fbpx Scroll Top

Pele

Vinagre no esmalte e nas unhas: veja para que serve e como usar

O vinagre é um ingrediente que você tem em casa e muitas vezes não sabe de todos os benefícios que ele pode trazer para a saúde. Além de servir como tempero das saladas, para higienizar a alimentos e desinfetar a cozinha, também é possível obter ótimos benefícios do vinagre para a saúde e beleza. Você pode usá-lo para fortalecer os cabelos e também suas unhas. Para isso, saiba mais sobre como usar vinagre no esmalte e nas unhas.

Funciona mesmo?
Sim, existe uma base científica que comprova a eficiência do vinagre no esmalte ou aplicado diretamente nas unhas para deixá-las mais fortes e aumentar a durabilidade sem descascar.

Faz o esmalte durar mais
Se passar um pouco de vinagre antes do esmalte, ele vai fixá-lo por mais tempo. Para isso, você pode tanto aplicar vinagre puro com um algodão quanto pode adicionar um pouco de vinagre na sua base e usar como finalizador da esmaltação.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Fortalece as unhas
Além de manter o esmalte por mais tempo nas unhas, ele evita que elas se quebrem, pois conta com o composto chamado ácido acético, que ajuda a regularizar a superfície das unhas ao equilibrar seu pH.

Ajuda no crescimento das unhas
Além do ácido acético, o vinagre também contém vitaminas, ferro, magnésio e potássio, o que o torna um ótimo aliado para o crescimento das unhas, quando são bem-cuidadas e quanto você mantém um estilo de vida saudável com uma boa alimentação.

Evita fungos
Mais do que fortalecer e estimular o crescimento das unhas, o vinagre também as mantêm protegidas dos fungos. Muitas pessoas fazer banho de vinagre com água morna nas unhas com fungos e veem ótimos resultados, mas lembre-se que, nesse caso, quando o fungo já está instalado, só o vinagre poderá não ser o bastante. Então, é necessário consultar um dermatologista.

Como usar
vinagre no esmalte
Crédito: Freepik
Agora que já conhece os benefícios que o vinagre pode trazer às suas unhas, veja como fazer a aplicação de diferentes formas.

Para prolongar a duração do esmalte
O melhor vinagre para aplicar sobre as unhas é o de vinho tinto, pois contém mais concentração do ácido acético. Você só precisa aplicar um pouco de vinagre puro sobre cada unha, usando um algodão, como se estivesse removendo esmalte. Depois passe sua base e seu esmalte normalmente.

Para dar um reforço extra, coloque umas gotas de vinagre dentro da sua base e use para finalizar as unhas depois do esmalte.

Fortalecer as unhas e fazê-las crescer
As unhas fortes ficam mais resistentes a tudo e por isso acabam crescendo melhor e mais rápido. Aqui a dica é semelhante à anterior. Você deve aplicar algumas gotas de vinagre dentro da sua base e usar como um fortalecedor, mesmo sem esmalte. Para pessoas práticas, que gostam da unha bem limpa, sem cor, mas com brilho, essa é uma ótima estratégia para unhas fortes e saudáveis.

Receita para evitar os fungos nas unhas
Os fungos de unhas são bem comuns em quem mexe muito com água e terra. Então, o melhor a fazer é evitar remover as cutículas e sempre manter as unhas bem limpas e curtas. Prevenir é bem fácil do que remediar.

Ingredientes

Álcool 70%: 2 colheres (chá);
Água oxigenada volume 10: 2 colheres (chá);
Vinagre de álcool: 2 colheres (chá).

Modo de preparo

Ponha todos os ingredientes num recipiente.
Misture tudo para obter uma água branca.
Coloque o preparado numa seringa.
Limpe bem as unhas.
Aplique o preparado nas unhas com um algodão e deixe secar.
Passe esse remédio uma vez por semana para prevenir o surgimento de fungos. Não se esqueça de colocar debaixo das unhas e nas extremidades.
Cuidados a ter
Mesmo com tantos benefícios, é preciso ter cuidado. Essa prática não é recomendada para quem está com machucados em volta das unhas ou está com fungos instalados. Nesse caso, o ideal é esperar o problema ser tratado para depois fazer as aplicações de vinagre. Como ele é ácido, ainda que seja pouco, pode piorar o quadro de uma inflamação nas cutículas.

Outras utilidades do vinagre para a saúde e beleza
Você pode fazer mais do do que usar vinagre no esmalte e nas unhas para fortalecer, prevenir fungos e aumentar sua durabilidade. Esse poderoso ingrediente é um ótimo aliado para tratar da saúde e da beleza no dia a dia. Veja mais dicas:

Ajuda a clarear os dentes
O vinagre pode ajudar a deixar os dentes um pouco mais claros. Misture 1 copo de água com 1/2 colher de chá de vinagre e, com esse preparado, limpe a boca 3 vezes em 24 horas. Não faça com frequência, pois a acidez do vinagre poderá machucar as gengivas e deixar as bochechas sensíveis e ardendo. Para melhorar o resultado, evite consumir alimentos com corantes e não fume.

Combate à caspa
Sim, o vinagre de maçã é um aliado para um tratamento natural de caspa. Depois de lavar o cabelo normalmente, saia do banho. Aplique uma boa quantidade de vinagre de maçã e massageie muito bem todo o couro cabeludo. Não precisa aplicar no comprimento dos fios, só no couro. Cubra a cabeça com uma toalha e aguarde 15 minutos. Depois enxágue com água morna e está feito. Pode aplicar mais vezes por semana, mas nunca use água quente, pois ela faz o couro cabeludo ressecar e causar mais caspa.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Diminui a celulite
O vinagre consegue lutar contra a retenção de líquidos, além de desintoxicar a pele. É só colocar num recipiente 1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite de oliva e 3 colheres de sopa de vinagre. Depois faça uma massagem com esse preparado durante quinze minutos, 2 vezes em 24 horas. Pode repetir diariamente. Para melhores resultados é necessário fazer uma reeducação alimentar e praticar exercícios físicos.

Trata da acne e oleosidade da pele
De fato, é possível reduzir a oleosidade da pele e, assim, a acne leve, usando o vinagre de maçã, pois ele fecha os poros e limpa a pele. Mas, nunca use o vinagre puro, pois ele é ácido e pode provocar queimaduras. O ideal é misturar com um pouco de óleo de coco. Entretanto, antes de usar essa receita, fale com um dermatologista, pois pode ser que não seja o tratamento ideal para o seu caso.

Trata dos odores nos pés
Num recipiente, coloque 1 xícara de vinagre e 5 xícaras de água morna. Depois, mergulhe os pés durante 15 minutos e, em seguida, limpe tudo muito bem com um sabonete antibacteriano.

Repita diariamente, somente 1 vez ao dia. Como o vinagre é antisséptico, vai ajudar a matar as bactérias causadoras do chulé, diariamente.

Melhora a saúde dos cabelos
Prepare uma mistura com 1/4 de xícara de vinagre e 2 xícaras de água, colocando esse preparado nos cabelos após uma lavagem com xampu natural.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Faça uma massagem no couro cabeludo e deixe que a mistura atue no decorrer de 5 minutos, antes de enxaguar com água morna.

Essa é uma dica semelhante à da caspa. O vinagre ajuda a manter o cabelo limpo e sedoso, fechando as cutículas. Se quiser, pode também começar a usar a combinação de bicarbonato de sódio com vinagre para lavar o cabelo.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, utilize essas dicas aliadas a um estilo de vida saudável.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.