Scroll Top

Casa

Como tirar cheiro de mofo? 5 Passos para se livrar do problema

Como tirar a umidade das paredes (e evitar que volte)

 

como-se-livrar-do-mofo-preto-nat

 

Veja as dicas de soluções caseiras que selecionamos para você aplicar em paredes, móveis e até nas roupas que ficam muito tempo guardadas e acabam amarelando e cheirando mal.

5 Melhores formas de tirar cheiro de mofo

  • O mofo não é um problema só estético. Além de deixar as paredes e móveis manchados, o cheiro é forte, desagradável e causa alergia em quem tem predisposição e problemas respiratórios. Então, precisa ser resolvido. Veja essas dicas:

1. Vinagre branco

O vinagre é um dos mais eficazes antifúngicos que temos disponível no mercado, baratinho. Aplicar vinagre branco com água morna é uma tática que pode ser usada para qualquer superfície e tirar cheiro de mofo, bem como as manchas que ele deixa.

2. Água sanitária

Se você tiver com paredes manchadas de mofo, a água sanitária pode ter um efeito mais poderoso do que o vinagre. Pode aplicá-la pura ou diluída em água. Aplique nos locais com mofo, deixe agir por alguns minutos e depois passe um pano com água limpa para remover.

3. Bicarbonato de sódio

Outro coringa dos cuidados da casa é o bicarbonato. Você pode tanto misturá-lo com água ou vinagre e aplicar nas superfícies com cheiro de mofo, quanto passá-lo por uma peneira e pulverizar sobre colchões e tapetes. Deixe agir por alguns minutos e depois aspire.

4. Álcool 98%

O álcool quase puro é outra alternativa para passar nos guarda-roupas e azulejos. Misture ao álcool alguns cravos-da-Índia e deixe essa solução em repouso por 24 horas. Depois, pegue um pano limpo e aplique a mistura onde for preciso. Deixe secar muito bem e não precisa remover.

5. Água fervente

Essa dica é para lavar as roupas com cheiro de mofo. A água não é pura, você vai misturá-la com bicarbonato de sódio (3 colheres de sopa por cada litro de água) e sal (1 colher de sopa para cada litro de água).

Coloque essa solução para ferver e coloque as peças dentro. Mantenha fervendo por um hora.

Depois, cuidando para não se queimar, enxágue as peças em água fria, torça e deixe secar como de costume.

Para deixar a roupa mais cheirosa ainda, antes de passar, borrife uma solução de 1 litro de água com 1 xícara de amaciante e 1 xícara de álcool.

Remover bolor com água sanitária

  • Essa talvez seja a melhor solução paliativa entre todas. Paliativa, pois vai remover o bolor, mas não vai remover a umidade no interior das paredes.
  • Pode misturar uma parte de água sanitária com uma parte de água, colocar num borrifador, usar luvas de borracha, óculos de proteção e máscara. Depois, pegar uma escovinha, ir borrifando e esfregando.
  • É um pouco demorado, e deve fazer um pouco a cada dia ou semana, pois o odor é muito forte e pode causar tonturas. Faça isso sem que outras pessoas estejam por perto, em um dia de sol e com o ambiente muito arejado.
  • Tome cuidado, pois se usar água sanitária com cloro em paredes coloridas, vai desbotar. Essa dica é principalmente para paredes e outras superfícies brancas.

Remover bolor com água oxigenada

  • Outra opção de produto que pode ajudar na remoção do bolor é a água oxigenada. O melhor é usá-la em manchas menores, pois dá um pouco mais de trabalho.
  • Embeba um pano com água oxigenada, aplique sobre o bolor para molhar e deixe agir por 15 minutos. Depois esfregue bem até sair.
  • Esse produto também exige que use luvas e máscara de proteção, e que tome o cuidado de arejar o ambiente e não permitir que as crianças tenham acesso ao cômodo durante o procedimento.

