Scroll Top

Saúde Variedades

Chá calmante: contra ansiedade, estresse, angústia, tristeza e depressão

Esta infusão é composta de ervas medicinais que ajudam a relaxar o corpo e acalmar a mente.

Receitas naturais: Chá calmante

Confira abaixo alguns chás calmantes e naturais para melhorar a ansiedade e stress do dia a dia: Veja!

1- Chá calmante: contra ansiedade, estresse, angústia, tristeza e depressão

A vantagem desse chá calmante é que ele:

  • Acalma
  • Ajuda a relaxar
  • Ajuda a dormir
  • É natural
  • É barato
  • Fácil de fazer
  • Tem poucas contraindicações
  • Ajuda a segurar a compulsão alimentar

Chá calmante

Esta infusão calmante ajuda contra a ansiedade, estresse, angústia, tristeza e depressão.

Ingredientes:

  • 1 maçã verde picada com a casca (pode fazer com a vermelha se não encontrar a verde)
  • 10 cravos-da-índia
  • 1 colher (sopa) rasa de alecrim
  • 1 sachê de chá de hortelã ou folhas frescas
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  • Ferva a água e, quando começar a borbulhar, acrescente a maçã, os cravos, o alecrim e deixe ferver por mais três minutos.
  • Em seguida, adicione, o sachê de hortelã – ou as folhas frescas – e deixe em infusão por alguns minutos.
  • Consuma este chá durante o dia.
  • Se quiser adoçar, use mel puro, porém, a maçã já faz essa função de adoçante.

1. Chá de camomila com hortelã

Caso o objetivo seja preparar um chá saboroso, nutritivo e altamente relaxante, a melhor dica é recorrer à mistura camomila + hortelã. As duas ervas são fontes de vitaminas A, do complexo B, atuam como antioxidantes e são ótimas para tratar problemas como estresse e ansiedade.

A hortelã, em especial, possui a substância mentol, que ajuda a acalmar a mente e relaxar os músculos. A camomila, por sua vez, é fonte de glicenia – substância que ajuda a tranquilizar e a tratar problemas de insônia e ansiedade. Interessante, né? Para preparar esse chá, você pode fazer uma infusão com folhas de hortelã e flores de camomila. Depois, é só passar o chá em uma peneira e prontinho!

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

2. Chá de lavanda

Você conhece bem os benefícios da lavanda? Além de ter um aroma agradável e uma cor lilás bem bonita, essa plantinha ajuda a tratar problemas como insônia, ansiedade, estresse e a aliviar dores de cabeça. Isso porque ela é fonte de propriedades tranquilizadoras, que ajudam a relaxar os músculos (aliviando a tensão) e a relaxar a mente. Por isso, é muito indicado preparar chá de lavanda em momentos de ansiedade e estresse – basta fazer uma infusão com as folhas da planta (em uma panela com água quente) e, depois, peneirar o chá antes de beber. Não tem erro!

3. Chá de valeriana

Apesar de não ser muito conhecida, a valeriana é uma das plantas mais indicadas para combater estresse, ataques de pânico e ansiedade. Isso porque ela possui propriedades sedativas, calmantes e alivia tensões musculares.

Também conhecida como erva-dos-gatos, ela pode ser usada para tratar enxaquecas e cólicas menstruais muito agudas – basta consumir o chá com certa frequência. Para preparar essa bebida, coloque raiz de valeriana em uma panela com água e ferva por cerca de 15 minutos. Depois, é só coar e beber.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

4. Chá de flor de maracujá

Quem nunca ouviu falar no potencial calmante do maracujá? Além do suco feito com a fruta – que muita gente já consome – a nossa sugestão é recorrer ao chá de flor de maracujá. Essa bebida é altamente relaxante, pois é rica em flavonoides e atua no nosso sistema nervoso, diminuindo o estresse, a ansiedade e relaxando os músculos. Para preparar esse chá, basta fazer uma infusão com as flores da planta de maracujá e depois coar. Bem simples, né?

5. Chá de alecrim

Muito usado para temperar carnes, risotos e massas, o alecrim é um tipo de erva aromática altamente nutritiva: fonte de vitaminas A, C, fibras, cálcio e potássio. Mas, o que muita gente não sabe, é que ele também rende receitas de bebidas relaxantes e digestivas.

O chá de alecrim atua no nosso sistema nervoso, atua como antidepressivo e ajuda a afastar sentimentos de estresse, ansiedade e cansaço. Interessante, né? Para preparar, ferva cerca de 1 litro de água, acrescente folhas de alecrim e deixe no fogo por mais cinco minutos. Depois, é só coar e beber. Fica a dica!

Outras opções de chás relaxantes: erva-cidreira, capim-limão, tília, alfazema e erva-doce.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Veja também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas

E aí, você gostou de conhecer estes chás calmantes naturais e caseiros? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.