Home / Variedades / Dicas para limpar, guardar e Conservar Alface por mais tempo

Dicas para limpar, guardar e Conservar Alface por mais tempo

Conservar Alface por mais tempo

Tenho certeza que você não quer ver o alface das compras da semana ficar murcho em poucos dias, mas como proceder? Comer tudo em dois dias pode parecer saudável, mas um pouco inviável no caso de famílias pequenas. Essas dicas são de como limpar, guardar e, assim, manter as folhas para a salada mais frescas e prontas para consumo por mais tempo. Além de fazer com alface – lisa, crespa, americana -, você pode usar os mesmo procedimentos para espinafre, rúcula, hortelã, agrião etc.


Dessa vez não vou dizer que não é trabalhoso, que você vai fazer em poucos minutos e coisa e tal. Mas encare a tarefa de cuidar das folhas assim que chegam do mercado como um investimento: o trabalho daquele momento vai economizar tempo precioso na hora de utilizar as folhas, pois elas ficarão prontinhas para usar nas saladas da semana. No caso do alface, esse “tratamento” deixa as folhas boas para o consumo por uma semana. Falando do espinafre, este tempo é ainda maior. Mãos à obra! Garanto que vale a pena.

LEIA TAMBÉM

Higienizando as folhas

Retire folha a folha do alface/espinafre etc., elimine as amassadas e murchas, e mergulhe as boas em uma bacia com a mistura de água e hipoclorito de sódio (ou produto específico para higienizar itens de hortifruti). Use 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (a 2,5%) para 1 litro de água*. No caso do produto, veja as recomendações na embalagem. Deixe de molho por 30 min. Retire as folhas e lave-as uma a uma em água corrente.

*A velha conhecida água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio e água, confira na embalagem se o produto pode ser usado em alimentos. Atenção: o vinagre não é suficiente para eliminar os micro-organismos! No máximo, ajuda a fazer lagartas e insetos largarem das folhas.

Armazenando e fazendo durar

Folhas limpinhas e desinfetadas, seque uma a uma com um pano de prato limpo (ou use um secador de saladas). Escolha um pote com tampa de tamanho adequado e forre o fundo com papel-toalha. Acomode uma camada de folhas e cubra totalmente com papel-toalha. Faça mais uma camada de folhas e cubra novamente com papel-toalha. Faça camadas de acordo com a quantidade de folhas (o ideal é fazer camadas “finas”, para que todas as folhas encostem no papel). O importante é sempre finalizar com uma camada de papel-toalha, para que a tampa não encoste diretamente nas folhas. Mantenha o pote tampado na parte baixa da geladeira.

Assim, você terá sempre folhas limpas e prontas para o consumo, e que duram mais. Você pode usar um pote grande e fazer uma camada para cada tipo de folha – alface lisa, alface roxa, rúcula etc. -. Na hora de utilizar, resgate um pouco das folhas de cada camada, é seu mix para saladas sempre  pronto para usar 🙂

Post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores