Scroll Top

Casa

Dicas para deixar o fogão brilhando sem ter muito Esforço

Seu fogão ficará muito mais brilhoso, sem judiar das mãos e unhas

Dicas para deixar o fogão brilhando sem ter muito Esforço

O fogão é um dos eletrodomésticos que mais necessita de cuidados. Por estar constantemente em contato com alimentos e água, sua estrutura precisa ser limpa diariamente, evitando que as sujeiras se acumulem e danifiquem as peças. Para deixar a cozinha impecável, confira algumas dicas caseiras para limpar fogão e forno, que vão deixar a tarefa muita mais rápida e prática.

Dicas para limpar fogão

Primeiro, retire as grelhas, bicos e queimadores e reserve. Com a parte mais macia da bucha de lavar louças, limpe a parte superior do fogão com algumas gotas de detergente neutro. Se a gordura persistir, repita o procedimento usando um pouco mais de detergente.

Em seguida, com um pano úmido, enxague o eletrodoméstico, e finalize secando a superfície com papel toalha ou panos macios bem sequinhos. Caso haja formação de manchas, esprema algumas gotas de limão e esfregue suavemente.

Limpeza pesada: peças de fogão


Para remover a gordura que se acumula nos queimadores e bicos, retire as peças da estrutura do fogão e coloque-as de molho em uma solução de bicarbonato de sódio, suco de um limão, meia xícara de chá de vinagre branco e quanto bastar de água quente. Deixe a mistura agir por alguns minutos e, em seguida, esfregue as peças com bucha ou palha de aço.

As grelhas podem ser limpas com saponáceo líquido ou com uma pasta de bicarbonato de sódio e vinagre. Esfregue bem com o uma bucha, enxague e deixe secar por alguns instantes.

Como limpar forno de fogão

Para limpar forno de fogão, lance mão da mesma solução de bicarbonato, limão, vinagre e água. Com um pano úmido, espalhe o produto caseiro por toda parte interna, ligue o forno no fogo bem baixo e espere alguns minutinhos. Em seguida, com uma bucha macia, esfregue toda a estrutura, removendo os restos de gordura.

Vidro do fogão: como tirar manchas

Em um recipiente com 200 ml de água, adicione suco de um limão e duas colheres de sopa de vinagre branco de álcool. Com o auxílio de algumas folhas de papel toalha, passe pequenas quantidades da mistura nos vidros. Esse truque caseiro de limpeza pode ser usado para limpar outras superfícies que sofram com as manchas, como janelas e box de vidro.

Seu fogão voltará a ficar novo com essa dica veja:

Seu fogão ficará muito mais brilhoso se você lavá-lo com sabonete: veja como é a técnica.

A limpeza do fogão é uma das tarefas mais difíceis, especialmente os queimadores, também chamados de trempes, que, pelo excesso de aquecimento, acabam ficando escuros e também engordurados. Mas existe um truque capaz de deixá-los brilhando novamente: o uso do sabonete.

Esse truque para limpar fogão vem sendo divulgado na internet por várias pessoas que garantem que, apesar do método inusitado, o resultado é perfeito. Veja o passo a passo como fazer.

Como limpar fogão com sabonete

– Use um sabonete branco de qualquer marca.
– Comece passando o sabonete na superfície e deixe alguns segundos.
– Em seguida, passe a esponja de aço no sabonete e esfregue no queimador.
– Não é preciso colocar força, basta esfregar normalmente.
– Depois de limpar toda a superfície, basta enxaguar e a peça estará brilhante.

– O truque também pode ser usado em panelas e outros utensílios.
– Outra vantagem é que o uso do sabonete não faz mal para as mãos, ao contrário dos produtos de limpeza.

Como fazer detergente brilha alumínio caseiro

O detergente brilha alumínio é bem fácil de fazer… Em 5 minutos você faz e o resultado é surpreendente! Vale lembrar que a boa qualidade dos produtos interfere no resultado final. Vamos para receita desse detergente mágico! Antes que me esqueça, ele desengordura que é uma maravilha! O melhor disso tudo é o preço, você não gasta quase nada! Um brilha alumínio no mercado custa em torno de R$2,50; sendo que esse você vai gastar R$2,00 para fazer 3 garrafinhas! Uma verdadeira economia doméstica!

