Home / Cabelo / O que é reconstrução ácida?

O que é reconstrução ácida?

O que é reconstrução ácida?

Apesar dos cabelos serem agredidos pelo calor térmico, quimicas e fatores ambientais, é a descoloração que causa mais estragos para as fibras capilares, a mistura da água oxigenada e descolorante abre as cutículas para remover o pigmento que está no córtex, uma camada mais profunda dos fios. Como os fios não selam sozinhos, acabam com a umidade natural, é necessário sempre fazer reconstrução ácida para que a selagem das cutículas aconteça. A reconstrução ácida trata­se de um procedimento, que utiliza produtos capilares comuns, responsável por acidificar, ou seja, balancear o PH dos fios.

Muito se fala que as mulheres que não possuem motivos para fazer tratamento reconstrutor não devem de fato realizá-­lo. É que os ingredientes contidos nos produtos do gênero praticamente ressuscitam os fios danificados, porosos e ressecados por causa de procedimentos químicos, como a descoloração. Mas, se as suas madeixas estão saudáveis, ou apenas porosas e ressecadas, não é o caso se você investir em tratamentos que são mais fortes e mais caros.

Além de balancear o PH dos fios, a reconstrução ácida permite selar as cutículas das fibras capilares, retendo assim a água e os nutrientes, de modo que não haja ressecamento, embaraçamento, aspereza, frizz e volume nas madeixas, características da porosidade, que ocorre com as agressões do descolorante. Mas, antes de fazer a reconstrução ácida, os cabelos pedem tratamentos hidratantes e tratamentos nutritivos, ou seja, as fibras capilares necessitam a reposição daquilo que foi perdido antes da selagem das cutículas e não depois do procedimento.

Ao ser aplicada em madeixas saudáveis, a reconstrução ácida provoca o efeito contrário devido à sobrecarga, enfraquecendo e quebrando os fios, ao invés de simplesmente fortalecê­-los.

A reconstrução ácida só deve ser feita a cada três semanas, tempo que dura o alisamento temporário devido à fina camada de proteção invisível que encobre os fios. Para realizar o tratamento em casa, você precisa basicamente de um shampoo reconstrutor, de um vinagre de maçã, de uma máscara reconstrutora, de uma máscara hidratante e de um condicionador nutritivo.

young gorgeous brunette

Siga um ciclo de cronograma capilar, a reconstrução vem sempre depois da hidratação e da nutrição, os três em dias alternativos. Desta forma, a reconstrução ácida possui um resultado mais eficiente.

O passo a passo da reconstrução ácida :

você deve aplicar o shampoo reconstrutor nas raízes dos seus cabelos, massageando a região até que a espuma se espalhe por todos os fios. É errado aplicar o produto no comprimento e nas pontas, pois as cutículas vão abrir e deixar os fios ásperos, fazendo que você force, resultando na quebra.

Após o enxágue, em água sempre morna ou gelada, será a vez de aplicar a mistura de meio copo de vinagre de maçã com quatro copos de água, mecha por mecha, das raízes até as pontas, deixando agir por cinco minutos. Após o enxágue da mistura, aplique a máscara reconstrutora, massageando mecha por mecha para suavizar os fios.

Deixe agir durante dez minutos, enxague e aplique a máscara hidratante, da mesma forma, também deixando agir durante dez minutos.

O passo seguinte consiste em aplicar o condicionador nutritivo, que pode ser um leave­in sem enxágue com efeito termoprotetor também, sendo ideal para a utilização do calor térmico depois. O produto protege os fios das altas temperaturas e facilita a escovação, evitando a quebra capilar na hora d