fbpx Scroll Top

Cabelo

Como escurecer o cabelo – 8 dicas para fazer em casa

Mudar a cor dos cabelos nem sempre é uma decisão fácil para as mulheres, afinal, é ali onde está concentrado boa parte da autoestima de uma mulher. Sejam eles curtos, médios ou longos, ter um cabelo hidratado, bonito e com uma cor viva é a meta de qualquer pessoa que gosta de cuidar das suas madeixas. No entanto, para ter cabelos pretos, muitas mulheres recorrem às químicas através dos processos de tingimento, o que pode danificar os fios. Sendo assim, como escurecer o cabelo de forma natural em casa?

Escurecer o cabelo em casa pode parecer uma tarefa difícil, mas muitas dicas facilitam esse processo. Ingredientes naturais como café e cacau são ótimos aliados tanto da saúde dos cabelos quanto para ajudá-los a chegarem em tons mais escuros.

Sabendo disto, reunimos aqui oito dicas que não vão pesar no seu bolso e vão agilizar o processor de escurecimento do seu cabelo:

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Como escurecer o cabelo de forma natural em casa
1 – Café
café

O café é um dos melhores ingredientes para quem deseja ter cabelo preto de forma natural, pois seu poder de fortalecer o crescimento aliado à coloração fazem dele um queridinho das mulheres. Portanto, veja como usá-lo para escurecer o seu cabelo:

Primeiramente lave seu cabelo e seque ele bem! Enquanto isso, prepare um café bem forte e sem açúcar, você vai literalmente passar o café pronto no seu cabelo. Ao terminar de preparar o café, deixe-o esfriar e, após isso, aplique a bebida por todo o comprimento dos fios.

Nesse meio tempo, enrole o cabelo e o proteja com uma touca por 30 minutos, tempo suficiente para fazer efeito. Após isso, enxague o cabelo e o condicione, para não ficar o cheiro forte e repita o processo todas as semanas até ter a cor desejada!

Contudo, lembre-se de usar a quantidade que você considere que vá alcançar todo o seu cabelo.

2 – Como escurecer o cabelo usando Sálvia e Alecrim
salvia e alecrim para escurecer o cabelo

Quem diria, a sálvia e o alecrim salvando o seu cabelo! Esses dois ingredientes naturais, quando juntos, se tornam extremamente poderosos para tonalizar os cabelos.

Em uma panela com água fervendo, adicione quatro colheres de sopa e sálvia e duas de alecrim. Deixe que eles fervam por cerca de dez minutos e, após isso, separe o líquido e deixe esfriar para a próxima etapa.

Quando o líquido estiver frio, coe o chá em outro recipiente e adicione uma colhe de chá de vinagre de maçã. Em seguida aplique em todo o comprimento dos fios e, feito isso, lave o cabelo e o condicione como de costume. Repita o processo nas próximas lavagens até atingir o resultado que deseja.

3 – Chá Preto
chá preto e cabelos pretos

Este poderoso ingrediente ajuda as madeixas a ficarem mais escuras, mas este poder pode ser estendido para a pele e roupas. Portanto, é necessário bastante cuidado, utilizando toalhas que podem ser manchadas e luvas durante o procedimento.

Antes de mais nada, prepare normalmente o chá preto bem forte, levando em conta o tamanho do seu cabelo. Logo após, aplique o chá em todo o comprimento do fio e o guarde em uma touca de plástico, deixando agir por cerca de 20 minutos. Finalize enxaguando e condicionando o cabelo como você já faz normalmente. Repita o processo nas próximas lavagens até que o resultado alcance o que você espera.

4 – Cacau
Como escurecer o cabelo com cacau

Se o seu cabelo é naturalmente da cor loira, o cacau é perfeito para escurecê-lo! Ele dá um efeito entre o caramelo e o chocolate natural que vai mudar a cara do seu visual.

Para começar, tenha em mãos cacau em pó sem açúcar e misture-o na quantidade de shampoo que você utiliza para lavar seu cabelo regularmente. Em seguida, aplique nos fios massageando como se fosse um shampoo normal, do couro cabeludo até o comprimento dos fios. Por último, enxágue o cabelo com condicionador.

Para um melhor resultado, recomendamos que faça o procedimento com metade de um frasco de shampoo e guarde o frasco separadamente, para poder utilizar o produto diversas vezes durante a semana.

5 – Como escurecer o cabelo usando Amla em pó
Como escurecer o cabelo com Amla em pó

Este ingrediente é feito a partilhar de uma groselha típica da Índia, mas pode ser facilmente encontrado em lojas virtuais e físicas de produtos indianos ou naturais.