Ingredientes:

  • 1,5 L de água
  • 100 ml de vinagre de álcool (esse é melhor)
  • 02 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 copo de açúcar
  • 01 barra de sabão (200 gr) pode ser qualquer sabão, inclusive caseiro.

Como limpar aço inox manchado?

  • O aço inox acaba por manchar com o tempo, seja por uso indevido ou porque vai mesmo perdendo um pouco da sua proteção. Uma das formas mais fáceis de remover manchas nesse tipo de metal é usar um produto polidor apropriado e um pano de algodão macio.
  • Se a mancha for superficial, pode apostar no uso de amoníacos, como limpa-vidros. Aplique com um papel-toalha. Se quiser algo mais natural, pode usar óleo mineral. Além de devolver o brilho ao inox, ele cria uma camada protetora. Você encontra esse tipo de óleo em qualquer farmácia e pode aplicá-lo com um algodão.

Fogão a lenha- como limpar fogão a lenha

  • Quem não ama um fogão a lenha? A comida fica super saborosa, com aquele defumado indescritível. O utensílio é também muito útil e econômico, mas só quem tem um em casa sabe a sujeira que faz.
  • A chapa desses fogões é de ferro, por isso o melhor produto para a limpeza é o uso de óleos vegetais. O óleo de cozinha fará com que o ferro fique limpo e protegido do calor e dos líquidos que poderão enferrujá-lo.
  • Quando o fogão começar a ficar com uma camada muito grande de resíduos provenientes da lenha, use uma escovinha e uma pá para removê-la. Se isso não adiantar, poderá lixar com uma malha fina, para garantir uma superfície limpa e lisa.
  • Jamais aplique qualquer produto abrasivo nesse tipo de fogão. A maioria deles acelera o processo de ferrugem, corroendo o material do aparelho. Tome cuidado com materiais inflamáveis, como o álcool, por exemplo, pois podem desencadear um incêndio. Não se esqueça de limpar a chaminé, sempre que necessário.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Como limpar forno – como tirar gordura do vidro do forno

Independente se o seu forno é a gás ou elétrico, é bem provável que você nunca o limpe. É costume achar que o forno não precisa de nenhuma manutenção, afinal, quando ligado, ele atinge temperaturas altíssimas.

Todavia, quem nunca fez uma receita que respingou o forno inteiro? Acontece, principalmente se você é um cozinheiro de primeira e adora fazer pães, bolos e carnes assadas o tempo todo. Agora, antes de você se preocupar em como tirar gordura do vidro do forno, saiba que é importante fazer a manutenção do eletrodoméstico inteiro.
Forno autolimpante

Alguns fornos são considerados autolimpantes, ou seja, uma das opções permite que você acione uma temperatura mais alta, com o forno vazio, e ele transformará em cinzas tudo que estiver acumulado. Mesmo assim, depois disso é preciso remover o excesso de cinzas e passar um pano.

Como saber se o seu forno é autolimpante? Para executar essa função, seu forno deve atingir mais de 400ºC. Se ele faz isso, basta ligá-lo vazio nessa temperatura por algumas horas (conforme o manual). Areje bem a sua cozinha, pois esse procedimento poderá provocar a saída de fumaça.

Depois, basta remover as cinzas com uma escova e uma pá, passar um pano com vinagre e está pronto. Se o seu forno não possui essa função, então terá de limpá-lo com fez com o fogão. Primeiro remova os acessórios, como as grelhas. Depois esfregue bem com a ajuda de escova ou esponja e usando soluções específicas para isso.

Se quiser, pode usar um borrifador com água, bicarbonato de sódio e vinagre. A melhor hora para aplicar a solução é pouco depois de usar o forno para outra coisa, pois com ele morno ficará mais fácil de remover o excesso de sujeira. Sempre deixe a solução agir por mais de 15 minutos.

Para evitar que alimentos grudem no fundo do forno, ao ver que algo respingou, limpe imediatamente e com cuidado, porque estará quente. Para fazer isso, use sal grosso de cozinha e uma escova resistente ao calor.
Vidro do forno

O vidro do forno, muitas vezes, é a parte que fica mais suja ou que a sujeira fica mais visível. Existem muitos produtos ótimos para fazer a limpeza dele, porém o melhor para isso é o suco do limão.

