Scroll Top

Saúde

Chá da casca do limão reduz gordura no fígado e controla ansiedade

Além de ser excelente fonte de vitamina C, ácido fólico e potássio, o limão possui uma série de fitoquímicos ativos que traz diversos benefícios para a saúde.

Em seu perfil no Instagram, a nutricionista Ana Paula Pujol destaca o limoneno, um antioxidante poderoso presente na casca do limão que pode evitar o acúmulo de gordura no fígado, reduzir ansiedade, aliviar azia e refluxo e até mesmo prevenir câncer.

De acordo com a especialista, para obter os efeitos positivos do limoneno em longo prazo é necessário que seu consumo seja diário, já que sua meia vida (tempo que fica no corpo) é de 12 a 24 horas. Uma boa maneira de garantir a dose de limoneno é por meio de um chá da casca do limão.

Como preparar chá da casca do limão

O chá da casca de limão precisa ser preparado de forma um pouco diferenciada para que o limoneno não seja perdido. O ideal, segundo a nutricionista, é fazer infusão da casca do limão em água pré-fervura, por 3 minutos, sem ferver a casca. Isso porque os terpenos (mirceno e limoneno) presentes na casca do limão são leves e voláteis e são os primeiros a evaporar com o aquecimento. Além disso, os glicosídeos de flavonas (outros compostos da casca da fruta) também podem ser destruídos quando aquecidos a temperaturas mais altas por um longo período.

A profissional ainda indica consumir o chá da casca de limão antes de uma refeição para que seja estimulada a liberação de enzimas pancreáticas e conteúdo biliar, que podem melhorar a digestão.

Benefícios dos chás para a saúde

Consumir chás de ervas é um hábito comum adotado por pessoas que buscam tratamentos naturais para combater e aliviar sintomas de infecções e problemas simples de saúde, como gripes e resfriados.

Os ótimos benefícios do chá de casca de limão

O chá de casca de limão é um remédio tradicional em muitos países. É ideal para ser tomado pelas manhãs ou depois do almoço, sempre acompanhado por um adoçante natural como, por exemplo, o mel. Em suas águas douradas de irresistível fragrância ácida, você encontrará todos estes benefícios:

  • Elimina os gases. Como você já sabe, este problema tende a aparecer no meio da tarde ou depois de uma digestão pesada. Cada vez que acontecer, tome uma boa xícara deste chá, pois resolverá o inchaço e os gases em poucos minutos.
  • Favorece a digestão estomacal. É perfeito! É excelente tomar uma xícara de chá de casca de limão após o almoço.
  • Este remédio natural é muito bom para o fígado. Desinflama, descongestiona e favorece a correta metabolização das enzimas e minerais.
  • Favorece a alcalinização do sangue.
  • Depura o organismo e evita a clássica retenção de líquidos.
  • É um bom adstringente.
  • Ajudará a reforçar o sistema imune se tomado regularmente.
  • Evita resfriados e gripes.
  • É antisséptico.
  • Reduz o mau hálito.
  • Elimina o excesso de gordura da pele.
  • É um bom regulador da pressão arterial.
  • Ajuda a emagrecer, elimina toxinas, ativa o metabolismo e consegue queimar gorduras.

Devido à irritação das mucosas do estômago, esta infusão à base de casca de limão não é indicada para quem sofre de gastrite, pois pode causar dor.

Como tomar?

  • Você pode tomar duas xícaras diárias ou um litro a cada dois dias. O que preferir. Deste modo, reforçará as defesas, evitará resfriados e gripes e limpará o organismo. O ideal é tomar uma primeira xícara de chá de casca de limão em jejum, meia hora antes de tomar o café da manhã.
  • A seguinte xícara deve ser tomada depois do almoço para ajudar a melhorar a digestão.
  • Para conseguir perder uns quilos extras, beba outra xícara no meio da tarde e outra antes de dormir, mas acompanhe esta sugestão com uma dieta saudável e equilibrada para eliminar toxinas e gorduras. O ideal é seguir o tratamento a cada dois dias.
  • Para reforçar suas defesas, cuidar do fígado e melhorar as digestões, será suficiente tomar uma ou duas xícaras diárias. É um remédio simples e delicioso que fará muito bem à sua saúde.

Mas você sabe, exatamente, quais são as infusões que realmente promovem bem-estar?

Em seu perfil no Instagram, a nutricionista clínica funcional Fernanda Granja indica um mix de chás capaz não somente de acabar com a gripe como também evitar que a condição se transforme em sinusite. Confira a lista de ervas poderosas e o modo de preparo de cada infusão:

Sugerimos experimentar também o chá de casca de laranja. É refrescante e muito medicinal.

O modo de preparo é o mesmo que o de limão, mas se adicionar 15 gramas de canela moída e alguns cubinhos de gelo, terá uma bebida ideal para baixar o colesterol, evitar inflamações e também para queimar gorduras.

Chás que ajudam a combater gripes

Chá de guaco: de acordo com a nutricionista, a erva tem ação anti-inflamatória, antialérgica e antibacteriana, combatendo assim gripes e resfriados. Para preparar o chá, ferva meio litro de água e misture uma colher de sopa das folhas de guaco picadas. Mantenha a fervura por mais cinco minutos e depois coe.

Chá de limão: para aproveitar bem os polifenóis no chá, corte uma unidade da fruta em quatro pedaços e ferva com casca e tudo por dez minutos. Para adoçar, adicione um pouco de mel, que também contribui para combater problemas respiratórios.

Chá de gengibre: corte um pedaço grande de gengibre em rodelas, ferva meio litro de água, desligue o fogo e deixe-o na infusão por dez minutos. A nutricionista explica que o gingerol, ativo do gengibre, tem ação poderosa contra fungos, bactérias e vírus.

Chá de alho: o alimento é fonte de alicina, zinco e selênio, que são minerais importantes para o sistema imunológico. Para fazer o chá, coloque o alho no final do preparo e mantenha por pouco tempo no calor para que o princípio ativo seja liberado e aproveitado.

zk01-pl

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.