Scroll Top

Saúde

Como desengordurar a air fryer: vinagre e bicarbonato tiram as sujeiras mais difíceis

A higienização correta aumenta a vida útil da fritadeira elétrica e deixa as preparações mais gostosas

A air fryer é uma queridinha das cozinhas brasileiras por preparar alimentos de forma prática e saudável. Manter a fritadeira elétrica limpa é essencial para garantir que o aparelho continue funcionando adequadamente e evitar surpresas desagradáveis, como o almoço de hoje ficar com o gosto do jantar de ontem, maus odores e fumaça.

Aprenda a realizar a limpeza da air fryer de maneira simples e eficiente, aumentando sua vida útil.

Atenção: Antes de realizar a limpeza, certifique-se que aparelho está fora da tomada e complemente frio, para evitar queimaduras e choques. Além disso, as fabricantes não recomendam o uso de produtos abrasivos (como álcool, cloro e água sanitária, por exemplo) e palha de aço, que podem danificar o eletrodoméstico.

  1. Bacia
    A bacia é a parte na qual os alimentos são preparados e, por isso, costuma acumular mais sujeira, como gordura e farelos. Ela pode ser de material aramado ou antiaderente (lisa), e precisa de atenção especial na hora da limpeza.

Com o aparelho frio e desligado, inicie removendo a gaveta. Utilize uma escova de dentes com cerdas macias para retirar todos os farelos do eletrodoméstico. Depois, esfregue uma esponja levemente umedecida com detergente no cesto. Para não danificar o antiaderente e evitar riscos, utilize a parte amarela da bucha.

Misturinhas para remover a gordura
Já se a gordura estiver encrustada, você pode utilizar uma misturinha de água e vinagre branco para soltá-la do aparelho. Misture partes iguais de água e vinagre e limpe o utensílio com o auxílio de um pano ou esponja macia.

Caso a sujeira ainda não tenha saído completamente, tente essa solução com detergente e bicarbonato de sódio. Você irá precisar de:

– Água;
– Detergente neutro;
– Bicarbonato de sódio;

Aqueça água suficiente para cobrir o cesto no fogão. Depois, misture três colheres de sopa de detergente neutro e três colheres de bicarbonato de sódio. Deixe a solução agindo por cerca de 15 minutos. Por fim, esvazie o cesto e retire os resíduos com o auxílio de uma esponja ou pano macio, fazendo movimentos circulares gentilmente, e enxágue.

  1. Parte externa
    A parte externa também precisa ser limpa, embora não costume acumular tanta sujeira. Utilize um pano úmido com um pouco de vinagre, se o aparelho estiver levemente engordurado, ou uma bucha umedecida com detergente neutro, se estiver muito suja. Passe o pano ou a esponja pela superfície externa da air fryer, com cuidado para não apagar desenhos e informações.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

DICA EXTRA

Desengordurante caseiro
Ingredientes:

1 xícara de suco de limão – 5 a 6 limões
2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
2 xícaras de detergente neutro
1 xícara de álcool

Modo de preparo:

Coloque o suco de limão em um recipiente – pode ser uma bacia plástica.

Na sequência, adicione o detergente, o álcool e o bicarbonato de sódio.

Misture bem e aguarde a espuma abaixar.

Transfira a solução para um frasco borrifador e está pronto para o uso.

Depois, é só aplicar na superfície engordurada e proceder à limpeza normal.

Você pode usar este desengordurante no box do banheiro e também para limpar os vidros da sua casa.

Além de remover a sujeira e a gordura, este produto natural deixa as peças e utensílios brilhando, além de manter um perfume agradável.

É importante ressaltar a praticidade e economia ao fazer este produto caseiro, deixando de gastar com um desengordurante comercial.

Certamente seu bolso vai agradecer e o melhor de tudo: sua limpeza será com um produto natural que não prejudica a saúde.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.