fbpx Scroll Top

Casa

Como fazer repelente caseiro: fácil e natural

Confira algumas receitas de repelente caseiro que você pode fazer em casa sem muito esforço.

Repelente caseiro e natural à base de cravo-da-índia

O cravo-da-índia contém uma substância chamada eugenol, que possui propriedades inseticidas contra mosquitos e formigas. Confira essa receita de repelente caseiro fácil de fazer:

Ingredientes

  • 500 ml de álcool de cereais;
  • 10 g de cravo-da-índia;
  • 100 ml de óleo corporal (por exemplo: óleo de amêndoas dermatológico).

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Modo de preparo

Junte o álcool e o cravo-da-índia em um pote opaco, escuro, com tampa. Deixe-o fechado e sem contato com a luz por quatro dias.

Depois desse período, mexa bem a mistura duas vezes por dia, uma vez de manhã e outra à noite. Por fim, coe e acrescente o óleo corporal, agitando ligeiramente.

Coloque o seu repelente caseiro em um recipiente spray, que pode ser comprado em farmácias homeopáticas e lojas de artesanato, e aplique na pele.

Esse repelente caseiro atua por até quatro horas. Ao aplicar, evite o contato com os olhos e com machucados na pele e aplique somente três vezes ao dia.

E lembre-se: de acordo com a Anvisa, não é recomendado que crianças com menos de dois anos façam uso de repelentes.

Repelente caseiro à base de citronela

A citronela é uma potente aliada na proteção contra os pernilongos e outros insetos. O óleo essencial que é extraído dela e que é a base dessa receita possui 80 componentes repelentes, entre eles o citronelal, geraniol e o limoneno. Se você tiver um difusor de água, deixe-o em ambientes de até 16 m² e pingue três gotas de óleo essencial de citronela na água a cada cinco horas.

Isso também ajudará a manter os pernilongos afastados. Outra opção é fazer velas caseiras de citronela e deixá-las acesas nos cômodos: além de ser uma alternativa ecologicamente correta, a sua casa estará protegida e com um aroma agradável, semelhante ao aroma do eucalipto.

Ingredientes

  • 150 ml de óleo essencial de citronela;
  • 300 ml de óleo de amêndoas dermatológico.

Modo de preparo

Reúna todos os ingredientes e misture bem. Por fim, lembre-se de armazenar a mistura em um recipiente escuro e evitar o seu contato com o sol. Você também pode usar outras quantidades, desde que sempre seja mantida a proporção de duas partes de óleo de amêndoas para uma parte de óleo de citronela. As recomendações de aplicação desse repelente caseiro são as mesmas do anterior.

Repelente caseiro de eucalipto

óleo essencial de eucalipto é uma excelente alternativa natural para acabar com mosquitos. Para utilizá-lo de maneira eficaz é preciso um difusor elétrico (no caso da casa) e de um óleo carreador para aplicação na pele. No difusor você pode utilizar quantas gotas preferir, mas o indicado são cinco gotas a cada quatro horas.

Para fazer o repelente caseiro para passar na pele, você precisará, além do óleo essencial de eucalipto, de um óleo carreador – normalmente o óleo de coco exerce essa função.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa rasa de óleo de coco;
  • Três gotas de óleo essencial de eucalipto.

Modo de preparo

Misture bem e aplique uma pequena quantidade na parte interna do antebraço para fazer o teste de alergia. Caso apresente irritação, suspenda o uso e retire a mistura aplicada com auxílio de um algodão e algum óleo vegetal neutro, como o próprio óleo de coco, óleo de girassol, óleo de semente de uva ou outro óleo vegetal que você sabe que não causa irritação.

Caso não apresente alergia à mistura de óleo de coco e óleo essencial de eucalipto, basta espalhar o repelente caseiro pelo corpo. Pronto!

repelente caseiro para mosquitos que você fez atuará em conjunto com o difusor para acabar com os mosquitos da sua casa.

Conheça oito dicas para espantar mosquitos sem química nociva no vídeo do canal do Portal eCycle no YouTube:

Outra opção é a compra de um repelente 100% natural, eles são mais bem elaborados e possuem outros ingredientes, mas mesmo assim são sustentáveis.

repelente à base de neem pode até ser utilizado em animais e plantas, não apresenta riscos por ser natural, saiba mais na matéria “Repelente à base de neem, citronela e andiroba é indicado para animais e plantas”.

Você também pode utilizar diversos tipos de óleos essenciais em um difusor para afastar os mosquitos da sua casa.

De acordo com um estudo, os óleos derivados de produtos naturais que possuem os maiores potenciais como repelente de insetos são os de citronela, cravo, verbena, cedro, lavanda, pinho, canela, alecrim, manjericão, pimenta e pimenta da jamaica.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

zk56-5

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.