Scroll Top

Saúde Variedades

Conheça os sintomas da deficiência da vitamina B12 – muitas pessoas têm e nem sequer imaginam!

sintomas da deficiência da vitamina B12

Vamos falar agora de um nutriente superimportante: a vitamina B12. Se você é uma pessoa que se cuida e tem uma dieta  balanceada, parabéns!

Isso pode garantir a sua saúde e bem-estar do seu corpo.É preciso entender, porém, que encontrar alimentos ricos em vitamina B12 pode não ser uma tarefa fácil – os veganos são prova disso.

Como pouquíssimas plantas são compostas por essa vitamina, os vegetarianos mais radicais tendem a sofrer com a deficiência da B12.

A saída é tomar leites vegetais enriquecidos e suplementos de vitamina B12 específicos para vegetarianos. Alguns microrganismos, como bactérias “do bem” e fungos, também são produtores de vitamina B12.

Essas bactérias podem ser localizadas facilmente na terra, entrando em contato com muitos vegetais que acabam obtendo parcela dessa vitamina.

Assim, quando descascamos os vegetais, corremos o risco de perder a vitamina B12 que eles podem vir a ter.

Veja quais alimentos têm uma boa quantidade de vitamina B12:

  • Cogumelos
  • Nori
  • Levedura de cerveja
  • Leite
  • Ovos
  • Iogurtes
  • Carne

Geralmente tomamos essas injeções como estimulantes de energia ou para perder peso.

No entanto, como podemos perceber, esperar a queda dos níveis de energia ou o aumento de peso não são alternativas saudáveis.

Sendo assim, as injeções de B12 não são uma opção segura. Mas e os suplementos? Bom, se você consome pouco ou nada dos alimentos citados acima, então suplementos de vitamina B12 são uma boa opção.

Quem mais tem riscos de sofrer com a deficiência dessa vitamina são idosos, pessoas que estão se recuperando de cirurgias para perder peso, pessoas com HIV ou quem tem problemas digestivos sérios, como a doença de Crohn – já que ela impede a absorção de vitaminas e nutrientes.

As grávidas e as mães que ainda estão amamentando também precisam de maior quantidade da vitamina. E há ainda os veganos, que precisam ter especial atenção quanto à B12.

Quer saber como está a quantidade de B12 no seu organismo? Converse com seu médico e peça a ele um exame laboratorial específico. A quantidade diária recomendada dessa vitamina é muita baixa.
 
Um adulto só precisa de algo em torno de 2,4 microgramas por dia. No entanto, se faltar, isso provocará sérios problemas à saúde, como:

Principais sintomas

A deficiência de vitamina B12 pode ser notada nos sistemas cardíacos e nervoso, podendo ser percebidos os seguintes sintomas:

  1. Fadiga e fraqueza frequentes;
  2. Anemia perniciosa
  3. Falta de ar;
  4. Palpitações;
  5. Dificuldade visual;
  6. Perda da sensibilidade e formigamento nas mãos e nos pés;
  7. Falta de equilíbrio;
  8. Perda da memória e confusão mental;
  9. Possibilidade de demência, que pode ser irreversível;
  10. Falta de apetite e perda de peso sem razão aparente;
  11. Feridas na boca e na língua frequentemente;
  12. Irritabilidade;
  13. Sentimentos de tristeza recorrentes.

Nas crianças, a deficiência dessa vitamina também pode causar dificuldade de crescimento, atraso no desenvolvimento geral e anemia megaloblástica, por exemplo.

  • Anemia
  • Doenças cardíacas
  • AVC
  • Perda de memória
  • Paranoia
  • Depressão
  • Descontrole no sistema urinário

Importante: algumas vitaminas são produzidas naturalmente pelo nosso organismo.

Existem, porém, aquelas que só podem ser adquiridas através da alimentação.

Esse é o caso da vitamina B12.

E este é mais um motivo para você caprichar na sua alimentação.

O que pode causar a falta de vitamina B12

A vitamina B12 pode ter diversas causas, sendo as principais:

  • A nível estomacal: A anemia perniciosa pode causar uma diminuição do fator intrínseco, que é uma substância necessária para a absorção da vitamina a nível estomacal. Além disso, o ácido gástrico facilita a separação da vitamina B12 dos alimentos que a contêm, de modo que a gastrite atrófica e o uso de alguns medicamentos que bloqueiam ou neutralizam o ácido gástrico e podem interferir na concentração dessa vitamina;
  • A nível intestinal: As pessoas com doença de Crohn em que há o acometimento do íleo ou que tiveram o íleo removido, não absorvem a vitamina B12 de maneira eficiente. Outras causas intestinais de deficiência de B12 são o desenvolvimento excessivo de bactérias e parasitas;
  • Relacionado à alimentação: Os alimentos de origem animal são a única fonte natural de vitamina B12, sendo a deficiência da vitamina decorrente de uma dieta pobre em alimentos como carnes, peixes, ovos, queijo e leite. As pessoas que possuem maior risco são os idosos, alcoólicos, que não se alimento de maneira correta e os vegetarianos estritos.

Além disso, o uso de medicamentos como antibióticos, Metformina e remédios para gastrite e úlceras gástricas, como Omeprazol, podem diminuir a absorção de B12 no intestino, sendo recomendado conversar com o médico para avaliar a necessidade de usar suplementos vitamínicos.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais

Como é feito o tratamento

O tratamento da deficiência de vitamina B12 varia de acordo com a sua causa. No caso da anemia perniciosa, por exemplo, o tratamento é feito com aplicações de injeções intramusculares periódicas dessa vitamina e de outras do complexo B.

Quando a causa é a alimentação e a absorção é normal, o médico ou o nutricionista pode indicar a suplementação oral ou injeção de vitamina B12, assim como o aumento do consumo dos alimentos ricos nessa vitamina.

No caso dos vegetarianos, é importante incluir na dieta o consumo de alimentos enriquecidos com essa vitamina, como leite de soja, tofu e cerais, por exemplo.

O excesso dessa vitamina é raro, já que a vitamina B12 pode ser facilmente eliminada na urina. No entanto, pessoas que possuem policitemia, alergia ao cobalto ou à cobalamina, ou que se encontram no período pós operatório não devem fazer uso de suplementos de vitamina B12 sem orientação médica.

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer Sintomas da deficiência da vitamina B12!? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.