Home / Saúde / Cuidados Dentais em Crianças

Cuidados Dentais em Crianças

Cuidados Dentais em Crianças

Quando pensamos nos cuidados necessários com a saúde bucal das crianças é natural que pensemos direto na escovação. Mesmo a escovação sendo o ponto central da rotina de cuidados existe outros cuidados que merecem toda a nossa atenção. O fio dental é um desses cuidados, pois é ele que ajuda a remover aqueles resíduos de comida que ficam acumulados dando origem a placa entre os dentes bem como alcança a linha da gengiva que fica quase impossível da escova.

Para que os seus filhos tenham uma boa saúde bucal é essencial que o fio dental seja incluso na rotina assim como as escovações após as refeições. Lembre-se que quanto mais cedo você ensinar hábitos saudáveis para os seus filhos melhor eles irão incorporar os mesmos para a sua vida. A seguir vamos te dar algumas dicas de como fazer com que seus filhos se sintam mais inclinados a fazer uso do fio dental.

A melhor tática para fazer com que os seus filhos se animem a usar o fio dental é utilizar a didática. Observe que para as crianças é importante ter uma referência visual das suas conquistas. Uma maneira de manter o interesse dos pequenos pelo fio dental é criar um calendário de progresso.

Pense num calendário que possa ser pendurado no banheiro e deixe que o seu filho cole um adesivo no mesmo após ter usado o fio dental. Para que a tarefa se torne ainda mais interessante ofereça para o seu filho um prêmio se ele tiver colado adesivos o mês todo. O prêmio pode ser uma ida ao cinema ou parque, um presentinho ou algo assim.

Diversão

Algumas crianças têm aversão ao fio dental porque entendem que o uso do mesmo é uma obrigação. Para que o seu filho goste e não deixe de usar o fio dental a dica é que esse momento se torne uma experiência divertida. Por exemplo, você pode contar para o seu filho uma história sobre as bactérias malvadas que desejam conquistar a boca dele e que o fio dental é o grande herói que vai libertar o sorriso dele dessas nojentas criaturas. Procure divertir o seu filho enquanto ele passa o fio dental.

Escovação

Não podemos deixar de falar a respeito da escovação, esse é o principal cuidado que devemos ter em toda a vida desde que somos pequenos até sermos idosos. A escovação correta é essencial, pois mesmo que a pessoa escove os dentes todos os dias pode ter problemas se essa escovação não for feita corretamente.

A escova deve alcançar todos os cantinhos da boca e você deve orientar o seu filho para que ele consiga fazer essa cobertura de toda a boca corretamente. Assim como o fio dental o hábito da escovação é também adquirido por exemplo então procure mostrar ao pequeno que sempre após as refeições você escova os dentes.

O Ministério da Saúde indica que a criança utilize o creme dental convencional com flúor assim que aparecerem os primeiros molares decíduos, isso ocorre por volta dos 14 meses. A quantidade de creme dental que deve ser usada é equivalente a um grão de arroz cru. São os pais ou responsáveis que devem fazer a limpeza dos dentes dos pequenos pelo menos três vezes ao dia.

Quem ainda tem restrição ao uso elevado de flúor pode encontrar algumas alternativas no mercado com produtos que usam malva, clorexidina e xilitol. O xilitol tem capacidade de fazer o tratamento e a prevenção das cáries, mas tem um alto custo e necessita de mais pesquisas.

Outro produto que precisa de mais pesquisas é a malva que tem ação anti-inflamatória e antimicrobiana. Tem ainda a clorexidina que é usada em casos mais específicos que envolvem risco de cárie, porém, se deve ter atenção que esse produto pode acarretar no surgimento de manchas externas nos dentes. É ideal que os pais procurem orientação do dentista da criança para definir qual é o melhor produto a ser usado.