Scroll Top

Casa

Como remover bolhas na parede: veja possíveis causas e simples soluções

Não é só a infiltração que faz a tinta criar bolhas e se soltar. Veja outros motivos e o que fazer para resolver de verdade

Como remover bolhas na parede
As bolhas nas paredes estão relacionadas à umidade na superfície

É muito chato olhar para a casa e ver que estão surgindo bolhas na parede por baixo da pintura. Felizmente hoje, existem soluções caseiras para eliminar esses tipos de problemas. E, é claro, é sobre isso que iremos falar nesta Domingo (05/12), aqui no blog Receitas Naturais Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura conosco para saber tudo sobre. Veja quais são as possíveis causas das bolhas na parede.

Como remover bolhas na parede

Pintura malfeita

Nem todo mundo tem o cuidado de remover a tinta atual antes de aplicar uma nova, mas é um procedimento necessário. Quando uma pintura é feita por cima da outra, há o risco de surgirem bolhas na parede. Será preciso remover tudo, lixar a parede, limpar, aplicar massa corrida e pintar de novo.

Pintura em superfície suja

Assim como mencionado acima, antes de receber a pintura, a parede precisa de um lixamento para nivelar, depois uma remoção de toda a poeira que ficou. A parede deve estar lisa, limpa e bem seca antes de receber tinta nova. Do contrário, a tinta não terá perfeita aderência e vai começar a soltar, formando as bolhas.

Aplicação de massa corrida ou tinta em áreas com umidade

A umidade é uma das causas mais comuns para as bolhas na parede. Isso pode acontecer quando a pintura é na área externa, onde pega chuva, também quando há umidade dentro de casa, seja por não ter um isolamento adequado das paredes ou por ter algum vazamento no encanamento dentro da parede.

Quando a parede tem massa corrida, a massa vai absorver essa umidade e começar a dissolver. Então, a umidade tenta evaporar, empurrando a tinta e causando as bolhas. Pode acontecer sem massa corrida também. Em todo caso, a solução é mais trabalhosa, pois é necessário descobrir a causa da umidade e resolvê-la antes de fazer o processo de repintura.

Pintura em dias úmidos

Outra situação para o surgimento de bolhas na parede é quando a pintura é feita com a parede ainda úmida, seja porque choveu, porque ela foi lavada com água ou porque a umidade do ar estava muito alta no dia da pintura.

Nessa situação, é um alívio saber que não há infiltração para consertar. Mesmo assim, será preciso refazer a pintura em um dia de clima seco e com a parede totalmente seca.

Pintura sobre parede com reboco velho

Antes de aplicar a pintura em uma parede, precisa verificar a situação da parede. Além do fator umidade e limpeza, pode ser que o reboco esteja velho e soltando. Então, vai acontecer de surgirem bolhas do mesmo jeito.

Nesse caso, será necessário remover toda a tinta, analisar a qualidade do reboco e, se estiver soltando, precisa aplicar um novo reboco antes de pensar na nova pintura.

Excesso de calor

Uma parede que fica exposta por longo tempo a temperaturas acima de 29 graus, corre o risco, com o tempo, de ter bolhas na tinta. Não tem muito o que fazer quando é do lado de fora da construção, pois toda pintura precisa ser renovada de tempos em tempos.

Mas, para evitar que isso ocorra na parte interna, é preciso projetar um bom isolamento térmico na fase de construção ou reforma. Além disso, pode acontecer de surgirem bolhas nas paredes que ficam perto de lareiras, fornos e fogões.

Como corrigir o problema das bolhas nas paredes?

O mais indicado é, como dissemos no início, tentar entender o que está causando as bolhas na parede. Afinal, dependendo do motivo, a solução terá que ser diferenciada e não envolver apenas uma nova pintura – como é o caso da umidade, que exige que a fonte da umidade seja tratada para as bolhas desaparecerem.

De uma forma geral, contudo, a maior parte das causas de formação de bolhas na pintura se relaciona à má aderência da tinta na parede. Já nas paredes externas, a causa mais comum é o uso da massa corrida PVA – um produto indicado apenas para uso nas paredes internas.

Umidade

Caso o problema das bolhas tenha sido causado pela umidade, é preciso eliminá-la totalmente antes de fazer a repintura. No caso do reboco, corrija com traço 1:3 (cimento e areia).

Raspe e lixe bem as áreas afetadas, aplique uma demão de fundo preparador de paredes, corrija as imperfeições com a massa corrida indicada para a sua parede (interna ou externa) e proceda com a repintura.

Tome cuidado porque é possível que haja diferença na cor da parede, caso você faça a repintura apenas no lugar da bolha.

>>> LEIA MAIS: Selagem Caseira: Aprenda a Alisar seus Cabelos Naturalmente em Casa!

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer esta Receita de Como remover bolhas na parede? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por fim, Veja Também Bolo de Milho na Latinha

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.