Scroll Top

Casa

Como Eliminar Umidade da casa – Truque Fácil, Barato e Eficaz

O banheiro é um ambiente úmido por causa do vapor do chuveiro e isso não tem como evitar. O que se pode fazer é tomar alguns cuidados para que o banheiro esteja sempre arejado, permitindo a secagem do vapor. É assim que você previne o surgimento de fungos que criam o bolor. Então, veja quais são os cuidados necessários para diminuir a umidade no banheiro.

Janelas e portas abertas

Durante todo o dia, e principalmente depois do banho, as portas e janelas do banheiro devem ser mantidas abertas. Aliás, a porta do box também, se possível. Assim você permite que o ar quente do vapor dissipe e dê espaço ao ar da rua, mais seco.

Instalar um exaustor

Se o seu banheiro não tem janela ou ela é muito pequena, a melhor solução para diminuir a umidade é contratar um profissional para instalar um exaustor. Esse aparelho tem a função de trocar o ar do ambiente pelo ar que está do lado de fora, reduzindo a umidade e também o mau cheiro que ela causa.

Tirar tapetes e toalhas molhados

Depois do banho, tire do banheiro as toalhas molhadas e estenda-as no varal. Quanto ao tapete que você tem na porta do box para sair do banho, vale a mesma regra: tire-o do banheiro e coloque-o para secar pendurado em algum lugar na área externa ou na lavanderia. Faça isso mesmo se for um tapete de plástico ou borracha.

Desumidificador de ar

O desumidificador é um aparelho pequeno que tem a função de remover o excesso de umidade do ambiente. Todo dia após o banho você pode ligar o desumidificador no banheiro por alguns minutos para reduzir a umidade, mas mesmo assim mantenha todas as dicas anteriores.

Soluções em caso de construção ou reforma
Se você está construindo ou reformando seu banheiro, antecipe-se para prevenir infiltrações, umidade e mofo.
Você pode usar tela de impermeabilização entre as camadas de argamassa, também pode usar argamassa impermeabilizante, bem como tinta impermeabilizante e, claro, revestir com piso o banheiro todo, até na linha do teto ou pelo menos na área de banho.

COMO COMBATER O MOFO COM RECEITAS NATURAIS

Existe uma ótima receita natural para acabar com o mofo. É com o óleo essencial de melaleuca. Este óleo é bom para tratar problemas respiratórios, além de combater vírus e bactérias.

INGREDIENTES

  • 1 litro de água
  • 5 colheres (de café) de óleo essencial de melaleuca

MODO DE PREPARO

  • Misture os ingredientes e coloque num borrifador.
  • Em seguida, aplique a mistura nos móveis, paredes, portas e janelas uma ou duas vezes por semana.
  • Nas superfícies de madeira, borrife num pano e depois passe esse pano na região mofada.
  • Nas paredes, depois de borrifá-las bem, esfregue com uma esponja de lavar pratos.

O produto dura em média seis meses.

Sal marinho

  • Você pensa em como remover a umidade de uma sala? Considere o sal marinho. Você pode usá-lo em qualquer lugar da casa para neutralizar a umidade. Você pode derramar pequenas quantidades na base das paredes em algumas áreas. Ou você pode colocar um punhado de sal em saquinhos e pendurar no armário e na lavanderia. Claro, para manter seu efeito, você deve mudá-lo constantemente. Pelo menos a cada 2 semanas.
  • Nada melhor do que o sal marinho para remover a umidade das paredes, soluções caseiras e melhorar a qualidade do ar. E o que é melhor, é uma alternativa bastante barata, pela qual você não precisa pagar muito. Use sal marinho e observe a mudança no ambiente.

Use carvão ativado – Como Eliminar Umidade da casa – Truque Fácil, Barato e Eficaz

  • Pode ser aplicado de várias maneiras para remover a umidade. A primeira é que você pode criar uma pasta com pó de carvão ativado e um pouco de água, e aplicar diretamente sobre o molde ou manchas de umidade. Não é uma alternativa prática, especialmente se tiver de ser utilizado em paredes brancas ou de cores claras. Mas o carvão pode absorver toda a umidade. Basta usar a pasta e deixar por 24 horas. Depois, basta remover e talvez dar uma demão de tinta na parede ou superfície.
  • Segundo, você pode colocar um pouco de carvão em pó em diferentes saquinhos e colocá-lo estrategicamente em armários, embaixo da escada ou em alguns cantos da casa. Soluções caseiras, como carvão ativado, são a melhor opção para remover a umidade das paredes. Esqueça o perigo dos fungos e bactérias, pois logo eles desaparecerão com este remédio simples.

