Home / Saúde / As melhores técnicas para aliviar a cólica do bebê passo a passo

As melhores técnicas para aliviar a cólica do bebê passo a passo

As melhores técnicas para aliviar a cólica do bebê passo a passo

O tema agora são os nossos bebês, ou melhor, as cólicas que perturbam tanto eles. Você sabe o que deve fazer para evitar as cólicas ocasionadas pelo acúmulo da entrada de ar no estômago? Estimular o arroto do bebê. O que acontece é que o sistema digestivo, até os 3 meses de idade, ainda não está bem desenvolvido. Sendo assim, quando o bebê se alimenta, tanto na mamadeira, quanto no leite materno, é importante que o adulto estimule o arroto.

Para que você saiba o momento certo de agir, orientamos que o arroto seja estimulado a cada 60 ou 90 ml de leite consumido ou quando a mãe realizar a troca do peito. Assim, podemos evitar o acúmulo de ar e as dores horríveis no ventre do bebezinho. Agora que você já sabe qual é o segredo para acabar com as dores e a maioria dos gritinhos de choro, aprenda as posições que estimulam a eliminação dos gases:

Leia também:

colica bebe

 

Pernas:

Deite o bebê de barriga para baixo em seu colo. Em seguida, dê pequenas tapinhas nas costas para expulsar os gases.

Braços:

esta é a posição mais comum. Coloque o bebê em seus braços, com a cabeça dele na altura de seus ombros e faça massagens circulares nas costas dele.

Bebê sentado:

se o bebê já for grandinho e conseguir se sentar, coloque‐o sentado e massageie suas costas ou dê alguns tapinhas leves (também nas costas), as duas dicas ajudam a eliminar gases.

Alguns bebê são mais propensos a sofrer com gases e refluxos, demonstrando um comportamento muito inquieto. Se for o caso do seu bebê, coloque‐o para arrotar a cada 5 minutos. Não se preocupe se não ouvir o arroto, às vezes ele passa despercebido.

Quer mais?

Conheça estas técnicas:

Massagens: deite o bebê e faça uma massagem circular, sentido horário, em seu abdome ‐ isso vai aliviar as dores. Toalha: você pode colocar uma toalha morna na barriguinha do bebê e deixar por 2 minutos.

Pernas: esta também é uma técnica bastante conhecida. Deite o bebê de barriga para cima e faça movimentos em suas perninhas, puxando e empurrando levemente, para que o estomago seja um pouco pressionado.

Bicicleta ‐ coloque o bebê de costas , segurando os calcanhares dele, faça suaves movimentos simulando uma pedalada. Há uma crença popular que diz que não devemos interromper um bebê enquanto se alimenta. Isso não é verdade. Quando ele estiver inquieto é preciso ajudá‐lo para evitar dores e expelir os gases. E, para tanto, basta pôr em prática algumas das técnicas aqui ensinadas.