Scroll Top

Saúde

Como tratar frieira? Conheça dicas e truques para prevenir o problema

Você sofre com o famoso pé-de-atleta e quer saber como tratar frieira? Então está no artigo certo! A frieira é uma infecção que acomete homens e mulheres de qualquer idade, especialmente no verão. O calor favorece a proliferação de fungos em ambientes úmidos, como dentro dos sapatos ou em um banheiro depois do banho.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

 Essas são algumas das formas de transmissão, mas continue lendo para saber das outras, assim como os sintomas, tratamentos e as formas de prevenção.
    • O que é frieira?

A fieira (ou pé-de-atleta) é uma infecção causada por fungos na pele. No local afetado, aparecem bolhas, rachaduras, coceira e ardor. Também pode dar vermelhidão e descamação da pele, além de um odor mais forte, como o chulé.

A frieira acontece entre os dedos, quando existe uma combinação de umidade e calor dentro do sapato. Contudo, pode aparecer também quando outra parte da pele é exposta ao fungo Tricophyton, causador da doença.

Ela pode ser transmitida através do contato com a pessoa ou superfícies contaminadas. Normalmente esses locais são banheiros, pisos, praia, piscina e vestiários. Também há risco com o compartilhamentos de roupas de cama e roupas.

Como prevenir e como tratar frieira?

Não sabemos quando um ambiente está infectado com determinados fungos e bactérias que podem causar doenças, então temos que nos proteger deles. Os cuidados com a higiene são fundamentais para essa proteção:

  • Seque os pés: sempre depois de tomar banho ou quando molhar os pés, pegue uma toalha limpa e seque-os muito bem, especialmente entre os dedos. Se colocar meias e sapatos com os pés úmidos, o calor e a umidade vão ser o ambiente perfeito para o crescimento dos fungos.
  • Use chinelos: sempre que possível, quando estiver em casa, fique de chinelos abertos para que seus pés possam respirar e secar qualquer foco de infecção. Também use chinelos sempre que estiver em vestiários ou outro banheiro desconhecido para não entrar em contato com o piso.
  • Sapatos arejados: prefira os calçados que deixem os pés respirarem, principalmente se você passa o dia com sapatos fechados. Da mesma forma, as meias devem ser de tecido natural para absorverem a umidade dos pés.

Tenha o hábito de observar a sua pele, conferir entre os dedos dos pés e a aparência da unhas. Qualquer sinal de unha mais grossa ou esbranquiçada sem motivo aparente pode ser uma infecção fúngica começando. Quanto antes for consultar o médico, maior a eficácia do tratamento.

Diagnóstico e tratamentos para frieira

O diagnóstico e a forma como tratar frieira são feitos por um clínico geral, um dermatologista, um infectologista ou mesmo um geriatra. Costuma ser um problema simples de resolver quando tratada logo no início, então mais especialidades estão aptas a tratar.

Quando o paciente chega no consultório com os sintomas, o médico irá analisar a características da região afetada, fazer perguntas ao paciente sobre o início do problema e seus hábitos.

Se julgar necessário o médico poderá recolher uma amostra da pele afetada para fazer uma análise microscópica, analisar o corpo sob luz negra ou solicitar uma biópsia.

Como tratamento, normalmente pomadas antifúngicas têm uma boa resposta. Mas se a pomada não resultar, também pode ser prescrita uma medicação via oral.

Como tratar frieira: Remédios naturais

As receitas naturais e caseiras são uma boa opção para acompanhar o tratamento médico e reforçar o efeito positivo da cura. Veja abaixo algumas dicas caseiras para tratar frieiras:

Alho

Poderoso antifúngico, o alho vai ajudar a matar os fungos e curar a inflamação. Basta esmagar 3 dentes em um copo e deixar de molho em um pouco de água. Depois passar essa água sobre o ferimento, lavando ou fazendo uma compressa.

Batata

A batata tem antioxidantes para combater os radicais livres que atacam as células saudáveis. Quando usada sobre um machucado na pele, ajuda a cicatrizar e devolve o aspecto de limpeza à pele.

Para aplicar, amasse um pedaço de batata crua para libertar o líquido e passe na pele, deixando agir por 20 minutos, depois enxágue e seque bem.

Cebola

A cebola tem a função de absorver as doenças do ambiente, e em contato com a pele oferece ação antifúngica. O processo para aplicação é o mesmo feito acima, com a batata.

Com esmagador, desfaça um pedaço de cebola para que solte o líquido. Depois aplique na área afetada, deixe agir por alguns minutos, lave e seque bem.

Óleo de amêndoas

Os óleos vegetais são muito populares por causa dos seus inúmeros benefícios para a saúde. Então, pode usar o óleo de amêndoas para massagear a pele, depois do banho, quando o corpo está bem limpo e seco. É uma forma simples e fácil de como tratar frieira.

Banho de ervas

Além de tomar chá, outra maneira de fornecer os benefícios das plantas para o corpo é com banhos.

Se quiser tratar áreas como mãos ou pés, coloque água quase fervente em uma bacia grande, coloque folhas de ervas medicinais, deixe agir por cinco minutos e mergulhe seus pés ou mãos nessa água morna.

Deixe de molho de dez a quinze minutos, depois seque com uma toalha limpa e pronto. Pode repetir mais vezes ao dia.

Água boricada e gaze

Esse procedimento é muito simples e o objetivo é deixar a água boricada vai agir com seu poder antifúngico, antibacteriano e antisséptico.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada

 CURTIU A DICA? INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL  ➜ https://goo.gl/zajniC

frieira-1280

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.