Scroll Top

Casa

Métodos naturais para limpar colchão encardido e tirar manchas: Veja dicas infalíveis

Como limpar colchão encardido? Aprenda as melhores práticas aqui! A melhor misturinha Sem manchas e odores

Métodos naturais para limpar colchão encardido e tirar manchas

Com métodos naturais, é possível limpar o colchão em que dorme todas as noites, conseguindo eliminar sem muito esforço manchas, ácaros e cheiros desagradáveis.  Não perca tempo e comece a limpar seu colchão ainda hoje.

VEJA COMO LIMPAR O COLCHÃO COMPLETAMENTE

Periodicamente recomenda-se a realização de uma limpeza profunda do colchão, que deve ser feita a cada 6 meses.

Desta forma, você terá a oportunidade de se livrar de: manchas, sujeira, ácaros e cheiros ruins.

Você pode usar um detergente “faça você mesmo” à base de 1 litro de água fria e uma colher de sopa de detergente líquido.

Após sacudir o colchão com um batedor de carpete deve-se usar uma esponja mergulhando-o na solução e, em seguida, esfregando-o na superfície.

É aconselhável ter o cuidado de aplicar apenas a espuma, caso contrário corre o risco de molhar demasiado o colchão.

Após a limpeza deve-se deixar secar bem ao sol ou pode-se passar um secador de cabelo na superfície.

Um método eficaz para eliminar os ácaros do colchão

Para eliminar os ácaros do colchão, pode-se utilizar um sanificante e desinfetante verde: o bicarbonato de sódio .

Após retirar os lençóis e a capa do colchão, agite bem a base e espalhe o bicarbonato de sódio em toda a superfície, atingindo todos os pontos.Deve-se deixar agir por cerca de uma hora e a seguir esfregar o colchão com uma escova de dente velha, intervindo com mais vigor nas áreas cobertas de manchas.

Depois de concluída esta etapa, o produto deve agir por mais 15 minutos, para depois remover os resíduos de bicarbonato com aspirador de pó.

Este método de remoção de ácaros do colchão pode ser feito uma vez por mês.

Como se livrar de manchas de sangue 

É difícil limpar bem o colchão na presença de manchas de sangue, um inimigo difícil de eliminar.

Nesse caso, um aliado precioso é representado pelo peróxido de hidrogênio, que deve ser aplicado diretamente na mancha. Após aguardar o efeito efervescente, pode-se retirá-lo com pano limpo.

Se você fizer xixi: veja como limpar o colchão

Se houver crianças pequenas em casa que urinem na cama, é necessário submeter o colchão a uma limpeza mais completa, para desinfetá-lo e limpá-lo bem.

Aconselha-se a utilização de uma solução verde para a limpeza do colchão à base de: água morna e vinagre branco (na proporção de uma parte de vinagre para quatro de água).

Primeiro você tem que usar um pano para absorver o xixi da superfície e depois passar uma esponja umedecida com a solução na mancha.

O melhor é esperar que o colchão seque completamente em local bem ventilado.

PARA OS FUMANTES

Os cigarros possuem algumas substâncias em suas composições que possuem a característica de impregnar em diversos lugares. Por isso, os fumantes ficam com roupas, cabelos, ambientes e colchão fedendo.

Assim, para manter a cama sempre limpa, a recomendação de manter os lençóis, fronhas, cobertas sempre lavadas e limpas é fundamental. No caso do colchão, não seria diferente e ainda possui um agravante. 

Quanto mais tempo demorar para fazer a limpeza correta, mais o cheiro penetra na estrutura e fica complicado de ser removida. Existem duas formas bem simples de manter o local limpo e longe do cheiro.

A primeira é aplicar vinagre de maçã em uma pano e esfregar a superfície do colchão. Já o outro método, pode ser para os casos mais intensos.

É necessário jogar bicarbonato de sódio sobre toda a cama e esperar agir por oito horas. Em seguida, basta utilizar um aspirador de pó para remover a substância.

CUIDADOS PARA REMOVER O MOFO

Principalmente em lugares onde a umidade é alta, existe uma boa chance do colchão sofrer com o aparecimento de mofo e bolores.

Para isso, não há uma dica para evitar que isso aconteça, a não ser deixar a cama sempre em um lugar arejado e em contato com o sol.

Porém, para remover esse incômodo, que também causa mau cheiro, é necessário aplicar algumas gotas de algum óleo com propriedades antibacterianas em um balde com água. Em seguida, basta esfregar a mistura com uma esponja sobre a peça e deixar secar. 

