Home / Pele / Batons que deixam os dentes amarelos: 5 cores vilãs do sorriso perfeito

Batons que deixam os dentes amarelos: 5 cores vilãs do sorriso perfeito

Batons que deixam os dentes amarelos: 5 cores vilãs do sorriso perfeito

O batom é um item essencial em qualquer produção e a escolha de sua cor e textura pode interferir diretamente no resultado final da maquiagem. Além de engrossar ou afinar os lábios e destacar ou disfarçar imperfeições, as opções ainda podem deixar os dentes mais amarelados.

Veja também:

Segundo o fotógrafo Dudu Medeiros, professor de fotografia odontológica, os responsáveis por esse efeito são as luzes, os contrastes das cores e a pigmentação, tanto do batom quanto da pele.

Saber diferenciar a pigmentação-base de cada cor e compreender como elas interferem no resultado final é o segredo para maximizar o efeito da maquiagem e evitar os batons que deixam os dentes amarelados.

Cores de batom que amarelam os dentes

O pigmento amarelo é um dos principais responsáveis pelo efeito de dentes amarelos de alguns batons. Ele deixa as tonalidades mais abertas e isso, após a aplicação, contribui para a sensação de escurecimento.

Geralmente esses tipos são os com tonalidade mais aberta e de cores mais quentes. Ou seja, mais vivos e intensos.

Rosa

Vermelhos abertos deixam dentes amarelados

Os batons cor-de-rosa, neste aspecto, são perigosos. Dos clarinhos ao pink: nenhum escapa. Para fugir do efeito indesejado, escolha cores mais escuras do que a gengiva ou então aposte na textura matte.

Laranjas e corais

Embora criem produções interessantes, todas as cores alaranjadas ou corais tendem a refletir uma luz que deixa o sorriso menos claro. Cores mais fechadas e frias, no entanto, podem reverter o efeito.

Dourados

Batons dourados tendem a ser cintilantes. A soma das duas características tem resultado certo: dentes com aspecto mais amarelado. Isto porque o contrataste entre a gengiva e a cor da pele se torna muito pequeno.

Violeta

As cores violetas, assim como as cor-de-rosa, contêm pigmento amarelo e contribuem para acentuar o amarelado dos dentes. Entretanto, se o tom for bem escuro ou fechado, o efeito pode ser o contrário.

Vermelho

Vermelhos claros e de tonalidade muito aberta são capazes de realçar muito os dentes. As cores puxadas para o alaranjado causam o mesmo efeito. Textura matte ou tons mais fechados, no entanto, tendem a contrastar com os dentes e deixa-los aparentemente mais brancos.

Textura

Embora a cor seja o fator mais importante, a textura do batom também pode contribuir muito para o efeito esperado. Batons cintilantes, acetinados ou perolados acentuam o efeito de dentes amarelados. Já os matte são coringa para reverter a aparência.

Escolhendo a cor ideal do batom

Embora seja possível compreender como cada cor vai impactar na maquiagem, mais importante do que saber escolhe-las, é sentir-se bem com o resultado. Se o efeito está dentro das expectativas e agradando, não há porque não usar.