Home / Casa / 20 truques para limpeza da casa

20 truques para limpeza da casa

20 truques para limpeza da casa 

talvez uma das coisas mais chatas da vida. Só de lembrar o trabalho que dá deixar tudo limpo eu já começo a sonhar com a minha cama. Mas deixar a casa um chiqueiro também é muito desagradável. É uma daquelas coisas que você tem que fazer. Querendo ou não.

Mas existem meios bastante simples de fazer com que a limpeza não se torne uma tortura. É possível, inclusive, que ela seja, fácil, barata e, acredite se quiser, rápida e sem esforço.

Como? Com coisas que provavelmente você tem na sua casa. Ou que encontra facilmente em um mercado bem perto.

O segredo é aprender esses valiosos truques.

1. Limpe seu colchão

limpa1

 

Passamos um terço de nossas vidas em cima deles. Mas quantas vezes você já parou para ver como está a situação de limpeza do seu colchão nos últimos tempos. “Ah, mas colchão não dá para limpar, o jeito é colocar uma capinha”. Errado. Pegue um recipiente com spray, coloque vodca e um pouco do óleo essencial de sua preferência. Espirre no colchão. O álcool matará bactérias causadoras de odor e, em seguida, evaporará, levando junto consigo o óleo (que deixará o colchão com um cheirinho bom).

2. Limpando o microondas em 5 minutos

limpa2

Corte dois limões pela metade, coloque em uma jarra d’água e ponha no microondas. Deixe o aparelho ligado até que a água comece a ferver. Deixe que o vapor se espalhe pelo microondas por algum tempo. Remova facilmente toda a sujeira com um pano.

3. Manchas de gordura

limpa3

Cubra as manchas com giz. Espere alguns minutos. Remova o pó do giz batendo com um pano seco.

4. Limpando o liquidificador

04

 

Coloque água quente com um pouco de sabão no copo. Ligue o liquidificador por alguns segundos. Jogue fora, enxague e seque. É tão fácil que até me deu vontade de fazer um vitamina!

5. Faca nas grades

 

05

Pegue uma faca sem muito corte e bastante fina de espessura. Coloque um pano em cima. E limpe grades e outros locais de difícil acesso sem nenhum esforço.

6. Frigideira queimada

06

 

Essa é uma daquelas que me dá vontade de abandonar a casa e sair correndo. Ou jogar a frigideira fora. Mas não é preciso fazer nada disso. É só encher com água e colocar um copo de vinagre branco. Deixe repousar. Em seguida, adicione bicarbonato de sódio. Esfregue e pronto.

7. Copo com aparência de velho

 

07

 

Espirre um pouco de vinagre. Remova com uma toalha de papel. Simples assim.

8. Sujeira na travessa de vidro?

08

 

Esfregue-a com uma bolinha de papel de alumínio e um pouco de detergente.

9. Óleo contra óleo

09

 

Essa é até difícil de acreditar. Mas como já explicava o professor de física (ou seria química?), óleo atrai óleo. Então nada melhor do que um pouco de óleo para limpar aquele fogão bem sujo de óleo. Funciona assim: coloque algumas gotas de óleo em uma toalha de papel e use-a para limpar a superfície do fogão. Essa eu já testei e aprovei.

10. Sofá

 

101

Sabe aquelas propagandas de limpeza de sofás? Ignore-as. Ou então deixe apenas para quando a situação estiver muito crítica. No dia a dia você mesmo pode fazer. É muito fácil. Espirre álcool no sofá. Depois use uma esponja branca para esfregá-lo. Ficará como novo.

11. Meia na persiana

111

 

Coloque a mão dentro de uma meia velha limpa. Mergulhe a meia em uma mistura de partes iguais de água e vinagre branco. Retire facilmente o pó da persina.

12. Limpando a cafeteira

121

Mostre-me sua cafeteira e eu te mostrarei o quanto você gosta de café. É só olhar as manchas que o viciante líquido preto deixa para trás. Encha a cafeteira com partes iguais de água e vinagre branco. Coloque a cafeteira para funcionar, mas deixe por apenas metade do tempo que ela normalmente demora para fazer o café. Desligue e deixe assim por uma hora. Ligue novamente e dessa vez deixe que funcione pelo tempo completo. Depois, ponha para funcionar mais duas vezes (tempo completo) apenas com água. Vai ser como se tivesse acabado de chegar uma nova na sua casa.

13. Vômito

 

131

Eu tinha falado que não gosto de limpar panela suja. Mas para evitar limpar vômito eu lavaria umas 50 frigideiras. Mas mesmo para essa nojenta sujeira há um jeito de facilitar. O segredo aqui é não perder tempo. O processo de limpeza tem que começar o quanto antes após o ato (da pessoa que vomitou). Faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água e espalhe generosamente sobre o local afetado (prenda a respiração, ou você corre o risco de vomitar também). Deixe secar de um dia para o outro. Retire tudo com um aspirador de pó.

14. George Foreman

 

141

 

Após terminar de usar o aparelho, tire da tomada, coloque lenços umedecidos no grill e feche. O calor restante servirá para amolecer a sujeira, que ficará grudadas nos lenços. Depois, retire o resto da sujeira com papel-toalha.

15. Limpando a bucha

151

 LEIA TAMBÉM

 

Ela é responsável por limpar as coisas que você usa para comer. Então é necessário que também esteja sempre limpa. E o contato constante com sabão e água não garante isso. Pelo contrário. Justamente por estar muito em contato com a água, às vezes a bucha pode até mesmo ficar com um cheiro um pouco ruim.  Aí já é hora de trocar por uma nova. Mas ante de chegar a esse ponto, é possível higienizá-la de maneira bem simples. Basta colocar no microondas em potência alta por 2 minutos.

16. Pão e vidro

 

161

 

Como retirar aqueles cacos de vidro (às vezes quase invisíveis) do chão de jeito fácil e sem cortar a mão? Usando uma fatia de pão de forma.

17. Limão e torneiras

171

 

Esse é tão fácil que dispensa explicação. Basta aplicar a fruta cítrica nas torneiras para remover as manchas.

18. Escova de dentes e teclado

 

18

 

As cerdas alcançam até mesmo os locais mais escondidos, retirando a sujeira entre as teclas e deixando o teclado limpinho. (Não use a mesma esconva que você usa para escovar os dentes ;))

19. Batata no ralador

 

191

 

Essa é uma das minhas preferidas: sabe aquelas sujeiras que ficam nos buraquinhos do ralador? Aquelas que não saem de jeito nenhum e que às vezes você tenta até enfiar um pedaço de macarrão cru nos buraquinhos para ver se consegue tirar? Pois, é, basta ralar uma batata crua que ele fica limpinho.

20. Garagem

 

201

 

 

Manchas de óleo automotivo no chão da garagem? Limpe com Coca Cola.

Esses truques me ajudaram muito a retomar o controle sobre a limpeza da minha casa. E o melhor: com pouco esforço e sem gastar muito.

Se algum desses truques não funcionou com você, ou se conhece alternativas ainda melhores, escreva pra gente nos comentários. E se funcionaram também =)

E não esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos.