Scroll Top

Casa

Aprenda a fazer em casa seu próprio amaciante que além de economizar, deixa suas roupas macias e perfumadas.

Aprenda a fazer em casa seu próprio amaciante

O amaciante para roupas tem basicamente duas funções: deixar as fibras do tecido menos rígidas, facilitando na hora de passar, e com um cheirinho super agradável.

Mas, você sabia que dá para fazer o seu próprio amaciante caseiro? Isso mesmo! E, apesar do que possa parecer, é fácil, rápido e algumas vezes podem ser feito com produtos que você já tem em casa. Mas talvez você esteja se perguntando: por que vou querer fazer meu próprio amaciante?

A primeira vantagem é a economia de dinheiro. As receitas caseiras são super baratas e rendem bastante. Segundo, são produtos naturais, sem os compostos químicos característicos dos amaciantes industrializados, os quais muitas vezes causam problemas alérgicos ou reações na pele.

Por último, e não menos importante, eles são alternativas ecológicas, que não agridem o meio-ambiente durante a sua fabricação. Separamos uma lista com 3 receitas diferentes para que você possa criar seu próprio amaciante de forma fácil e segura. Acompanhe:


1. Amaciante com vinagre e bicarbonato:


O vinagre e o bicarbonato de sódio são grandes aliados na limpeza. E com eles você também consegue fazer um ótimo amaciante caseiro.

Portanto, despeje o vinagre e o óleo em um recipiente. Adicione o bicarbonato de sódio aos pouquinhos. Nesse momento, o líquido vai começar a borbulhar. Não se preocupe! É normal.
Mexa até formar uma mistura homogênea, posteriormente, transfira-a para o recipiente em que deseja armazená-la. Seu amaciante já está prontinho para ser usado.

Ingredientes

  • 6 xícaras de vinagre branco;
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • 15 gotas de óleo essencial (aquele que você mais gosta, ele serve para perfumar).
  • ~>> Medida da xícara: 150 ml


2. Amaciante com condicionador de cabelos:

Outra receita fácil e com produtos que você tem em casa é o amaciante com condicionador de cabelos. Primeiro dissolva o condicionador na água quente. Posteriormente, acrescente o vinagre e misture. Fácil e rápido.

Ingredientes


3 xícaras de vinagre branco;
500 ml de condicionador de cabelo;
1,5l de água morna.
~>> Medida da xícara: 150 ml

3. Amaciante com glicerina:


Também é possível fazer amaciantes à base de glicerina. Para isso, corte a base para amaciantes em pedaços pequenos, adicione 8 litros de água e leve ao fogo. Desse modo, continue mexendo até dissolver completamente.
Esquente os 12 litros de água restantes, mas sem deixá-los ferver. Misture esses 12 litros de água morna à base dissolvida. Acrescente a glicerina e continue mexendo. Outrossim, quando estiver fria, coloque a essência e o amaciante, e estará pronto!

Ingredientes


500 ml de base para amaciantes;
30 ml de glicerina ou 3 colheres;
10 ml de essência para amaciante (conforme a sua escolha);
20 litros de água.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Informações importantes

  • * Além de aprender a fazer o seu amaciante caseiro, é importante seguir as recomendações abaixo para que ele tenha maior eficácia e rendimento:
  •  Faça a higienização adequada do recipiente antes de despejar o amaciante caseiro. Para isso, use água e detergente neutro;
  • – Identifique o frasco para não correr o risco do produto ser usado para outra finalidade;
  • – Guarde o amaciante em recipiente fechado e longe da luz solar;
  • – Antes do uso, agite bem os amaciantes líquidos;
  • – Para que o amaciante caseiro não perca suas propriedades nem o perfume através da evaporação, adicione-o na máquina de lavar somente no ciclo de enxágue;
  • – Os amaciantes caseiros são alternativas ecológicas, naturais e baratas para usar no seu dia-a-dia.

Leia também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer a Aprenda a fazer em casa seu próprio amaciante? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.