Scroll Top

Casa

Como limpar rejunte – 3 dicas para remoção da sujeira

Como qualquer parte de parede, o rejunte também acumula sujeira e fica amarelado ou mofado se não for limpo corretamente ou com frequência. Sendo assim, existem produtos caseiros e profissionais que podem ajudar a resolver esse problema. Então, veja na matéria a seguir como limpar rejunte.

Principalmente se for branco e estiver em ambientes úmidos com o banheiro e lavanderia, ou uma cozinha (que normalmente faz sujeira), o rejunte vai ficando preto e encardido. Por isso, para manter o ambiente com aspecto mais limpo e bonito, existem soluções caseiras fáceis para a limpeza desse material.

Como limpar rejunte
Para limpar rejunte, não precisa de coisas caras. Na verdade, são produtos bem comuns, que costumamos ter em casa, que fazem a maior parte do trabalho. Assim, você só precisa comprar água sanitária, vinagre ou bicarbonato de sódio para acabar com a sujeira do rejunte – caso não queira comprar produtos químicos específicos.

Água sanitária
Como limpar rejunte – Dicas caseiras para tirar a sujeira

Quando o assunto é mofo e bolor no rejunte, tanto de pisos, quanto de azulejos, pegue a água sanitária. Contudo, lembre-se de que ela só é útil se a mancha for recente. Sendo assim, veja como limpar rejunte com água sanitária:

Coloque o produto em um borrifador e molhe o rejunte com ele;
Aguarde 15 minutos para que não seja necessário esfregar;
Se a mancha não sair sozinha após esse tempo, use uma escova de dentes para esfregar a área;
Tire o produto com um pano molhado e, depois, um pano seco.
Vinagre

O vinagre é muito eficiente para limpar tanto gordura, quanto mofo e bolor. Por isso, pode ser usado na cozinha ou no banheiro. Assim, não tenha medo de usá-lo em rejunte preto ou branco, mas use o vinagre branco, para não manchar nada.

Então, veja como limpar rejunte com o vinagre:

Despeje o vinagre diretamente sobre o rejunte que quiser limpar;
Deixe agir de 15 a 20 minutos, mas não deixe secar;
Use uma escova de dentes velha para esfregar a área suja;
Por último, limpe com um pano molhado.
Bicarbonato de sódio

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

O bicarbonato, conhecido por clarear e limpar muitas coisas, também é útil aqui. Então, veja com limpar rejunte com o bicarbonato de sódio:

Misture bicarbonato com água, de forma que forme uma espécie de pasta cremosa;
Passe a mistura no rejunte com uma escova de dentes e deixe por 10 minutos;
Esfregue a área com uma a escova de dentes;
Limpe a área com um pano molhado.
Ainda, caso queira uma mistura mais potente, troque a água comum por água oxigenada e faça as mesmas etapas.

No caso de pós obra, apenas passe um pano úmido para tirar o excesso de argamassa. Em seguida, limpe com uma esponja umedecida com água.

Como limpar rejunte – evite ácidos
Se com todas as técnicas acima a sujeira não sair, a melhor solução é retirar o rejunte velho e aplicar um novo. Contudo, também existe tinta para rejunte, que encobre as manchas antigas.

Com isso, a outra dica é não usar produtos ácidos e abrasivos, como aguaras e soda cáustica. Em suma, eles estragam a cerâmica e, por isso, produtos específicos ou os caseiros listados acima que devem ser usados.

Mantendo o rejunte sempre limpo

Quando o rejunte está limpinho, ninguém quer que ele fique mofado ou manchado novamente. Para isso, basta seguir alguns hábitos diários para que isso não aconteça com facilidade novamente.

Deixar as portas do box e do banheiro abertas, assim como a janela, para manter o ambiente arejado e sem umidade, evitando que o mofo se prolifere;
Não use produtos abrasivos que danificam o revestimento;
Cozinhar com janelas e portas abertas para que a gordura não grude no rejunte e no azulejo;
Limpar sempre que alguma gordura ou líquido respingar sobre o rejunte da cozinha.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.