fbpx Scroll Top

Casa

RECEITA DE ÁLCOOL EM GEL CASEIRO

Em razão do avanço e do surgimento de novas e devastadoras doenças, torna-se necessário que em todos os estabelecimentos públicos e privados, como pontos comerciais, estabelecimentos de serviços de saúde e de tráfegos (como aeroportos e rodoviárias), esteja disponível o álcool em gel, que é antisséptico e que se mostra bastante eficiente no combate dessas doenças. Apesar de não proteger contra novas contaminações, ele mata as bactérias já existentes nas mãos.

Isso é tão importante que até mesmo no Diário Oficial da União de Nº 205, de terça-feira, 26 de outubro de 2010, foi publicada a Resolução de nº 42, de 25 de outubro de 2010, que torna obrigatória a disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do país.

zh02

Portanto, muitas vezes esse produto se torna escasso nas prateleiras das farmácias e dos supermercados, ou seu preço se torna muito elevado. Assim, um modo alternativo de conseguir esse produto é fazê-lo em casa.

O professor de Química poderá também fazê-lo em sala de aula, ou de preferência em algum laboratório de Ciências que estiver disponível na instituição de ensino, juntamente com os alunos. Isso pode ser feito para transmitir vários conteúdos, um deles é o “grupo orgânico dos álcoois”.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Materiais e Reagentes:

  • Álcool etílico 96° GL – 70%;
  • Carbopol 676 – 0,720%;
  • Trietanolamina – 0,700%;
  • Água (quanto for necessário) – 100% (ou glicerina, que é usada somente para dar mais suavidade para as mãos, pois ela agride menos a pele);
  • Uma tigela de vidro (pode ser um béquer grande);
  • Um medidor de volume;
  • Colheres medidoras;
  • Batedor de ovo;
  • Um coador (ou peneira de malha fina);
  • Um funil;
  • Um recipiente de plástico para guardar o produto final;
  • Opcional: colorante vegetal e essência de aroma de sua preferência.

Procedimento:

Inicialmente meça 65 mL de álcool etílico e 25 mL água (para que o álcool em gel adquira a intensidade de 70°GL (70%)) e coloque-os em uma tigela de vidro.

Utilizando o coador, peneire o carbopol sobre a tigela contendo o álcool e a água. Isso é necessário para retirar os grumos e pulverizá-lo completamente. É importante que se faça de modo bem lento e ao mesmo tempo deve-se bater o líquido do recipiente com um batedor de ovo.

Esquema dos passos da receita do álcool em gel.

Adicione algumas gotas de trietanolamina, agitando suavemente. Nesse momento note a textura do gel. Se estiver muito líquido, acrescente mais trietanolamina. Porém, se estiver muito grosso, você pode adicionar mais álcool e misturar o tempo todo com o batedor, até adquirir a consistência desejada.

Se você quiser que o álcool em gel tenha algum aroma ou cor de seu agrado é só acrescentar ao final do processo o colorante vegetal e a essência de aroma da sua preferência.

Com o funil, passe o álcool em gel pronto para o recipiente de plástico em que deseja guardá-lo e procure deixá-lo em local fresco para que o álcool não evapore.

Segunda Receita

Como fazer álcool gel – Receita fica pronta em 5 minutos

Você pode fazer o seu próprio álcool gel e garantir a higiene das suas mãos, além de fazer um bela economia.

A água com sabão ainda é a mais tradicional forma de higienizar as mãos, porém em muitos casos não se tem uma pia ao alcance.

Por isso, devido ao avanço e surgimento de novas doenças, é necessário que todos os estabelecimentos, públicos ou privados, disponibilizem álcool gel (ou “álcool em gel”) para que as pessoas possam higienizar as mãos.

Embora não proteja contra todas as contaminações, o álcool mata as bactérias presentes nas mãos.

 Inclusive, isso é tão importante que no Diário Oficial da União de Nº 205, foi publicada a Resolução de nº 42, que obriga os serviços públicos de saúde a disponibilizar alguma preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos.
Além disso, o álcool gel é considerado mais eficaz que o líquido, já que possui maior capacidade de desinfecção, pois fica em contato com a pele ou superfície por mais tempo.

