Home / Cabelo / Cinco componentes que são aliados da juventude

Cinco componentes que são aliados da juventude

Cinco componentes que são aliados da juventude

A maior preocupação da maioria das mulheres ao longo da vida é saber que as pessoas envelhecem, inclusive elas mesmas. As mais vaidosas se cercam de cuidados especiais e tratamentos estéticos desde cedo para estarem bonitas mais adiante, afinal, depois é mais difícil perder peso ou gordura localizada, além de que surgem linhas de expressão e rugas no rosto, o que abala a auto-estima feminina.

Nos cosméticos disponíveis no mercado da beleza, existem cinco componentes que são fortes aliados da juventude. Todos estes componentes são naturalmente produzidos pelo organismo, mas ao longo do tempo vão perdendo força, podendo serem produzidos sinteticamente.

São eles:

Ácido Hialurônico: Naturalmente produzido pelo organismo, o ácido hialurônico é uma substância gelatinosa que divide espaço com as fibras de colágeno na pele, oferecendo firmeza, juventude e hidratação. Quem se incomoda com a flacidez, com as linhas de expressão e com as rugas, já que ao longo do tempo o corpo humano diminui a sua produção natural de ácido hialurônico, pode realizar um preenchimento com a substância em sua versão sintética. O preenchimento é feito através de injeções superficiais até a altura da epiderme, mas os efeitos são temporários, pois após alguns anos, a substância é gradualmente absorvida pelo organismo.

5-componentes-rejuvenescer-pele

Ácido Retinóico: Também conhecido como tretinoína, o ácido retinóico é uma substância produzida a partir da vitamina A que atenua as linhas de expressão, as  rugas, as manchas e as cicatrizes de acne. Apesar de requerer o uso constante do protetor solar e a não exposição ao sol, ao contrário dos demais ácidos, que em qualquer situação adversa pode manchar a pele, o ácido retinóico é um componente um pouco mais fraco, indicado para o uso noturno. Desta forma, quem utiliza a substância pode ir para o trabalho despreocupadamente. O ácido retinóico renova as células da pele, eliminando as imperfeições.

Aquaporina: As proteínas presentes no nosso organismo são formadas por diversas moléculas menores de aminoácidos essenciais, sendo uma delas a aquaporina, que se instala nos poros, possibilitando o fluxo de transpiração da epiderme para a superfície da pele através da eliminação de água do organismo. Ao longo do tempo, o corpo humano vai perdendo a sua capacidade de produzir diversas substâncias, como a aquaporina, deixando a pele opaca e ressecada. Por cauda disso, sempre é possível encontrar as substâncias que estão faltando no organismo em versões sintéticas. Neste ponto, a aquaporina hidrata, atenuando as linhas de expressão e as rugas.

Vitamina C: Podendo ser encontrado em comprimidos de Vitamina C pura ou frutas, como, por exemplo, a acerola, o caju e a laranja, a Vitamina C é uma substância antioxidante que retarda o envelhecimento do organismo ou da pele e bloqueia a ação dos chamados radicais livres, que são moléculas tóxicas de oxigênio. Encontrada em frutas cítricas, que possuem ácido ascórbico, a Vitamina C estimula uma maior produção de colágeno no organismo, facilitando a renovação celular essencial para o rejuvenescimento da pele. Mais fraco que as demais substâncias, pode ser utilizada tanto de dia quanto de noite, mas deve-se lavar a região tratada antes de ir para o sol.

Vitamina E: Enquanto as fibras de colágeno promovem a renovação celular e os ácidos facilitam a troca das células da pele, a Vitamina E acelera e potencializa estes resultados, podendo ser encontrada em comprimidos ou em em alimentos integrais e alimentos orgânicos, como, por exemplo, o ovo, o fígado bovino, o peixe, os vegetais, as sementes e as castanhas. Outra vantagem da Vitamina E é que a substância em questão por si só protege a pele que está sendo tratada dos efeitos prejudiciais dos raios solares. Contudo, não serve para retardar o envelhecimento, atenuar linhas de expressão ou atenuar rugas.