Scroll Top

Saúde

Folha de amora teria 22 vezes mais cálcio que leite de vaca, diz pesquisa

A amoreira, de nome científico Morus, é uma árvore de médio porte capaz de se adaptar a  diversos climas e solos. Por isso é fácil de ser encontrada em qualquer região do país. Suas folhas vêm sendo cada vez mais procuradas para fazer o chá de amora porque, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), elaborada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a folha da amora apresenta quase 3 vezes mais cálcio que o leite de vaca. Mas esse é apenas um entre os benefícios de tomar chá de folhas de amora.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/bibliamulher/

Benefícios para a saúde

As folhas de amora são ricas em nutrientes e contêm poucas calorias, então, são ótimas para adicionar na rotina alimentar e beneficiar o organismo de diferentes formas.

Opção vegetal para absorção de cálcio

Como mencionado no início, as folhas da amoreira possuem mais cálcio que o leite de vaca. Então, além de ser bom para quem tem intolerância à lactose, o chá de amora é uma opção saudável e vegetal para vegetarianos e veganos.

 Alívio dos sintomas da menopausa

As propriedades desse chá são capazes de melhorar a regulação de hormônios que fica bem desequilibrada no período da menopausa. Assim, o chá de amora para menopausa é um bom aliado, ajudando a aliviar sintomas como calorões, insônia, nervosismo e ansiedade junto de outros hábitos saudáveis necessários para a qualidade de vida da mulher com mais de 40 anos.

Ação antioxidante

Com sua riqueza de vitaminas, minerais e outros nutrientes, ele faz bem para o organismo de modo geral. Sua ação antioxidante ajuda a livrar as células do corpo do ataque dos radicais livres que as deixam oxidadas. Ao evitar a oxidação, as células conseguem ser mais saudáveis, prevenindo o envelhecimento precoce e uma série de doenças inflamatórias.

Anti-inflamatório

Existem várias recomendações para o chá feito de folhas de amora no sentido de contribuir com a cura de processos inflamatórios. Ele pode ser usado para fazer gargarejo quando está com aftas e dores de garganta, além de ser ótimo para fazer banho de assento ou para tomar quando o problema é infecção urinária.

Malefícios e contraindicações

Esse chá não pode ser consumido à vontade, várias vezes ao dia, pois pode intoxicar o organismo.

Sintomas de intoxicação

Quando a ingestão desse chá é excessiva, o corpo vai reagir com náuseas, vômito e dor de estômago. Ele precisa ser eliminado para evitar que cause danos ao fígado e comprometa a absorção de nutrientes.

Interação com medicamentos

Pessoas que fazem uso de medicamento controlado ou que estão em tratamento médico, devem pedir a orientação do profissional antes de consumir esse chá para saber se ele pode reagir com determinada medicação.

Serve de apoio, não como tratamento exclusivo

Esse chá não deve ser considerado como tratamento exclusivo de nenhuma doença, apenas pode servir como coadjuvante de tratamentos, sempre com orientação do médico.

Não recomendado para gestantes e pessoas com problemas no fígado

Por causa do risco de toxidade se consumido em excesso, esse chá deve ser evitado por pessoas com problemas de fígado. As gestantes também devem evitar por causa do risco de estimular contrações uterinas, em especial no início da gestação.

Como fazer em casa

Para melhor extrair os benefícios da amoreira, o ideal é preparar o chá a partir das suas folhas, que podem ser frescas, acabada de colher, ou desidratadas.

Ingredientes

Folhas de amoreira: 1 colher (sopa) de folhas picadas;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Ferva a água, desligue o fogo e adicione as folhas de amora;
  2. Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba ao longo do dia, sem adoçar. A mesma receita serve para fazer gargarejos e banho de assento.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/bibliamulher/

cha-de-folha-de-amora-contra-indicacao1

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.