A acidez da fruta é excelente para agir contra a gordura. Uma das formas mais eficientes de aplicar é esfregando meio limão em um pouco de bicarbonato e depois usando o limão como esponja diretamente no vidro. Você pode fazer isso por dentro e por fora, o resultado é incrível.

Como deixar o fogão brilhando

Se você quer saber como limpar fogão, com certeza quer deixá-lo brilhando. Com as receitas caseiras abaixo, você aprende também como limpar fogão muito sujo de gordura. Assim, seu eletrodoméstico fica como novo usando poucos produtos e sem gastar uma fortuna.

Leia também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas

Com vinagre

O vinagre é um dos melhores produtos para passar no fogão. Ele neutraliza a gordura e faz com que fique muito mais fácil remover qualquer tipo de crosta de diversas superfícies. Além disso, ele não é tóxico, nem faz mal à saúde, diferente de muitos outros produtos de limpeza.

Ingredientes

  • Vinagre: 3 colheres (sopa);
  • Detergente neutro: 3 a 4 gotas;
  • Sabão em pó: 2 colheres (sopa);
  • Limpador multiuso: 2 colheres (sopa);
  • Esponja macia: 1 unidade.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais

Modo de preparo e aplicação

  • Remova as bocas do fogão, coloque-as em uma panela e cubra com água. Adicione as três colheres de sopa de vinagre e leve a panela ao fogo;
  • Deixe ferver na mistura por uns 10 minutos e desligue. Espere esfriar um pouco, aplique o detergente na esponja e esfregue as bocas gentilmente.
  • Se estiverem muito sujas por dentro, poderá usar uma palha de aço apropriada;
    Enxague e deixe secar.
  • Enquanto isso, desligue o fogão por completo e bloqueie a saída de gás. Retire os botões com cuidado e coloque-os de molho em uma vasilha com duas colheres de sabão em pó e duas de limpador multiuso;
    Depois de 30 minutos, remova os botões da pasta e esfregue-os com a esponja. Lave com água morna e deixe secar bem;
    Aplique na superfície do fogão uma colher de sopa de vinagre puro e esfregue com um pano macio. Se não resolver, derrame mais vinagre e deixe agir por uns 15 minutos e então esfregue.

DICA EXTRA

Melhor e mais fácil forma de limpar o forno do fogão

Vamos explicar todo o processo de limpeza em duas etapas, ambas muito simples: a primeiro diz respeito ao próprio forno e a segunda refere-se à janela do forno.

Você terá que seguir tudo na ordem para limpar o seu forno bem e com apenas três ingredientes: água, vinagre e bicarbonato de sódio.

Vai precisar também de três acessórios: garrafa spray, uma tigela pequena e um pano macio. Aqui está o passo a passo da limpeza:

Retire prateleiras do forno

Faça uma mistura usando 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em combinação com um pouco de água.
Coloque a mistura em um recipiente.

O objetivo, ao preparar esta mistura, é obter uma pasta que pode ser facilmente espalhada sobre as superfícies que precisam de limpeza.

  • Espalhe toda a pasta no interior do seu forno.
  • O bicarbonato de sódio deve ficar marrom.
  • Deixe o seu forno como esta pasta durante a noite.
  • São necessárias 12 horas para que o bicarbonato de sódio trabalhe bem.
  • No dia seguinte, pegue um pano úmido e retire o bicarbonato de sódio, tanto quanto possível.
  • Coloque um pouco de vinagre em um borrifador e pulverize em toda a superfície onde houve aplicação de bicarbonato de sódio.
  • Limpe com o pano molhado depois.
  • Coloque as prateleiras de volta no lugar.
  • Ligue o forno para secá-lo completamente.
  • Defina uma temperatura baixa e deixe secar por pelo menos 15 minutos.

A janela do forno

  • Misture o bicarbonato de sódio com pouco de água a fim de obter uma mistura bem pastosa.
  • Aplique a pasta na janela do forno.
  • Deixe agir por meia hora.
  • Use um pano para remover o bicarbonato e deixar a janela limpa.
  • Você vai se surprender com esta limpeza. Seu forno vai ficar brilhando, como se fosse zerinho, de loja!

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer Como Clarear a Pele com Tratamento Caseiro pra Manchas, Rugas e Melasmas? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.