Scroll Top

Casa

Como limpar as bocas do fogão queimadas com dois truques simples


Bocas do fogão queimadas: dois truques simples para limpar

Bocas de fogão queimadas ninguém merece não é mesmo? Nenhuma dona de casa gosta de ver seu fogão todo melado de óleo, ainda mais quando as bocas queimam.

Portanto, hoje você vai aprender a limpar essas bocas sem arrebentar suas mãos ou braços, basta seguir nosso passo a passo e pode confiar, porque funciona, eu uso aqui em casa.

O ideal é que toda vez que o óleo cai sobre as bocas, elas sejam lavadas. Isso porque, se eu não lavar o óleo, ele vai queimando e quanto mais queima, mais difícil é de remover.

Portanto, evite isso, quando o óleo derramar, ou quando fizer frituras e espirrar por tudo, logo em seguida, com uma gota de detergente, água e vinagre, limpe tudo. Enfim, evite usar as bocas sujas de óleo, porque uma vez queimadas, o trabalho é 3 x maior!

Uma vez queimadas, como já citamos, o trabalho é dobrado, mas o óleo queimado sai, pode ter certeza de que sai, mas precisa saber como fazer.

Portanto, é isso que hoje você vai aprender, a remover esse óleo queimado das bocas do fogão. O processo é lento, mas funciona, é 100% eficaz, basta seguir o passo e se possível evitar essa meleca de óleo no fogão.

Para pôr em prática nossa limpeza, vamos precisar de vinagre de álcool, bicarbonato de sódio e um sabonete lux. A saber, são ingredientes comuns que a maioria de nós temos em casa.

O processo de limpeza dura algumas horas. Isso porque, as bocas do fogão terão de passar por um processo de molho, onde o óleo vai amolecer e ficar mais fácil para remover.

A receita, os ingredientes e o preparo

Primeiramente, vamos precisar de 1 panela velha com 1,5 litro de água fervendo. 250 ml de vinagre de álcool e 3 colheres (sopa) bicarbonato de sódio e um sabonete lux branco, tem gente que usa Dove.

Efetivamente o sabonete Dove limpa melhor que o lux, mas custa mais caro. Entretanto, vale a pena ter um sabonete Dove na cozinha para esse tipo de limpeza.

O primeiro passo, é ferver a água. Em seguida, adicione o vinagre de álcool e depois o bicarbonato. Observe que quando você adicionar o bicarbonato vai espumar, isso ocorre por causa da reação química, mas dura alguns segundos apenas.

Portanto, não se assuste e nem se preocupe, misture tudo bem e chegou a hora de depositar as bocas dentro da panela.

Reserve as bocas dentro da panela de molho por pelo menos 2h. Isso porque, o óleo precisa amolecer, ele está queimado e grudado e o único modo de amolecer para começar a removê-lo, é pôr de molho. O molho é o passo principal para conseguir limpar o óleo queimado das peças.

A limpeza das bocas do fogão

Quando completar as 2 horas do molho, leve as peças para o fogo e deixe ferver por aproximadamente uns 20 minutos em fogo médio. Em seguida, desligue o fogo, com cuidado, retire uma boca de dentro da água e com a ajuda de um bombril e o sabonete comece esfregar.

Observe que a sujeira vai saindo, em alguns pontos da boca de fogão, onde o óleo está muito queimado, vai precisar por um pouco de força para esfregar, mas acredite, com paciência sai tudo facilmente.

E assim, uma a uma, você vai removendo da panela e esfregando com bombril, mas atenção não enxague, deixe todas ensaboadas com o sabonete dove/lux.

Depois que você esfregou a última boca, voltei na primeira, repasse o sabonete com bombril e enxague. Observe se por acaso ficou algum lugar que não limpou totalmente e esfregue de novo até obter o resultado que você deseja. E assim sucessivamente, o processo precisa ser repetido em todas as tampinhas até que todas elas estejam completamente limpas.

Mas atenção, se por acaso algumas delas não limparem totalmente, repita o molho, para terminar de amolecer o restante do óleo queimado. Em seguida, esfregue com sabonete e enxague e você vai ver que saiu tudo. Essa técnica é a mais eficaz que eu conheço e de todas que testei, é a única que limpa de verdade.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Botões e forno engordurados

Para a limpeza dos botões, eles podem ficar de molho na mesma água das bocas, mas não pode ser muito quente, ou seja, espere esfriar um pouco e adicione os botões no molho também e depois esfregue conforme seu costume. Ficam limpinhas!

Para o forno, a mesma mistura da panela também serve para o forno, quando estiver morna, coloque em um borrifador. Em seguida, borrife todo o forno sujo com essa mistura, deixe de molho 30 minutos e esfregue tudo com bombril e sabonete. Fica limpo também.

Todavia, se a sujeira estiver muito encrostada, usei limão e sal. Corte um limão na metade e separe 3 colheres de sal fino. Coloque luvas nas mãos porque o limão é muito ácido e mancha as mãos.

Pegue o limão, apoie ele no sal e em seguida comece esfregar no forno, nas partes onde está muito sujo e rapidamente observe que a sujeira começa a amolecer.

Depois limpe conforme seu costume. Entretanto, para remover a sujeira e o excesso de limão e sal use água. Funciona muito bem essa dica, super eficaz para deixar o forno limpo.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

E aí, você gostou de conhecer este Amaciante de roupas caseiro? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.