Home / Casa / Como eliminar o mau cheiro da casa

Como eliminar o mau cheiro da casa

Como eliminar o mau cheiro da casa

Para evitar que a lata do lixo fique fedendo, basta colocar um pedaço de papel toalha na lata e pingar umas gotas de óleo de eucalipto.
Coloque o saco de lixo normalmente.
O papel toalha ajuda absorver o “churume” que escorre do saco e o óleo auxilia, soltando aroma do eucalipto e abafando o mau cheiro da lixeira.
Se for na lixeira de lixo seco fica ainda mais perfumado e muitas vezes nem é preciso trocar o papel e repor o óleo.

Cheiros fortes que alguns animais de estimação podem deixar em sofás ou tapetes, além de odores de latas de lixo, de mofo ou mesmo de sapatos. Como tentar evitar ou até eliminar de vez esses cheiros desagradáveis?

algumas dicas para lidar com eles de formas simples e mostraremos para vocês a seguir. Algumas sugestões também são para neutralizar odores corporais. Confira abaixo:

1 – Neutralize com vinagre branco e chás

Para muitos usos, você pode esquecer produtos caríssimos de limpeza e focar em uma substância barata que pode estar no armário de sua cozinha: o vinagre branco. Ele pode fazer maravilhas tanto em limpeza de roupas quanto de azulejos e, principalmente, é ótimo como exterminador de odores.

Para neutralizar quaisquer cheiros (como o de cigarro) em algum cômodo da casa, é só deixar uma tigela com vinagre em um canto por algumas horas que você perceberá que os odores desaparecerão rapidamente.

Já para neutralizar os odores de animais de estimação de tapetes ou mesmo do tecido do sofá, a dica é pulverizar o vinagre branco sobre as superfícies. No caso do sofá, um pano embebido com a substância pode ainda ser mais eficaz. É importante deixar também esses itens bem arejados para o vinagre secar.

Além do vinagre, uma boa dica para neutralizar odores de animais, principalmente o que fica na caixa de areia do gato, é você misturar um pouco de folhas secas para chá no local. Além de combater o mau cheiro, o chá pode funcionar com um efeito antibacteriano. As folhas de chá verde e hortelã são boas opções.

2 – Novos usos para a areia do gato

Você sabia que as areias especiais sanitárias para as caixinhas onde os gatos fazem as suas necessidades também podem ter vários outros usos? Esses produtos são formados por grânulos de sílica com tratamentos que são capazes de absorver a umidade e neutralizar odores e, por essas razões, são ótimos também para serem colocados em outras áreas.

Por exemplo, você pode colocar um pouco da areia em um saquinho de gaze e deixar dentro dos sapatos para eliminar o mau cheiro e não mofar. É possível também usar da mesma forma em guarda-roupas, na geladeira para remover fortes odores de comida ou ainda na parte inferior de latas de lixo e até mesmo em cestos onde as mães jogam as fraldas de seus bebês.

No entanto, é importante trocar semanalmente ou quando a areia fica úmida, pois aí ela perde a sua utilidade. Porém, lembre-se de comprar um saco de areia separado para fazer esses usos e não utilize nunca a que já está na caixinha do seu gato!

3 – Aproveite as vantagens do jornal

Você já reparou que, quando você usa potinhos plásticos para guardar alguma coisa na geladeira, eles tendem a manter os odores de certos alimentos mesmo depois de lavados vários vezes? Pois é, essas embalagens têm esse problema. Tanto que o mais recomendado é que se use as de vidro.

Porém, como não está fácil para ninguém, e as opções de plástico são mais baratas, acabamos utilizando mais as desse tipo. E, se alguma que você tem está com um cheiro que não sai nem com água quente, experimente essa dica: amasse um pedaço de jornal e coloque dentro dos recipientes até a sua próxima utilização. O carbono do jornal é capaz de neutralizar o odor.

O jornal também pode ser utilizado para neutralizar cheiros desagradáveis da geladeira, sapatos e latas de lixo.

LEIA TAMBÉM

4 – Novo uso para o giz

Você sabia que o giz (aquele que se usa em quadro negro) é capaz de absorver a umidade? Por isso ele é mais uma forma simples e barata de reduzir odores. Você pode, em armários e guarda-roupas, pendurar pedaços do giz amarrados, lembrando-se de deixá-los em um lugar onde eles não encostem nas roupas.

Com essa utilização, o giz é capaz de absorver a umidade e o cheiro característico dela, eliminando consequentemente o mofo que ela possa causar nas roupas e sapatos.

5 – Tire cheiro de alho e cebola das mãos com aço inoxidável

Essa é ainda mais simples e provavelmente você já tenha visto alguém fazer. Se você adora se aventurar na cozinha, mas algumas vezes o uso do alho e da cebola deixa aquele cheiro forte na sua mão, uma solução rápida é esfregar nela uma faca, colher ou outro utensílio de aço inox em água fria corrente. O cheiro sai rapidinho.

6 – Para odores corporais, use bicarbonato de sódio

Se você sofre com maus odores nos pés e nas axilas, uma boa dica é usar bicarbonato de sódio nessas áreas. Ele é capaz de neutralizar o mau cheiro, sendo um desodorizante natural, pois elimina as bactérias causadoras desses odores desagradáveis.

7 – Pó de café

Outra boa dica para eliminar odores da geladeira é colocar dentro dela um recipiente com um pouco de pó de café usado. Mas, para deixá-lo mais eficiente e adequado para esse uso, espalhe o pó molhado sobre uma assadeira e leve ao forno para secar. Depois é só colocá-lo no recipiente para ir ao refrigerador. Você também pode usar esse pó (molhado mesmo) para remover odores de alho das mãos.