Remover bolor com água, vinagre e álcool

  • Para uma misturinha mais caseira e que não vai desbotar a cor da parede, você pode misturar água morna com 1 xícara de vinagre e 1 xícara de álcool. Juntos, eles vão amolecer o mofo, remover a mancha e promover a limpeza.
  • Acabar com a umidade corrigindo a estrutura
    Agora, se você quiser se ver livre mesmo da umidade e dos bolores na casa, vai precisar de soluções diferentes. De acordo com a arquiteta Daniela Fortinho, da FORM Arquitetura, o primeiro passo é contar com o auxílio de um profissional para avaliar a estrutura da casa e ajudar a determinar a melhor solução, sem gastar dinheiro à toa.
  • Isso é importante porque a umidade pode estar sendo causada por diferentes fatores. Pode ser um defeito no baldrame, que fica na base das paredes (parte da fundação), como também pode ser uma umidade que vem do ar. Pode estar vindo do telhado ou então de fissuras nas paredes, entre outras causas.
  • Depois de determinada a causa, então virá a solução, que geralmente consiste em arrancar o reboco atual e refazê-lo, utilizando um líquido impermeabilizante na mistura do reboco novo.

Em alguns casos, se o problema vem de baixo, pode ser necessário quebrar o primeiro metro de parede e refazer essa parte com adição de uma manta impermeabilizante (manta asfáltica). Não precisa quebrar a parede toda, só a parte de baixo, pouco a pouco. Quando essa parte fica protegida, a parte superior não vai mais absorver a umidade que vem do solo.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Como manter os ambientes mais secos?

Depois da aplicação de qualquer uma das soluções que você acabou de ler, voltamos para a dica básica de manter tudo bem arejado e seco. Mas o que pode ser usado para retirar a umidade?

Giz

O giz, desses que o professor usa para escrever no quadro negro, é um ótimo absorvente de umidade. Você pode colocar alguns dentro dos armários e trocar sempre que perceber que estão úmidos.

Cravo-da-Índia

Os cravinhos também ajudam a tirar a umidade dos ambientes e ainda deixam um cheiro mais agradável. Você pode colocar alguns cravos em uma trouxinha de tule e deixar dentro das gavetas.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Tinta impermeabilizante

Se você tiver um problema muito sério com paredes úmidas, a solução pode ser pintá-las com uma tinta que isola a umidade porque deixa a parede impermeável. Ela não vai acabar com o foco da umidade, mas vai impedir que essa umidade apareça na parede.

Dicas para manter a casa em ordem e prevenir mofo

Além da umidade do ar ou causada por uma infiltração, outros fatores contribuem para o aparecimento do mofo e do mau cheiro em casa, como o acúmulo de roupa suja e a desorganização dos ambientes. Por isso, veja dicas práticas para manter a casa em ordem.

Vazamento nas paredes

Use um desumidificador

Este aparelho é ideal para regiões chuvosas ou frias. Nelas, a umidade geralmente se acumula facilmente, já que não há possibilidade de ventilar a casa permanentemente como em outras áreas.

Portanto, se você quiser combater a umidade em casa, pode usá-los para absorver e drenar a umidade com facilidade.

Remova a umidade com sal

Para fazer isso, você precisará de um recipiente plano e um quilo de sal grosso. Basta colocar o sal no recipiente e após um ou dois dias você terá absorvido grande parte da umidade. O sal é um dos elementos com maior capacidade de absorção.

Além de ser muito útil para remover a umidade em casa, também pode ser usado para remover manchas nas roupas. No momento em que você perceber que o sal está muito úmido ou até mesmo preto, será hora de substitui-lo.

Outros truques para evitar a umidade

Além das recomendações citadas acima, também é importante evitar que a umidade entre ou permaneça na casa. Como conseguir isso? Com estas dicas simples:

  • Quando você cozinhar, ligue o exaustor de ar.
  • O aquecimento do ambiente nunca deve exceder 20 °C, pois isso favorece o aparecimento de umidade nas paredes e ambientes.
  • Quando você lavar roupa, pendure-a para secar do lado de fora. Se você deixá-la dentro de casa, a umidade será transmitida para o resto do cômodo.
  • Não acumule muitas plantas no mesmo ambiente. Isso favorecerá a produção e conservação do vapor, que é o vapor que certos elementos emitem.
  • Finalmente, você também deve levar em conta aspectos como iluminação natural e correntes de ar em casa. Janelas e portas devem ser colocadas de forma a incentivar a entrada de luz solar. Além disso, você também pode pensar em mover os móveis para permitir que o ar circule pela sua casa.

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

E aí, você gostou de conhecer esta Receita de Como tirar a umidade das paredes (e evitar que volte)? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.