Já o álcool etílico, por ser mais volátil, não permanece o tempo suficiente para efetuar a desinfecção de maneira correta.

Por isso, muitas vezes o álcool em gel se torna escasso no comércio ou possui um preço elevado.

Mas felizmente, como para tudo se dá um jeito, você tem a opção de fazer seu álcool gel em casa, por um valor acessível.

Receita de álcool gel caseiro

Para produzir o seu álcool gel, você vai precisar de:

  • 2 folhas de gelatina sem sabor e incolor
  • 1 copo de água quente
  • 12 copos de álcool etílico 96° (graus)
  • Óleo essencial – opcional, para aromatizar seu álcool

Como fazer:

Primeiramente dissolva a gelatina na água quente e aguarde esfriar.

Depois, junte o álcool etílico líquido – se optar por aromatizar, agora é a hora de colocar o óleo essencial.

Armazene a solução preparada em um recipiente de plástico apropriado.

Maneira correta de usar álcool gel

Para obter toda a eficácia do produto, existe uma maneira correta de fazer a aplicação.

Aplique uma porção do álcool gel mais ou menos no tamanho da palma da sua mão e esfregue uma mão na outra por 20 a 30 segundos.

Além disso, é necessário passar o álcool debaixo das unhas, entre os dedos, nas costas das mãos e nos pulsos.

Depois que o produto secar totalmente, o processo estará completo.

Terceira Receita

Gel higienizador caseiro para as mãos!

Sabemos que as nossas mãos são as primeiras partes do corpo a entrar em contato diariamente com milhões e milhões de bactérias. Em virtude da epidemia que houve em 2009, causada pelo vírus conhecido como H1N1, lavar as mãos após entrar em contato com qualquer superfície virou um hábito. Mas se você estiver longe de casa e não houver um local disponível com água e sabão, higienizar as mãos pode ser complicado.  Pensando nisso, o nosso site trouxe para vocês duas receitas de higienizador de mãos com álcool e sem álcool.

O mais conhecido

Quando se ouve falar em higienizador de mãos a primeira coisa que pensamos é naqueles frascos de géis desinfetantes vendidos nas farmácias. Após esse período de epidemia, passou a ser muito comum encontrar esses frasquinhos nas bolsas e nos bolsos de muitas pessoas. Porém, muitos desses géis higienizadores contêm uma concentração de produtos químicos que pode ser prejudicial à saúde e, com o uso em excesso, alguns deles podem até danificar a primeira camada de pele da sua mão.

Já sabemos que o método mais eficaz para higienizar as mãos é a água e o sabão, porém, nem sempre essa é a alternativa mais simples. Com a temporada de gripe batendo à nossa porta, todos temos em mente que higienizar as mãos várias vezes ao dia é muito importante.

Para ajudar a resolver isso, aí vão 2 receitas caseiras de gel higienizador para as mãos, com ingredientes superfáceis.

Vamos às receitas!

Gel higienizador sem álcool

Ingredientes

1 frasquinho ou garrafa de plástico (você pode usar o do sabonete líquido)

2/3 (da medida do frasco) de água

1 colher de sopa de gel de aloe vera (babosa)

5 gotas de cada um dos seguintes óleos: limão, canela, eucalipto e cravo

Modo de preparo

Comece desinfetando o frasco, após isso, encha 2/3 do frasco com água, adicione uma colher de gel de aloe vera (babosa) e as 5 gotas dos óleos essenciais. Por fim, basta misturar tudo muito bem.

Se você não tem acesso a esses óleos essenciais especificamente, não se preocupe: poderá fazer o seu próprio higienizador para as mãos usando os que você tem em casa.

Observação importante: Não ultrapasse o limite de gotas dos óleos essenciais, pois alguns são fortes e podem sensibilizar a pele.

Gel higienizador com álcool

Ingredientes

70 ml de gel de aloe vera (babosa)

150 ml de álcool líquido

8 a 10 gotas de óleo essencial (você pode usar todos os que tem em casa ou gosta, por exemplo, lavanda, limão, hortelã, etc.)

1 frasquinho ou garrafa de plástico

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture. Por fim, despeje tudo em uma garrafa vazia, aperte bem e agite.

Finalmente você estará pronto para combater as bactérias!

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.