Scroll Top

Saúde

Água com limão: benefícios, quando tomar e se ajuda a emagrecer

A água com limão é utilizada por diversas pessoas já há bastante tempo. Natural, econômica e fácil de fazer, a mistura faz parte do dia a dia de várias famosas e pode trazer muitos benefícios para você!

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

O seu efeito detox e capacidade de reduzir o apetite, faz com que seja uma aliada na luta contra aqueles quilinhos a mais. Além disso, o limão reduz as chances de envelhecimento precoce, reforça o sistema imunológico e afasta resfriados e gripes.

Você sabia que beber água com limão é tão eficaz quanto o soro caseiro? A bebida ajuda a hidratar hidratação do sistema linfático. A fruta também tem propriedades energéticas, melhora o humor, ajuda a combater a depressão e reduz a ansiedade. Até mesmo o cheirinho do limão atua no seu cérebro ativando milhares de células, sendo bastante utilizado na aromaterapia.

Para que o seu corpo aproveite todas as vantagens dessa bebida, é preciso também seguir algumas dicas, como optar pela versão orgânica, livre de agrotóxicos, uma vez que os pesticidas podem prejudicar o organismo e beber água com limão em jejum, para potencializar os efeitos.

1. Alcalino

Quando você ingere a bebida em jejum, ela alcaliniza o seu sangue. O que isso quer dizer? É simples, o sangue possui um pH que pode ser: ácido: 0; neutro: 7 ou alcalino: 14. O ideal é que o sangue tenha com o pH entre 7,36 e 7,42, ou seja, levemente alcalinizado.

As variações de pH mais bruscas podem deixar você doente. O sangue ácido, por exemplo, pode causar estado de coma. Assim como, quando alcalizado demais, o sangue compromete o sistema imunológico e causa irritações, espasmos, convulsões e outros problemas.

O que muda o pH do sangue? A sua alimentação. Comer frituras, proteínas animais, alimentos refinados, como sal, farinha e açúcar, refrigerantes e tudo que for cozido demais, pode acidificar o corpo.

2. Diurético

Água com limão desincha seu corpo, pois tem efeito diurético. Isso faz com que o líquido acumulado seja eliminado do seu corpo, reduzindo o inchaço, reduzindo algumas medidas.

3. Auxilia na digestão

Ao beber água com limão em jejum, você reestabelece o equilíbrio no organismo. Isso porque os sais presentes no limão são alcalinos, como sódio, cálcio, magnésio e ferro. Por esse mesmo motivo o limão auxilia na digestão, pois esses sais diminuem a viscosidade sanguínea. Com isso, você absorve os nutrientes e descarta as toxinas bem mais rápido.

4. Melhora o sistema imunológico

Uma das propriedades do limão é a presença de vitamina C, que ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando que doenças como gripes e resfriados aconteçam com frequência. essa vitamina também acelera o processo de cicatrização.

5. Anti-inflamatório

Ajuda a aliviar dores provocadas por processos inflamatórios, tais como gota ou reumatismo. Isto devido a sua ação anti-inflamatória.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

6. Expectorante

O limão é rico em saponina, uma substância que ajuda a reduzir o catarro produzido pelo corpo, melhorando esse sintoma comum em gripes e resfriados. Atua diretamente no sistema respiratório.

7. Combate a anemia

Beber água com limão aumenta a absorção do ferro dos alimentos consumidos durante as refeições. Conheça alguns dos principais alimentos ricos em ferro para ajudar no tratamento desta condição.

8. Auxilia na higiene oral

Ao beber, água com o limão passa pela sua boca. O ácido cítrico do limão é bom para refrescar o hálito, eliminar o tártaro e prevenir cáries. Além disso, clareia os dentes. Mas atenção! Não pode beber o suco do limão e escovar os dentes em seguida, para não prejudicar o esmalte dos dentes. É bom esperar pelo menos meia hora entre uma coisa e a outra.

9. É um aliado da sua beleza

O limão é um antisséptico natural e, associado a vitamina C, faz com que seja ideal para a pele e cabelos. A água com limão pode ajudar a tratar acne, eczemas, clarear manchas da pele, queimaduras de sol, tratar caspa e queda de cabelo (quando aplicado no couro cabeludo).

Lembre-se de lavar o local que foi exposto ao limão antes de sair ao sol para evitar manchas e passe protetor solar.

10. É bom para diabetes

A fruta auxilia no controle da glicemia, evitando picos de açúcar no sangue. Esse benefício, no entanto,m está mais relacionado com a casca do que propriamente a água com limão. Outra vantagem é que aumenta a imunidade. Os diabéticos são mais vulneráveis às infecções em geral. Por isso, um reforço diário de vitamina C é mais do que bom!

Cuidados a ter

Ao manipular a fruta e/ou utilizar a água com limão na pele ou cabelo, lembre-se de lavar bem as mãos e o local. Aplique protetor solar para evitar problemas com manchas e até mesmo queimaduras.

Beber em excesso também pode trazer danos ao organismo. Ou seja, pode agravar os sintomas de refluxo, úlcera péptica e cefaleia, por exemplo.

Qual o melhor horário para tomar água com limão?

O ideal é consumir a água com limão pela manhã, preferencialmente morna, preparandoo sistema gastrointestinal para uma melhor absorção dos nutrientes ao longo do dia.

Devo beber antes ou depois do treino?

O melhor horário para beber a água com limão após a prática de exercícios aeróbicos. Assim, você reidrata o corpo e repõe minerais e vitaminas perdidos durante a atividade.

Água com limão emagrece?

A bebida ajuda no combate de peso sim. Mas sozinha, ela não fará com que você aperte os furos do cinto! Muita gente na internet divulga a água com limão e bicarbonato para emagrecer. Todavia, saiba que a ingestão do bicarbonato de sódio não é nada segura para a sua saúde.

Se você quer perder peso, existem outras formas melhores de fazer isso. Habituar-se a beber um copo de água e limão pela manhã é apenas uma delas. O limão é composto por flavonoides e polifenois, que baixam o seu colesterol ruim e melhoram a sua saúde cardíaca. Isso ajuda no combate a obesidade.

Ao juntar todos os benefícios do limão e da bebida, você tem aí um excelente tratamento caseiro para impulsionar o seu emagrecimento e facilitar qualquer dieta.

Como fazer?

Veja abaixo o que precisa e o passo a passo para fazer essa bebida tão maravilhosa.

Ingredientes

  • Água: 1 copo;
  • Limão: ½ unidade.

Modo de preparo

  1. Esprema o suco de meio limão, num copo de água em temperatura ambiente.
  2. Não adoce e tome, em seguida.

Pode usar utilizado qualquer variedade de limão para esta receita e seus benefícios associados.

Água com limão e chá verde

Você também pode misturar outros ingredientes na sua água. Assim, potencializa algumas propriedades como, nesse caso, o emagrecimento:

Ingredientes

Água: 1 copo;
Chá verde: 2 colheres (sopa) da erva seca;
Limão: ½ unidade.

Modo de preparo

  1. Primeiro ferva a água, retire-a do fogo e coloque as folhas do chá dentro;
  2. Tampe o chá e deixe-o esfriar;
  3. Coe e coloque para gelar;
  4. Quando estiver geladinho, adicione suco de limão e beba.

água-com-limão-1

Fonte: G1 e Marie Claire

Inscreva-se aqui Receba artigos e dicas imperdíveis

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.