Scroll Top

Saúde

Técnica de respiração da ioga para aliviar cansaço e dor de cabeça rapidamente

Técnica de respiração da ioga para aliviar cansaço

Com esta milenar técnica, você pode aliviar o cansaço e a dor de cabeça apenas respirando.

Você anda sentindo cansaço e dor na cabeça?

Nem precisamos conhecer sua rotina para supor que ela deve ser bastante intensa.Acontece que, nos dias de hoje, raras são as pessoas que não são submetidas ao estresse das atividades diárias.

A maioria dos trabalhos exige ritmo acelerado, quando não é isso, a carga horária é longa. Por isso são comuns os sintomas de desgaste físico.

Comum, mas não normal! Não ignore os sinais que seu corpo está emitindo. A exaustão não tratada desenvolve uma série de problemas de saúde, como fraqueza, depressão, dores crônicas…

Neste artigo, ensinaremos uma técnica de respiração muito eficaz. Com ela, você poderá melhorar sua saúde e sentir uma sensação de alívio quase imediata.

Parece até absurdo pensar que apenas com a respiração podemos ter resultados incríveis, mas realmente funciona! Não por acaso, a técnica é muito antiga e continua sendo passada de geração a geração.

A ideia é expulsar todo o ar dos pulmões, o que muita gente, infelizmente, não faz porque respira errado. Ou seja, muita gente só usa metade (ou até menos) da capacidade pulmonar.

Se o seu problema for dor na cabeça, faça o seguinte:

– Feche a narina direita e respira apenas com a esquerda.

Continue assim por 5 minutos. Isso será suficiente para o alívio da dor.

Se o seu incômodo for estresse ou fadiga, siga a instrução abaixo:

– Feche a narina esquerda e respire com a direita.

Ou seja, exatamente o oposto da primeira dica.

Em cinco minutos, seu corpo sentirá uma mudança significativa.

É simples, mas se trata de uma técnica terapêutica natural milenar que faz parte da ioga e tem ajudado muita gente.  

Teste e comprove!

Talvez nós não percebemos, mas durante o dia, alternadamente, uma narina predomina sobre a outra enquanto respiramos. Se nos concentrarmos em nossa respiração, podemos compreender se, em um dado momento, estamos respirando principalmente com a narina direita ou com a narina esquerda. Algumas vezes, no entanto, realmente respiramos com ambas as narinas.

A narina direita está ligada ao sol (Surya), ao calor, ao universo masculino, à energia regenerativa e à atividade do sistema nervoso simpático, o qual estimula o metabolismo.

A narina esquerda está ligada à lua (Chandra), ao frio, ao universo feminino, à calma, ao relaxamento, à criatividade e à atividade do sistema nervoso parassimpático.

Quando temos uma dor de cabeça, podemos tentar fechar a narina direita e respirar profundamente por alguns momentos apenas através da narina esquerda (inspiro e expiro apenas através da narina esquerda). A respiração da narina esquerda está ligada ao relaxamento. Se a nossa dor de cabeça tiver origem em tensões física e ou emocional, este exercício pode ajudar a aliviá-la.

Se nos sentimos cansados, tentamos fechar a narina esquerda e respirar por alguns momentos apenas com a narina direita (inspirar e expirar apenas através da narina direita). Respirar através da narina direita reativa a nossa energia vital, e pode nos ajudar a encontrar a energia necessária que nos falta.

Esta prática é considerada útil para aplicar, por exemplo, quando já estamos cansados ​​ao acordar. Se quando acordamos, percebemos que respiramos com a narina esquerda, tentamos respirar por alguns momentos com a narina direita para ver se a situação melhora.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais

A respiração alternada é uma prática recomendada para adultos e contra-indicada para crianças (as crianças devem sempre respirar livremente, mesmo quando fazem yoga).

As técnicas de respiração (pranayama) que a tradição Yoga nos ensina não são um passatempo, não devem ser subestimadas em seus efeitos sobre o corpo e a mente e devem ser praticadas com cuidado e, idealmente, sob a orientação de um professor experiente que possa avaliar os exercícios mais adequados a serem realizadas levando em conta nosso estado de saúde, de nutrição e nosso estilo de vida.

Benefícios do ioga 

Todos os tipos de ioga trazem inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. A prática regular de ioga ajuda na prevenção de doenças, a diminuir a ansiedade, a melhorar a flexibilidade e postura e pode, inclusive, ser utilizada como tratamento eficaz de algumas patologias. De seguida, contamos-te os principais benefícios do ioga.

