Home / Pele / Alimentos para melhorar a saúde do cabelo, pele e unhas

Alimentos para melhorar a saúde do cabelo, pele e unhas

Alimentos para melhorar a saúde do cabelo, pele e unhas

A aparência diz muito sobre nossa saúde, não somente da estética. É por isso que quando a nossa pele, cabelo e unhas estão bonitos, mostramos como estamos saudáveis. Neste artigo você poderá conhecer quais são os melhores alimentos para melhorar a aparência do cabelo, da pele e das unhas.

Alimentos para melhorar saúde da pele, das unhas e do cabelo

Como uma primeira medida, é necessário manter uma dieta balanceada e evitar, de qualquer maneira, o fast-food ou pratos cheios de gordura. Não há dúvidas que são deliciosas, mas não são boas para a sua saúde. As pesquisas mais recentes afirmam que uma boa alimentação se traduz em uma saúde adequada tanto para os órgãos internos como para a parte externa.

Os alimentos que você consome, portanto são essenciais. Se você quiser que o seu cabelo, a sua pele e suas unhas sejam realmente bonitos, não deve faltar na sua dieta as vitaminas A, B e C, minerais, ácidos graxos ômega-3, zinco, biotina e antioxidantes. A partir de agora, combine diariamente os seguintes alimentos:

Salmão

É uma das espécies de peixes mais saudável que existe. Está agrupado no grupo chamado peixe gordo e é aconselhável consumi-lo entre duas e três vezes na semana para aproveitar das suas propriedades, entre elas, seu alto teor em ácidos graxos ômega-3. Melhoram o brilho e a força do seu cabelo e, além disso, hidratam a sua pele. E como se já não bastasse, o salmão tem vitamina B12, que fortalece as unhas.

Vegetais de folha verde

As verduras tais como o espinafre, a acelga, os repolhos, etc. São uma excelente fonte de vitaminas A, B, C e zinco, todos estes nutrientes são necessários par regenerar e manter a pele, bem como desfrutar de um cabelo e unhas mais saudáveis. E a boa noticia é que pode consumir em todo tipo de receitas deliciosas. 

Feijões

São ricos em ferro, biotina e proteínas. Dentro deste grupo se encontram as lentilhas e as vagens, que não devem faltar em sua dieta. Os feijões são essenciais para fortalecer a unhas e o cabelo. A biotina ajuda que cresçam mais rápido.

Grãos integrais

Como são a aveia, o trigo ou o arroz integral, bem como os germinados. Todos contêm uma boa doses de antioxidantes que permitem combater os radicais livres, responsáveis, entre outras coisas, por danificar a pele e o cabelo. Além disso, os grãos integrais tem sílica, um excelente mineral que permite fortalecer e crescer o cabelo.

Nozes

Principalmente as castanhas do Brasil, mas se você não pode conseguir esse tipo de variedade, não se preocupe, qualquer outra te servirá. As nozes contêm muito selênio, um mineral que melhora o coro cabeludo (presta atenção se você tem caspa, por exemplo). Além disso, se trata de um antioxidante que melhora o sistema imunológico e previne o câncer de pele. São uma maravilhosa fonte de ácidos graxos ômega-3, que como já foi dito antes, dão brilho e saúde ao cabelo.

Salsa

Esta erva aromática que tem um sabor muito conhecido e que serve para muitas receitas, é uma excelente fonte de cálcio, potássio e magnésio, entre outros nutrientes. Sua missão é mais que importante: manter saudáveis os vasos sanguíneos (principalmente todos os capilares) e os tecidos. Ela serve para fazer com que a sua pele fique fabulosa. Você pode beber um suco de salsa (umas ramas, dois copos de água e o suco de um limão) em jejum ou durante o dia.

Cenoura

São ricas em vitamina A e também em antioxidantes, perfeitas para a reconstrução e regeneração capilar, bem como para evitar o desgaste e o envelhecimento prematuro da pele, permite nutrir e reparar. Beba um suco de cenoura por dia e verá em poucas semanas os resultados.

Pepino

O suco deste vegetal permite por um lado que o cabelo cresça e por outro, evita que caia. Tudo isso, porque é uma grande fonte de enxofre e sílica. Se você misturar com o suco de cenoura ou de aipo, potenciará significativamente os resultados em relação a nutrição celular.

Alfafa

É rica em potássio, cálcio, fósforo, enzimas, clorofila, entre outros nutrientes. É recomendável consumir com o suco de cenoura, por exemplo, (ou ralar em uma salada). Ela serve para nutrir tanto a pele como o cabelo, ajuda na regeneração celular, elimina as gorduras e as toxinas que afetam a saúde cutânea.

Azeite de oliva extra virgem

É rico em vitamina E e tem a capacidade de nutrir a pele, enquanto protege a derme, nutre e repara. Tem excelentes efeitos antioxidantes na membrana celular, combatendo o desgaste ou envelhecimentos prematuro. Preste atenção que seja um azeite de oliva de excelente qualidade.

Pimentão

Pode ser o vermelho, o verde ou o amarelo, pois todas as variedades contêm flúor e sílica, dois nutrientes essenciais para a saúde do cabelo e das unhas.Misture com um pouco do suco de cenoura para obter um melhor resultado.

Cebola

Esta hortaliça que não deve faltar em nenhuma cozinha (te ajuda a sair de um aperto na cozinha, junto com as batatas e os ovos) é uma incrível fonte de ferro, fósforo, sílica, cálcio e potássio. Permite que tanto a pele, quanto o cabelo e as unhas se vejam fortes e cheias de vida, graças a que dissolve as toxinas do nosso fígado e intestino. E no que for possível, consuma cebola crua para uma pele mais jovem e bonita.