fbpx Scroll Top

Casa

Como tirar bolor de roupa

Já aconteceu com você de guardar aquela peça de roupa para um momento especial ou mais adequado e ela aparecer com pequenas manchas pretas? Isso acontece por causa da proliferação de fungos. Eles são prejudiciais à sua saúde, então fique atento para tirar bolor de roupa o quanto antes.

Isso mesmo, o bolor na roupa é causado por fungos filamentosos, que gostam de se desenvolver em ambientes sem luz e com pouca circulação de ar, reproduzindo-se por esporos, que se espalham com facilidade. Por isso é fundamental separar logo a peça danificada para a remoção, antes que todo o seu guarda roupa fique contaminado.

Perigos do contato com o bolor na roupa
Além de deixar a roupa com mau cheiro e um aspecto de sujeira e descuido, a contaminação por fungos pode trazer problemas para a sua saúde.

Rinite alérgica: quem sofre com rinite alérgica sabe o quanto um ambiente contaminado com fungos pode ser prejudicial. É um forte gatilho para o início da crise, causando coceira nos olhos e no rosto, espirros, coriza, tosse, dor de cabeça e outros sintomas;

Asma: assim como na rinite alérgica, a crise asmática pode ser desencadeada pelo contato com o bolor na roupa. Uma crise asmática é ainda mais perigosa, pois há grande probabilidade de falta de oxigenação;

Sinusite: as chances de obstrução e inflamação das vias aéreas superiores são aumentadas na presença de agentes como fungos filamentosos, causando mal estar, dor de cabeça severa, coriza e muitos outros sintomas;
Maior risco de desenvolver doenças respiratórias: a exposição ao mofo aumenta em 2,6% as chances de desenvolver doenças respiratórias como asma, bronquite, rinite e outras em pessoas saudáveis.

Não se preocupe porque aqui você vai encontrar diversas formas para tirar bolor de roupa de uma vez por todas.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

8 Formas para tirar bolor de roupa
Seja como pequenos pontos pretos ou uma mancha mais desenvolvida (normalmente cinza e com bordas irregulares) a mancha de bolor não sai facilmente em lavagens tradicionais.

  1. Bicarbonato de sódio
    Grande aliado nas tarefas da casa, o bicarbonato de sódio é excelente para tirar bolor de roupa. Para isso, siga o passo a passo:

Em um recipiente, coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
Adicione uma colher de sopa de água com gás e faça uma pasta;
Esfregue na mancha e, se o tecido permitir, use uma escovinha;
Mergulhe na água quente e retire quando estiver morna;
Esprema bem e esfregue novamente;
Lave a peça normalmente;
Serve também para roupa colorida.

  1. Vinagre de álcool
    O vinagre também é um poderoso alvejante e amaciante, deixando suas peças ainda mais bonitas. Siga o passo a passo para tirar bolor de roupa:

Coloque em um recipiente a quantidade necessária de vinagre de álcool puro, normalmente uma xícara;
Coloque a peça no tanque, com a mancha exposta;
Com o pano umedecido no vinagre, esfregue a mancha;
Passe o pano seco;
Vá alternando até eliminar totalmente;
Lave normalmente;
Serve também para roupa colorida.

  1. Vinagre com bicarbonato
    Você pode usar esses ingredientes separados, como nas dicas anteriores, mas também é possível misturá-los para potencializar o efeito. Uma boa dica é fazer uma pastinha desses dois ingredientes e aplicar sobre pequenas manchas de bolor, sem precisar deixar a peça de molho.

Esfregue delicadamente a pasta sobre a mancha e espere 10 minutos. Depois esfregue mais um pouco para soltar bem, enxague e lave a peça na máquina.

  1. Vanish caseiro
    Que tal uma versão caseira do famoso tira-manchas Vanish? Essa receita é para o produto concentrado, para usar em várias lavagens:

Em uma bacia, adicione um copo de bicarbonato de sódio, 140 ml de água oxigenada volume 20 e 400 ml de álcool;
Depois de misturar, adicione 100 ml de vinagre branco e mexa com cuidado;
Adicione 400 ml de sabão líquido para roupas;
Guarde o produto em um recipiente com tampa.
Para usar

Em uma bacia grande, coloque água morna e meio copo do produto feito para cada 4 litros;
Coloque a roupa com bolor e deixe de molho por 12 horas;
Depois desse tempo, esfregue bem e lave normalmente;
Esse produto pode ser utilizado para tirar bolor de roupa colorida.

  1. Água sanitária
    A água sanitária é um ótimo produto de limpeza para roupas e para a casa toda. Ela ajuda a tirar bolor da roupa e a branquear ainda mais as peças dessa cor. Então, só use em peças brancas ou irá desbotar as coloridas.

Coloque a peça de roupa com bolor em uma bacia e leia no rótulo da água sanitária qual é a quantidade que deve misturar com água. Deixe a roupa de molho por uma ou duas horas e, quando perceber que a mancha saiu, enxague e lave normalmente a peça.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

  1. Bórax
    O bórax ou borato de sódio pode ser comprado em pó no supermercado. Alguns tipos de sabão também contêm bórax na composição. Escolha um desses produtos e deixe a peça de molho na mistura com meia xícara do produto para cada litro de água quente. Deixe por uma hora de molho, depois enxague e lave normalmente.
  2. Suco de limão com sal
    Essa dica funciona para tirar bolor de roupa quando a mancha é pequena. Faça uma pastinha misturando suco de limão com sal fino e aplique sobre a mancha. Espere que a mistura absorva o bolor e depois lave a peça como de costume.
  3. Sabão bactericida
    Se você precisar tirar bolor de roupa de couro, o primeiro passo é pegar uma escovinha macia e passar sobre a mancha para remover a parte superficial. Deixe a peça no sol para secar por algum tempo. Depois faça uma mistura com água e sabão bactericida e passe sobre a peça com um pano para remover todo o bolor. Volte a peça para o sol até que seque por completo.

Como prevenir manchas de bolor na roupa
tirar bolor de roupa evitar

Melhor do que ter que tirar bolor de roupa, é evitar que ele apareça. Para isso, bastam alguns passos a serem realizados rotineiramente, acabando com o ambiente propício ao desenvolvimento dos esporos. O cheiro também é incômodo, então também vale seguir para se livrar do odor do mofo.

Deixe sua casa o máximo possível de tempo aberta e arejada. A circulação de ar na casa faz com que o ambiente fique menos propenso ao desenvolvimento dos esporos, reduzindo as chances de mofo;
A luz do sol é fundamental, tanto para retirar a umidade acumulada nas paredes e armários, como para iluminar o local, tornando o ambiente menos propício aos fungos;


Ao menos uma vez por mês, tire as roupas guardadas – edredons, casacos, cobertores e outros – e coloque para tomar sol ou ao menos arejar próximos a uma janela;
Também uma vez por semana – pode ser durante aquele dia da limpeza geral – deixe as portas e gavetas dos guarda roupas abertas, fazendo com que o ar possa circular com mais facilidade;
Deixe o guarda roupa longe da parede, pois o contato impede a circulação de ar e faz com que ambos acumulem umidade, proliferando fungos;
Existem produtos no mercado para retirar umidade do guarda roupa, vale a pena investir neles e trocar uma vez a cada 15 dias.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.