Scroll Top

Casa

Como fazer aromatizador de ambiente caseiro

É possível deixar sua casa cheirosa na medida certa e gastando pouco com a criação de aromatizadores caseiros. Se forem feitos com capricho e criatividade, eles se tornam ainda uma linda opção decorativa para o ambiente.

Confira abaixo algumas ideias e prepare o seu aromatizador caseiro, gastando pouco e, o mais importante, deixando sua casa com ótimas energias:

  1. Aromatizador com cascas de laranja
    Utilize:

Água
Cravos da índia
Cascas de laranja (ou de tangerina)
Prepare:

Junte os ingredientes em uma panela e espere ferver. Quando começar a sentir o cheiro agradável, tire do fogo. Despeje a mistura em um pote bonito ou copo, de preferência colorido – que você encontra facilmente em lojas populares –, e deixe no espaço que quiser perfumar.

  1. Aromatizador com limão e alecrim
    Utilize:

1/4 de maçã em fatias finas
1 limão pequeno em rodelas
1 galho pequeno de alecrim fresco
Água
1 pote de vidro (pode ser de geleia, por exemplo)
1 aparelho de fondue de cerâmica
Prepare:

Coloque a maçã, o limão e o alecrim no pote de vidro. Despeje sobre eles água quente (um pouco antes de ferver). Acenda a velinha do aparelho de fondue e acomode com cuidado o pote destampado em cima. Outra dica prática é usar o próprio pote de cerâmica que vem com o aparelho no lugar do pote de vidro. O aromatizador está pronto! À medida que for aquecendo, a fragrância natural vai sendo liberada. Mas vale destacar que o aromatizador deve ser monitorado, ou seja, não vale acender o aparelho e sair de casa, afinal, estamos mexendo com fogo.

  1. Aromatizador “em gel”
    Utilize:

2 copos de água
4 pacotinhos de gelatina sem sabor
15g a 20g de essência de sua preferência
2 colheres de sopa de sal
Corante alimentício
Pote de vidro
Prepare:

Aqueça um copo de água. Misture a essência e o corante de sua preferência e, assim que a mistura levantar fervura, desligue o fogo. Misture a gelatina sem sabor e o sal até dissolver completamente. Adicione o segundo copo de água fria e mexa com cuidado. Despeje o líquido em um ou mais potinhos de vidro e deixe esfriar para endurecer. Você pode colocar na geladeira se quiser que endureça mais rápido.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

  1. Aromatizador em flor
    Utilize:

1 recipiente de vidro
Sal grosso
Laranjas
Cravo da Índia
Prepare:

Descasque a laranja em uma única tira só e a enrole como uma flor. Faça pelo menos três iguais. No recipiente de vidro, coloque 1 ou dois 2 dedos de sal grosso e ajeite as flores de laranja em cima. Em, seguida enfeite com os cravos da Índia. Também podem ser usadas folhas e flores secas. O aromatizador caseiro está pronto!

  1. Aromatizador na lâmpada
    Uma dica diferente, mas que pode dar certo, é transformar uma lâmpada da sua casa, por exemplo, a da sala, em um aromatizador de ambiente.

Utilize:

1 lâmpada
1 pequeno pedaço de algodão
Sua essência favorita
Prepare:

Quando a lâmpada estiver fria, desinstale-a. Utilizando o pedaço de algodão, molhe a lâmpada (do lado de fora, no vidro apenas) com sua essência preferida. Deixe secar por completo e instale novamente. Quando ligá-la, o calor da luz fará o cheiro exalar.

  1. Aromatizador com palitos
    Utilize:

200 a 250 ml de álcool de cereais
50 ml de água
50 ml de essência
10 ml de fixador
Corante a gosto
Palitos de churrasco (com as pontinhas cortadas)
1 pote (pode ser um frasco de sabonete líquido que já terminou, por exemplo)
Prepare:

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e coloque no freezer por 5 dias para macerar. Se não for possível colocar no freezer, é só deixar macerar em frasco fechado em local escuro por 10 dias. Coloque no frasco e inclua os palitos. Sempre que possível vire os palitos, para que o aroma “circule” melhor.

Dicas importantes para utilizar aromatizadores caseiros
É fato que os aromatizadores de ambiente criam uma atmosfera perfumada na casa, escritório ou loja. Porém, a escolha do perfume deverá ser cuidadosa, evitando aqueles que são muito fortes e que podem incomodar pessoas que são alérgicas a perfumes. A dica vale especialmente para o caso de ambientes que recebem muita gente – como lojas, por exemplo.

Em casa, opte por colocar o aromatizador em ambientes mais amplos, por exemplo, na sala – onde, também, são recebidas as visitas. Evite colocar nos quartos, onde os moradores ficam por muitas horas seguidas, pois o cheiro pode causar enjoos e/ou dores de cabeça.

Outra dica interessante é colocar um aromatizador nos banheiros, deixando o espaço com um cheirinho mais agradável. Mas aqui vale o bom senso também, não é necessário exagerar no perfume optando por essências muito marcantes.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.