois de passado o tempo, basta aspirar o bicarbonato com um aspirador de pó ou outro acessório que exerça essa função nos estofados.

2. Solução Composta Pela Mistura De 01 (Uma) Colher De Detergente Neutro Com 01 (Um) Litro De Água Morna

A solução deve ser agitada de maneira que forme espuma abundante, depois disso, coloque a espuma sobre a mancha e esfregue o local com o uso de escovas que possuam cerdas macias. Depois disso, basta retirar o excesso de água com um pano seco ou com uma toalha de papel.

3. Solução Composta De 01 (Uma) Colher De Vinagre Com 01 (Um) Litro De Água Morna – Solução Para Avivar a Cor

Passe a solução por todo o revestimento do sofá com um pano limpo e depois permita que o estofado seque de maneira normal. Caso você queira acelerar o processo, pode fazer uso de um secador de cabelos na temperatura mais baixa.

Entre Os Produtos Que Podem Ser Usados Estão:
Álcool – remove manchas de tinta de caneta, chocolate e batom;
Água Tônica – remove manchas de café;
Vinagre – faz a limpeza de todos os tipos de estofado e ajuda a reavivar a cor do tecido;
Talco de Bebê – remove manchas de gordura.