fbpx Scroll Top

Casa

5 formas de lavar roupa com vinagre e os benefícios associados

Os benefícios do vinagre para a saúde e para a limpeza da casa são muito conhecidos. Ele possui propriedades que beneficiam o organismo e além disso ainda pode ser um aliado aos afazeres domésticos. Lavar roupa com vinagre é um exemplo. Veja como pode ser vantajoso.

O vinagre é composto de ácido acético (2% a 14%), além de aldeídos, cetonas, ésteres e outros ácidos orgânicos, sendo assim muito utilizado para o cuidados com o corpo e a casa, podendo ser produzido a partir de diversas fontes.

O mais utilizado para a limpeza é o vinagre branco ou de álcool, pois contém uma grande quantidade de ácido acético, otimizando assim o seu papel de limpeza e clareamento. Um dos usos dele é a limpeza, clareamento, desinfecção e amaciamento de roupas.

Como lavar roupa com vinagre

Veja então como lavar roupa com vinagre, seja na máquina ou no tanque, para os diferentes fins.

1. Na máquina: para limpeza

O uso do vinagre de álcool vai potencializar o poder do seu sabão de lavar roupas, tornando o processo mais eficiente e impedindo que fiquem restos na peça.

Para isso, coloque vinagre branco até a marca recomendada na gaveta do alvejante e inicie o ciclo. Se quiser, pode despejar diretamente nas peças, no cesto, pois não mancha.

Lavar roupa com vinagre para desinfetar a roupa, deixando-a livre de bactérias, fungos e ácaros, basta utilizar o de álcool durante o primeiro molho (mais longo), colocando na agitação normal.

A quantidade nesse caso deve ser maior, totalizando uma garrafinha pequena para uma máquina cheia. Pode despejar sobre a roupa e não se preocupe, o vinagre é baratinho e não vai estragá-la.

3. Na máquina: para amaciar

O vinagre de álcool é perfeito para ser usado como amaciante de roupas, ajudando a firmar a cor, amaciar as fibras e desinfetar. Para melhorar, não deixa cheiro e pode ser utilizado por pessoas alérgicas aos produtos tradicionais de roupa.

Coloque a quantidade indicada na gaveta do amaciante e deixe a máquina funcionar normalmente, sem precisar de duplo enxague, a não ser que você realmente queira.

4. Na máquina: para tirar manchas

Para ver o poder de um excelente tira manchas, natural, biodegradável e que não irá te dar alergia, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Misture 3 colheres (sopa) de bicarbonato com 1 colher (sopa) de vinagre e faça uma pasta.
  2. Aplique na mancha e deixe agir por 1 hora.
  3. Esfregue e não retire o excesso do produto.
  4. Em seguida coloque de molho em água com sabão e 1 copo de vinagre.
  5. Deixe de molho por mais 1 hora, esfregue e lave normalmente.
  6. Sua peça estará livre de manchas de suor, mofo e eventuais acidentes do dia a dia.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

4. No tanque

Para utilizar o vinagre de álcool no tanque, você deve fazer a proporção de 1 copo americano do produto para cada 5 litros de água, dissolvendo bem com o sabão e lembrando de deixar um pouco de molho antes de esfregar.

Se for para enxague, basta ½ copo a cada 5 litros, deixando de molho por 10 minutos e torcendo delicadamente as peças; sacudindo em seguida para retirar o excesso de água antes de estender.

Benefícios de lavar roupa com vinagre

Por se tratar de um produto tão amplo e rico em elementos químicos inofensivos para a natureza, lavar roupas com vinagre pode te oferecer vários benefícios.

1. Amacia

Ele atua como um amaciante natural, que ajuda a separar e reorganizar as fibras, sem deixar cheiro, ao final do processo. Além disso, não deixa a roupa áspera, como faz o amaciante de roupas convencional (se errar a mão e colocar um pouco a mais). Para ficar perfeito, ainda é antialérgico e evita a formação de mofo.

2. Desinfeta

Além de deixar macia, lavar roupa com vinagre vai eliminar as bactérias que podem estar presentes, deixando as roupas limpas e desinfetadas. Os fungos e ácaros também não resistem a uma lavagem com vinagre de álcool, tornando-as mais seguras para o uso. Ideal para lavar toalhas e roupas de cama, inclusive.

3. Preserva a cor

O vinagre impede que os tecidos se desbotem, fixando a cor e deixando-as muito mais vivas. Sua profunda ação de limpeza e amaciamento devolvem à sua peça, características que ela vai perdendo ao longo das lavagens, por causa do acúmulo de químicos nas fibras.

4. Roupas mais brancas

Lavar roupa com vinagre, mesmo as brancas, irá ajudar a tirar as manchas amareladas e manter o tecido mais branco. Sua ação é ainda mais poderosa se aliado ao bicarbonato de sódio, fazendo uma dupla perfeita para deixar aquela blusa antiga, amarelada, como nova.

5. Elimina cheiros

Se as roupas estiverem cheirando muito mal, o vinagre irá remover esse odor, bastando coloca-la de molho com água e vinagre e lavando em seguida. Se o problema não for suor, cigarro ou similar e sim o odor das axilas, pode aplicar puro por algumas horas, antes do segundo molho, esfregando na região antes de enxaguar.

vinagre-lavar-roupa

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.