Scroll Top

Cabelo

Como fazer tônico capilar caseiro – 5 receitas simples e fáceis

A função do tônico capilar caseiro é de deixar os fios de cabelo mais fortes para que cresçam mais rápido e mais saudáveis. Sua atuação é no couro cabeludo, onde ele também vai ajudar a prevenir o excesso de oleosidade e a caspa. Veja quais ingredientes pode usar para fazer suas receitas.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM https://www.instagram.com/bibliamulher/

Receitas de tônico capilar caseiro

As receitas geralmente incluem folhas de várias plantas que vão nutrir os fios e limpar o couro cabeludo. Outros ingredientes podem ser adicionados para intensificar o efeito, veja quais são:

 1. Tônico capilar de eucalipto

O eucalipto é antisséptico, então promove uma boa limpeza no couro cabeludo, ajudando a eliminar a oleosidade causada pelouro, que são o excesso de toxinas e poluição que ficam presos obstruindo os poros. Essa receita também promove o crescimento dos fios. Além de vinagre de maçã que também atua na limpeza e trata inflamações.

Para fazer esse tônico capilar caseiro, coloque para aquecer 1 copo de água e, quando ferver, adicione 3 folhas de louro e 3 folhas de eucalipto. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Quando estiver frio, adicione 100 ml de vinagre de maçã e então faça a aplicação, como descrito no último tópico.

 2. Tônico de folha de goiabeira

A folha de goiabeira também beneficia os fios de cabelo e o couro cabeludo com sua riqueza de nutrientes e os antioxidantes que ajudam a deixar as células mais saudáveis. Essa é uma receita ainda mais simples, pois só precisa fazer um chá com 1 litro de água e um punhado de folhas de goiabeira. Depois que amornar, faça a aplicação.

3. Tônico de aloe vera

A aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta suculenta que guarda um gel transparente em seu interior. Esse gel tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de ser um bom hidratante.

Faça a receita do tônico capilar caseiro preparando 100 ml de um chá de saquinho com a erva que preferir. Assim que amornar, adicione 10 ml de vinagre de maçã, 10 ml de gel de aloe vera, 10 gotas de óleo essencial da sua preferência e misture muito bem. Depois é só aplicar no couro cabeludo.

4. Tônico de hortelã

A hortelã é um tipo de planta que vale a pena ter em casa em um vasinho. Ela é boa para tratar vários problemas de saúde, inclusive oferecendo sua ação de limpeza e anti-inflamatória para o couro cabeludo.

Misture 6 galhos de folhas de hortelã com 200 ml de água, bata tudo no liquidificador e depois coe. Não precisa fazer chá. Depois de bater já está pronto para ser aplicado.

5. Tônico de alho e óleo de rícino

Essa receita vai deixar o cabelo com um cheiro de alho, como deve imaginar, mas o cheiro vai embora depois de remover muito bem o tônico e aplicar seu xampu e condicionador. O fato é que o alho é um bactericida natural, além de oferecer muitos nutrientes ao cabelo.

O óleo de rícino é um dos ingredientes mais usados para tratar o cabelo, já testado e aprovado como útil para o crescimento acelerado dos fios. Então, esse é um dos melhores entre as opções de tônico capilar caseiro.

Para fazer essa receita, misture um pouco de óleo de rícino com azeite de oliva extravirgem. Depois adicione 6 dentes de alho bem esmagados. Deixe descansar por algumas horas e depois proceda com a aplicação, como explicado abaixo.

Como e quando usar?

Se você está com os fios opacos, quebradiços e com queda acentuada, em primeiro lugar deve ir ao dermatologista ou ao tricologista para saber se existe algum problema que precise de tratamento médico.

Se estiver tudo bem, mas o profissional recomendar que use um tônico capilar caseiro para melhorar a saúde dos fios, então uma dessas receitas pode ser útil.

A aplicação é feita 2 ou 3 vezes por semana, no cabelo seco, antes do banho. Faça de preferência em um horário mais cedo para que dê tempo de o cabelo secar sem precisar de secador.

Ao aplicar, massageie principalmente o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Se sobrar tônico, aplique no comprimento dos fios, mas dê preferência ao couro cabeludo.

 Para ter um bom efeito, também é importante manter uma rotina de cuidados com o cabelo e com a sua alimentação.
Como fazer tônico capilar caseiro – 5 receitas simples e fáceis1

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.