Scroll Top

Saúde

DORMÊNCIA NAS MÃOS – ENTENDA O QUE SEU CORPO ESTÁ QUERENDO LHE DIZER

 

DORMÊNCIA NAS MÃOS - ENTENDA O QUE SEU CORPO ESTÁ QUERENDO LHE DIZER

 

 

 

 

 

 

Dormência ou formigamento nas mãos, você sente isso com frequência? Cuidado! Esse problema ocorre devido a uma breve interrupção da circulação sanguínea na região que vai da palma da mão até os dedos. Você não deve ignorá-lo, pois pode ser o sintoma de algum problema de saúde.

 
O ideal é fazer uma rigorosa investigação sob a orientação de um médico. Mas o que causa a dormência/formigamento nas mãos? As causas mais comuns são:
 

1. Esclerose múltipla

Ela provoca a destruição das membranas nervosas da medula espinal.

O resultado disso é que a circulação de impulsos nervosos é interrompida, reduzindo a sensibilidade das mãos e causando dormência.

2. Osteocondrose da coluna cervical

Com o desgaste da coluna cervical, causada pela falha no fornecimento de sangue para o corpo, o paciente tem dores na cabeça, falta de coordenação motora e formigamento nas mãos.

3. Síndrome do túnel do carpo

  • Este é um problema muito comum em quem realiza tarefas repetidas vezes com as mãos, que é o caso dos músicos, digitadores e tantas outras profissões.
  • Por causa da repetição constante com os dedos, o tendão tende a inchar, causando dormência nas mãos.
  • Com o desgaste da coluna cervical, causada pela falha no fornecimento de sangue para o corpo, o paciente tem dores na cabeça, falta de coordenação motora e formigamento nas mãos.

4. Trombose

Em caso de coágulo de sangue, há o retardo no fluxo sanguíneo e de oxigênio, o que causa formigamento nas mãos.

5. Acidente vascular cerebral (derrame)

É nesta condição que ocorre o caso mais grave de formigamento nas mãos.

6. Doença de Buerger

Este tipo de doença está associada ao cigarro e causa dor e dormência nas mãos devido à diminuição de fluxo de sangue.

Também pode afetar os pés e, se não for tratada a tempo, a pessoa pode desenvolver gangrena.

7. Diabetes

Um dos sintomas é o formigamento nas mãos, já que o fluxo de sangue é reduzido.

As opções naturais que indicamos a seguir são excelentes para combater o formigamento ligeiro e passageiro, causando pela má circulação sanguínea ou compressão do nervo. São elas: 

1. Exercícios

Praticar atividade física regularmente, como caminhada, corrida, musculação ou hidroginástica, ajuda no combate ao formigamento porque melhora a circulação sanguínea. É necessário ter 30 minutos diários de atividade física de média intensidade ou 3 horas semanais para alcançar este benefício, o tipo de atividade não é o mais importante, mas deve-se praticar exercícios aeróbicos, como corrida ou bicicleta, e também exercícios de fortalecimento muscular.

2. Alongamentos

Os exercícios de alongamento devem ser realizados sempre após a prática de atividade física, mas também podem ser realizados diariamente ao acordar, ou antes de ir se deitar. Eles aumentam a flexibilidade corporal, aliviando a tensão nos nervos periféricos, e também reduzem o estresse e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida. 

3. Massagem

Massagear o membro dormente ou que está formigando, com um creme ou gel que promova o aquecimento da área, é uma boa forma de eliminar rapidamente esse desconforto. As pomadas que contém capsaicina ou mentol são indicadas por serem fáceis de encontrar nas farmácias e não precisam de receita médica para serem adquiridas. Esfregar rapidamente a região é a técnica mais indicada para alívio da neuropatia periférica. 

4. Alimentação

Os alimentos mais indicados são aqueles que melhoram a circulação sanguínea e que combatem a retenção de líquidos. Bons exemplos são as frutas cítricas, como laranja, kiwi, abacaxi, beterraba, limão e iogurte. Os alimentos anti-oxidantes e anti-inflamatórios também são indicados, como castanhas, salmão, alho e cebola. Quando o formigamento é causado pela falta de vitaminas é recomendado o consumo de vitaminas A, B e D. 

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Algumas plantas podem ser utilizadas para melhorar a circulação do sangue e prevenir os sintomas de cãibras e formigamento, como carqueja e dente-de-leão, que podem ser usadas em forma de chá, e também a pimenta caiena, que pode ser usada como tempero das carnes, por exemplo. Além disso, também recomenda-se evitar o consumo de sal em excesso e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. 

5. Acupuntura 

A acupuntura reequilibra as energias e melhora a circulação sanguínea da região tratada, e por isso também pode ser indicada para combater o formigamento. Como esse tipo de terapia alternativa também é capaz de combater a dor, quando esta encontra-se presente, pode ser uma solução.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer DORMÊNCIA NAS MÃOS – ENTENDA O QUE SEU CORPO ESTÁ QUERENDO LHE DIZER? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Leia também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas

 

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.