Para deixar os cabelos pretos, utilize duas colheres de chá de amla em pó em um recipiente e acrescente uma colhe de chá de óleo para cabelos — o óleo de coco é uma boa pedida —, adicione água quente até cobrir os ingredientes. Por fim, misture até formar uma massa homogênea.

Quando a pasta estiver pronta, acrescente condicionador de uma forma que dê para passar em todo o seu cabelo. Então é só dividir as madeixas em mechas — recomendamos que sejam em seis e que estejam umidecidas para um melhor efeito, e agora é só passar massageando em todo o cabelo, desde o couro cabeludo até as pontas.

Envolva seu cabelo em uma touca plástica, deixando agir entre meia hora e uma hora e meia. Após isso, enxágue o cabelo e repita o processo uma vez por semana.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

6 – Henna em pó
henna natural em pó

A henna já é muito conhecida entre as mulheres, pois é um produto com fortes capacidades de tingimento dos cabelos. Entretanto, existem vários tipos de henna vendidas no mercado e para a coloração dos cabelos, a henna em lojas especificamente indianas com todos os ingredientes na embalagem naturais é a mais indicada.

Para escurecer o cabelo com a henna você vai precisar fazer uma pasta com o produto. Sempre leia as instruções na embalagem, mas o mais indicado é com água fervente e suco de limão. Misture tudo utilizando um batedor de arame em uma tigela de inox para um melhor resultado. A pasta deve ficar com uma textura grossa, mas molenga, assim como um purê de batatas.

passando henna no cabelo

Separe o cabelo em mechas, preferencialmente em seis, e passe o produto em todo o comprimento: da raiz até as pontas do cabelo. Para evitar manchas, utilize luvas e toalhas que podem ser manchadas durante todo o procedimento.

Ao finalizar a aplicação no cabelo, envolva-o em uma touca plástica, podendo ser até aquela sacolinha de supermercado. O tempo é variável de henna para henna — veja as instruções na embalagem —, porém, no geral, estima-se que a espera deve ser de duas horas. Em seguida, lave os cabelos normalmente com condicionador, preferencialmente em uma pia, para não manchar o corpo.

Nos primeiros dias após a aplicação é necessário tomar cuidado ao dormir, cobrindo o cabelo para evitar que ele solte tinta e manche suas roupas de cama.

7 – Cascas de noz
cascas de noz moída

As cascas de nozes são perfeitas para escurecer cabelos mais claros. Você vai utilizar as cascas em pó ou esmagadas, mas fique atenta: quanto maior a quantidade, mais cor escura ficará o cabelo.

Em uma panela, ferva as cascas de noz em pó ou esmagadas por cerca de meia hora. Ao resfriar, utilize um coador para coar as cascas e o líquido você utiliza para passar no cabelo. Aplique em todo o comprimento e deixe por descansar por uma hora, mas se quiser deixar mais tempo não tem problema: quanto mais tempo descansando, mais escuro seu cabelo vai ficar.

Por fim, após o descanso, lave o cabelo com água morna ou gelada para manter a cor mais escura por mais tempo.

8 – Como escurecer o cabelo usando shampoos e condicionadores
shampoo para cabelos pretos

O que muita gente não sabe é que usar shampoos e condicionadores próprios para cabelos pretos podem escurecer os seus! Nesse sentido, basta escolher uma marca conhecida e os produtos dela específicos para os cabelos mais escuros possíveis, agora é só usar regularmente. Para efeito mais rápido, lave os cabelos dia sim e dia não.

Caso não queira mudar seu condicionador ou shampoo, adicione cacau em pó nos produtos que você utiliza e aos poucos você verá a diferença!

Cuidados com o cabelo
cabelos em uma cama

Capila
Na hora de escurecer o cabelo em casa, alguns cuidados precisam ser tomados;

Consulte um especialista antes de aplicar henna, pois a interação dela com tinturas pode danificar os fios;
Sempre teste as substâncias em sua pele antes de usar no cabelo com um dia de antecedência, no mínimo, para evitar reações inesperadas;
Use vaselina na testa, nuca e atrás das orelhas para evitar que o produto caia em sua pele e a manche;
Alguns ingredientes podem deixar cheiro forte no cabelo, portanto lave com um shampoo cheiroso e água em abundância;
Opte por roupas velhas, luvas e toalhas que podem ser manchadas ao manusear as receitas aqui indicadas;
Em qualquer reação inesperada, procure um médico.
Em conclusão, agora que você já sabe como escurecer o seu cabelo, que tal aprender mais sobre como iluminar o cabelo sem ter que ficar loira.

Fontes: MSN, Wikihow, Lar Natural.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.