Home / Emagrecimento / Sopa emagrecedora de beterraba, vitaminada e turbinada de saúde

Sopa emagrecedora de beterraba, vitaminada e turbinada de saúde

Apostar na sopa para emagrecer é um truque que pode turbinar sua dieta. E apostando em ingredientes supersaudáveis também é possível conquistar mais saúde, aumentando a eficiência dos nutrientes no seu organismo. Que tal, então, unir a beterraba, a cenoura e a laranja em uma receita para fortalecer e garantir disposição em uma silhueta invejável?

Beterraba emagrece

A beterraba é rica no antioxidante betalaína, responsável por sua cor roxa, que é capaz de promover um verdadeiro detox no corpo. Além disso, a raiz possui uma alta concentração de nitrato, que a torna a melhor amiga da dieta dos atletas, por potencializar o aproveitamento dos nutrientes pelo músculo e fornecer mais energia para a prática de exercícios físicos.Beterraba é rica em antioxidantes que promovem verdadeiro detox no corpo (Créditos: Shutterstock)

Quando o assunto é saúde, ela não fica atrás: diminui a pressão alta, evita o câncer e diminui as chances de sofrer um AVC. É rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão; vitaminas do complexo B, essenciais para o sistema imunológico; e vitamina C, que possui ação antioxidante e também atua no sistema imunológico.

Mesmo sendo fonte de açúcar, nem mesmo os diabéticos devem abandonar a beterraba. Isso porque, segundo a nutricionista Cyntia Bassi, a quantidade de fibras a torna saudável. “Por seu teor de glicose, deve ser adaptada dentro de um contexto de uma alimentação saudável, porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico” explica a profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Benefícios da sopa

Aliada à cenoura e à laranja, que também são fontes de vitamina C, a sopa se torna uma bomba de saúde e evita sofrer com gripes e resfriados. Mais do que isso, a cenoura é fonte de fibras, potássio e de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A, que, por sua vez, ajuda a prevenir a cegueira noturna e o câncer. Já a laranja evita a fadiga do corpo.

Sopa leva 4 beterrabas médias

Receita de sopa de beterraba

Ingredientes

  • 4 beterrabas médias cortadas em cubos
  • 2 cenouras fatiadas
  • 1 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de manteiga (para refogar a cebola)
  • 1 colher (sopa) de cominho (ou tempero de sua preferência)
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 cálice de suco de laranja
  • sal a gosto

LEIA TAMBÉM

Modo de Preparo

Coloque a beterraba e a cenoura para cozinhar na panela de pressão. Quando estiverem prontas, refogue a cebola na manteiga e adicione-as. Espere esfriar um pouco e, em seguida, leve ao liquidificador. Bata bem. Enquanto isso, acrescente o suco e bem pouco de açúcar para cortar a acidez. Acerte o sal e está pronta! Basta aquecer um pouco mais antes de consumir.

*Receita adaptada (a receita original sugere adicionar um creme azedo à sopa na hora de servir. Como o preparo desse ingrediente leva creme de leite, a sopa pode ficar menos light)