– Eliminar o stress

Uma parte muito importante do ioga é o controlo da respiração. Uma respiração equilibrada, combate o stress e a ansiedade e proporciona equilíbrio emocional. Outra vertente é a meditação, que ajuda a relaxar, através da concentração no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro. Um dos principais objetivos e resultados da prática de ioga é o relaxamento e a redução do stress através das posições, chamadas “asanas”, e da meditação.

– Melhorar o sono

A prática de ioga ajuda à produção de melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono. Uma maior e melhor produção de melatonina permite um sono com maior qualidade e mais profundo. O facto de a prática de ioga permitir o relaxamento e a tranquilidade, facilita uma boa noite de sono, pois o corpo fica mais relaxado e, consequentemente, o descanso é melhor.

No dia seguinte, terás mais energia e boa disposição. Uma boa noite de sono é um dos fatores essenciais de como eliminar o stress. Dormir bem remove uma grande parte do stress e ansiedade e permite eliminar a fadiga diária.

– Aliviar as dores do corpo

O ioga ajuda a corrigir a postura do corpo. Com uma prática regular, ganha-se maior consciência corporal e é mais fácil identificar sinais de tensão muscular. As posições de ioga, quando realizadas corretamente, permitem alinhar o corpo, corrigindo contraturas e relaxando a estrutura muscular, sem causar danos à coluna e às articulações do corpo.

O ioga baseia-se numa série de asanas, ou seja, de posições repetidas. Algumas destas asanas servem para alongar os músculos e tendões onde, normalmente, existe dor. As asanas focadas na postura e alongamento ajudam a libertar a tensão e dar maior flexibilidade aos músculos. Uma prática regular pode aliviar dores causadas por escoliose, hérnia discal ou fibromialgia.

– Descontrair o sistema nervoso

Quando nos perguntamos como eliminar o stress do dia a dia, estamos a falar como promover mudanças no sistema nervoso. No fundo, queremos que o nosso sistema nervoso passe de um estado de extrema vigília e estimulação, para um estado de descontração.

Isto é extremamente importante, pois o nosso sistema nervoso regula a função dos órgãos internos, como o coração, pulmões e intestinos. Certas asanas e as técnicas de meditação associadas ao ioga têm uma ação tranquilizadora e revitalizante sobre o corpo e estimulam a ação do sistema nervoso no sentido da descontração. A prática de ioga dá indicações ao sistema nervoso para diminuir o ritmo respiratório e cardíaco, diminuir a pressão arterial e aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos internos. 

– Controlar a tensão arterial 

Entre os muitos benefícios do ioga está, como mencionado, a regulação do sistema nervoso. Isto tem um impacto direto na tensão arterial, pois leva a um melhor funcionamento do coração e pulmões, e melhora a circulação sanguínea e os batimentos do coração.

Adicionalmente, o ioga permite controlar os níveis de hormonas do stress, como o cortisol e a adrenalina, o que leva a um maior equilíbrio do sistema endócrino e, consequentemente, ao controlo dos níveis da tensão arterial.

– Melhorar a função cerebral

Existem vários tipos de ioga e, cada um deles, inclui diferentes asanas. Esta grande variedade de posições de ioga inclui técnicas de respiração, de relaxamento, de visualização, mantras e meditação. A prática de cada uma destas técnicas permite que o cérebro crie novas sinapses, ou seja, ligações entre os neurónios.

A prática regular de ioga permite melhorar o funcionamento do cérebro, estimulando a memória, o tempo de reação e melhorando a coordenação motora através da movimentação do corpo e de ações simultâneas e repetidas. Adicionalmente, o ioga também promove a capacidade de foco e de direcionar a atenção, capacidades muito importantes para manter o bom funcionamento cerebral e aumentar a neuroplasticidade.

– Promover uma boa condição física

O ioga trabalha o corpo e a mente de forma interligada. No entanto, a atividade física associada ao ioga pode ser bastante vigorosa e alcançar os mesmos benefícios para a condição física que outros desportos.  De acordo com o tipo de ioga escolhido, a sua prática pode aumentar a força, o equilíbrio e a resistência, com elevado gasto calórico. 

O Power Ioga oferece exercícios, técnicas e posturas que permitem melhorar a resistência e fortalecer os músculos, de forma intensa. Mas qualquer outro tipo de ioga vai ajudar a melhorar o desempenho do corpo na prática de atividade física. A componente física do ioga permite tonificar o corpo, aumentar a definição, tonificar os músculos e aumentar a massa magra. 

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

E aí, você gostou de conhecer estas Técnica de respiração da ioga para aliviar cansaço!? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.