Ingredientes da misturinha para limpar colchão encardido

  • 1 litro de água em temperatura ambiente;
  • 150 ml de vinagre;
  • 50 ml de detergente de coco;
  • 1 frasco pequeno de água oxigenada volume 40.

Passo a passo para fazer a limpeza do colchão encardido

Para fazer a misturinha, coloque a água num recipiente adequado e, em seguida, acrescente o vinagre, o detergente e a água oxigenada. Misture bem e coloque numa garrafa, onde você deverá deixar descansar por aproximadamente 3 horas. Depois coloque num borrifador e assim você já pode iniciar a limpeza.

A maneira como você vai usar a misturinha para limpar colchão encardido é simples. Primeiramente, nós aconselhamos retirar todas as roupas de cama e aspirar bem o colchão. Dessa maneira você vai tirar toda a sujeira superficial dele. A aspiração pode inclusive ser feita enquanto você deixa a misturinha descansar. Já finalizada a aspiração, borrife a misturinha no colchão e esfregue com uma escova de cerdas bem macias ou um pano. Mas cuidado: não molhe muito, para não dificultar a secagem depois. Dessa maneira a sujeira já deverá ir se soltando aos poucos. Quando terminar de limpar todo o colchão, deixe-o secar em lugar ventilado, mas na sombra.

Vinagre branco

  • Para manchas de mofo recentes, passe um pano úmido com detergente, água e vinagre branco por cima, borrifado. Isso afetará diretamente no pH dos fungos causadores do mofo.
  • Além disso, o cheiro do vinagre não demora a evaporar e seu poder anti-bactérias é excelente para fazer seus produtos de limpeza caseiros.

Água oxigenada

  • Esse composto utiliza água oxigenada misturada diretamente com bicarbonato de sódio. Para isso, você pode usar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio diluído em 30 ml de água oxigenada.
  • Nesse procedimento, pode aplicar com uma escova dental e esfregar até que se forme espuma. Por fim, remova o excesso com pano levemente umedecido.
  • Essa mistura é excelente para formações fúngicas mais antigas, eliminando de vez esse incômodo.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Detergente puro

Primeiramente, aplique um pouco de detergente em um pano úmido. Depois de passar esse pano no lugar da mancha, espere que haja durante 15 minutos e passe um pano seco. Essa receita é eficaz para manchas de sangue.

Receita caseira com toalhinha

Essa receita é atípica e um pouco mais complexa, mas é bastante válida para quem deseja se livrar de vez das manchas de um colchão encardido. Confira abaixo como fazer:

Materiais

  • Álcool: um copo;
  • Vinagre: três copos;
  • Bicarbonato de sódio: uma colher (sopa);
  • Amaciante: três colheres (sopa);
  • Toalha: uma unidade pequena.

Modo de preparo

  • Junte os ingredientes descritos acima num balde;
  • Molhe um pouco da toalha na mistura e esfregue o colchão;
  • Quando terminar deixe a cama exposta ao sol e num lugar ventilado. Abrir a janela é uma boa opção.

Limão

Misture meio copo de água com meio limão. Essa composição é o suficiente para amenizar bastante as manchas de vinho no colchão. Assim, é uma excelente opção de limpeza.

Álcool

  • Para eliminar o odor do cachorro que acabou de sair do banho, existe essa receita que você verá a seguir. Para isso, borrife uma solução com meio copo de álcool etílico e meio copo de vinagre branco.
  • Depois disso, pode esfregar bem e deixar que seque de modo natural. Essa opção também pode ser adaptada para a mancha de coco. Nesse caso, aplique junto a essa mistura com álcool e vinagre 1 colher de sopa de bicarbonato.
  • Após esfregar bem, espere meia hora antes de realizar a limpeza. Para que fique com um cheirinho gostoso, acrescente a essa mistura 1 colher de sopa de amaciante.

Com aspirador de pó

Esse método é uma dica muito útil para limpar colchão encardido. Confira abaixo como proceder e realizar essa limpeza de maneira muito eficaz.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Ingredientes

  • Bicarbonato de sódio;
  • Aspirador de pó;
  • Uma escovinha macia.

Modo de preparo

  • Polvilhe bem o bicarbonato por cima do colchão, concentrando mais do pó em lugares com maiores quantidades de sujeiras;
  • Espere que haja durante uma média de meia hora;
  • Em seguida, utilize a escovinha e esfregue bem, mas sem usar muita força. Esfregue toda a área do colchão e deixe que aja por mais meia hora. Para finalizar, basta que se aspira todo o pó presente na região do colchão.

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer alguns Métodos naturais para limpar colchão encardido e tirar manchas? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.