Home / Pele / Cicatriz no rosto de acne: 7 jeitos de melhorar a aparência delas

Cicatriz no rosto de acne: 7 jeitos de melhorar a aparência delas

Cicatriz no rosto de acne: 7 jeitos de melhorar a aparência delas

Após finalmente conseguir acabar com o problema da acne que há anos atrapalhava o seu visual, você ainda sofre com a condição porque, agora, precisa saber como acabar com os sinais de que ele existiu. As cicatrizes causadas pelas espinhas nem sempre são fáceis de serem removidas e é um processo que deve ser tratado em várias frentes. Conheça maneiras de melhorar a aparência da cicatriz de acne no rosto:

A boa notícia é que a espinha que apareceu no seu queixo para os três últimos dias finalmente se foi. Mas a má notícia é que ao desaparecer, aquela espinha deixou sua marca na forma de uma cicatriz.

Cicatrizes de acne podem parecer que são uma dupla punição

A primeira quando você teve que lidar com as espinhas, e a segunda quando ficam as marcas de acne como um lembrete, mesmo após a acne não estar mais ativa.Para entender o porque da formação dessas cicatrizes , temos que saber primeiro como se formam as espinhas: As lesões da acne ou espinhas ocorrem quando os folículos pilosos (ou “poros”) na pele ficam “entupidos” com o excesso de óleo e células mortas da pele, gerando inflamação local

Um folículo inflamado é o lugar perfeito para as bactérias crescerem e criar as saliências vermelhas e inchaços cheias de pus vermelhas conhecidas como espinhas. As lesões superficiais de acne são geralmente pequenas e curam rapidamente. Mas se houver uma ruptura profunda na parede do poro, o material infectado pode derramar no tecido circundante, levando a criação de lesões mais profundas.

Essas lesões de acne mais graves, conhecidas como cistos, podem levar a cicatrizes por causa da intensa, inflamação da pele que danificam o colágeno com o qual eles estão associados.

A pele tenta reparar essas lesões, formando novas fibras de colágeno. Entretanto, esses reparos não são tão bons e perfeitos como a pele original, e então temos a formação de cicatriz acne na pele do rosto.

 POR QUE TRATAR AS CICATRIZES DE ACNE ?

Na maioria das vezes, as marcas avermelhadas ou acastanhadas resultantes de espinhas irão desaparecer espontaneamente com o tempo, sem necessidade de tratamento.

Antes de mais nada, seja paciente. Espere de três a quatro semanas antes de iniciar um tratamento contra cicatriz gerada após o fim do problema de acne.
leia também:

Entretanto, em formas mais graves, a acne pode deixar cicatrizes que podem afetar profundamente a auto estima do indivíduo. Não se trata apenas de uma questão estética, mas sim de estar de bem consigo mesmo e com o mundo a sua volta.

Tratamentos indicados pra casos mais profundos

– Resurfacing a laser: Este procedimento pode ser feito no consultório do médico ou dermatologista. O laser remove a camada superficial da pele danificada e aperta­se a camada do meio, deixando a pele suave. Ele pode levar de alguns minutos a uma hora. O médico irá tentar diminuir qualquer dor pelo primeiro entorpecimento da pele com anestesia local. Ele normalmente leva entre 3 e 10 dias para a pele a cicatrizar completamente.
– Dermoabrasão: Este tratamento utiliza um instrumento de diamante rotativa escova de aço ou girando para desgastar a superfície da pele. Como a pele cura, uma camada nova, mais suave substitui a pele esfolada. Pode demorar um pouco mais para a pele para curar usando dermoabrasão – geralmente entre 10 dias e 3 semanas.
– Dermaroller: Instrumento composto por milhares de microagulhas que irão fazer microlesões na pele na área com cicatrizes de acne, levando a formação de colágeno na região, o que irá atenuar e melhorar a aparência das cicatrizes de espinhas mais profundas. O resultado do tratamento geralmente é visto após 3 meses.
– Peeling de Fenol: É o tratamento de eleição utilizado na clínica Bioplástica para os casos mais graves de cicatrizes de acne. O peeling é uma substância química que irá provocar uma queimadura química na pele de forma controlada, removendo a camada mais superficial da pele que contém as depressões e manchas, deixando em seu lugar uma pele nova e renovada.
O fenol é a substância que mais profundamente penetra na pele, e portanto irá produzir o maior percentual de melhora entre os tratamentos existentes na medicina estética atual.
cicatriz acne
O Peeling de Fenol, é considerado um peeling cirúrgico, sendo realizado em hospital, com anestesista sob sedação venosa. Requer 1 dia de internação hospitalar.

Dicas para tratamento natural de cicatriz da acne mais leve 

Óleo de Rosa Mosqueta

  • Á noite antes de ir dormir, depois de limpar bem a cara, aplique algumas gotas de óleo puro de Rosa Mosqueta sobre todo o rosto, insistindo mais nas marcas deixadas pela acne.
  • Pode também misturar algumas gotas de óleo puro, com o creme hidratante que costuma usar diariamente.

Mel

Também ajuda a melhorar e tonificar a pele, devido aos estragos que a acne proporciona

  •  Coloque um pouco de mel sobre o rosto e deixe atuar durante meia hora.

Mel e óleo de gérmen de trigo

  • Misture duas colheres de óleo de gérmen de trigo com duas colheres de mel de abelhas até obter uma papa.
  • Aplique, em seguida, sobre as cicatrizes de acne e deixe atuar durante um quarto de hora.
  • Depois enxague com água morna e lave bem a pele.

Tintura de calêndula

A tintura de calêndula pode ser comprada em qualquer farmácia ou loja de produtos naturais.

  • Para este tratamento deve primeiro diluir a tintura em 2 partes iguais de água.
  • Deve embeber uma bola de algodão e aplicar na zona da pele afetada pelas cicatrizes da acne, várias vezes ao dia. Utilize, cada vez que renovar a aplicação, uma nova bola de algodão.

Argila e Chá de camomila

  • Misture uma mão cheia de argila (não importa se é verde, marrom, vermelha ou amarela) com um chá de camomila (ou água quente) até formar uma papa.
  • Depois aplique na área afetada e deixe atuar cerca de 30 minutos. Retire com água morna até deixar a pele bem limpa.

Aloe vera

Ajuda a curar e também funciona como um bactericida, isto é, como um antibiótico que destrói a bactéria, quando a acne está na sua primeira fase.

  • Para aplicar o gel de aloe vera puro e natural sobre as espinhas, corte um pedaço de cerca de 10 centímetros de uma folha de aloe vera. Passe a polpa sobre as zonas do rosto afetadas pela acne até humedecé-las bem. Deixe atuar 30 minutos. Retire com água.

Sumo de limão

  • Esprema um limão para um recipiente;
  • Aplicar com algodão e deixar no local durante meia hora.
  • Após retirar o sumo, corte um alho ao meio e esfregue na pele. Deixe atuar durante uns momentos enxague o local com água tépida.

Lembre-se de hidratar bem a sua pele depois de aplicar estes tratamentos naturais. É muito importante, cada vez que sai à rua, proteger a pele do sol, sendo que, o uso de um creme com proteção solar alta é o ideal