Esfregue com vinagre branco

  • Você pode usar o vinagre branco com um borrifador. Misture 1 parte de vinagre com 3 partes de água e borrife na superfície mofada. Você pode aplicar esta mistura na noite anterior e esfregar com água e sabão no dia seguinte. Mas se você não notar nenhuma mudança, pode aplicar vinagre puro. O importante é que você deixe agir por um tempo para remover completamente a umidade.
  • Sempre é possível repetir a aplicação do vinagre para remover a umidade, pelo menos uma vez por semana para observar o resultado. Certifique-se de proteger as mãos ao fazer isso, pois elas podem ser danificadas pelo vinagre. Não pense duas vezes se você está procurando como tirar a umidade de um ambiente, esfregue com vinagre e pronto!

Use bicarbonato de sódio com um pouco de água

  • Se você já decidiu usar o bicarbonato de sódio, lembre-se que você pode colocar um pouco em uma jarra e deixá-la aberta em alguns cantos da casa. Principalmente, onde há vestígios de mofo. É uma forma eficaz de remover a umidade e melhorar o odor e a qualidade do ar. Além de ser uma alternativa barata e muito simples.
  • Mas se você quiser ver resultados visíveis, pode adicionar bicarbonato de sódio a um balde de água e esfregar diretamente nas paredes mofadas. Use uma escova de cerdas macias e lave até que os restos de molde tenham sumido. O bicarbonato irá absorver toda a água contida nas paredes, pisos ou superfícies. Para remover a umidade, o bicarbonato de sódio é a solução.

Coloque plantas dentro de casa

  • Quanto mais plantas você tiver dentro de casa, melhor será a qualidade do ar. E você evita que bactérias e fungos se espalhem pelo meio ambiente. Você pode usar samambaias, palmeiras ou as plantas que você mais gosta. Certifique-se de cultivá-los em vasos ou recipientes que possam reter a água sem molhar o chão.
  • Logo você notará como o ar fica mais fresco graças às plantas. Como remover a umidade de uma sala não precisa mais ser um problema insolúvel. Você pode recorrer a opções simples e naturais, como plantas, e erradicar o problema em nenhum momento.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Como tirar a umidade de ambientes fechados

Em épocas de chuvas e no frio é comum mantermos as janelas e portas fechadas, prejudicando a circulação de ar e provocando o excesso de umidade. Para evitar este problema, existem três dicas que você pode utilizar:

  • Mantenha as Janelas abertas: a circulação de ar é o modo mais fácil de diminuir a umidade do ambiente e reduzir as chances de crescer  fungos. Tente manter a janela no mínimo semiaberta, mesmo no frio, para que exista alguma corrente de ar. Se não for possível, você pode usar ventiladores (se estiver no inverno, ligue um pouco os ventiladores dos cômodos que sua família não estiver utilizando no momento).
  • Giz e Carvão: estes dois elementos são conhecidos como absorvedores naturais de umidade. Espalhe pedaços de giz e carvão embrulhados em tecidos com furos (como um tule) . Esse procedimento funciona melhor em ambientes pequenos , como armários e gavetas

Como tirar a umidade das paredes

Se a parede já possuir mancha e bolhas na tinta ou reboco, é preciso primeiro remover estes danos e identificar a origem do problema, que pode ser no telhado, no encanamento ou alguma fonte de umidade por condensação, que foi explicado no início do artigo.

Se você já identificou e eliminou a origem da umidade, é preciso agora reparar os danos e evitar novos focos de formação de fungos:

  • Limpe o local com água sanitária e esperar secar;
  • Lixar a parede, removendo toda a pintura existente;
  • Caso o reboco esteja soltando, remova-o também.
  • Em seguida, aplique revestimentos impermeabilizantes, que podem ser desde tintas até revestimentos próprios para aplicação nestas situações.

É importante impermeabilizar tanto a parede externa quanto interna da casa, além dos pisos e rejuntes. Essa ação irá evitar problemas futuros e irá aumentar a vida útil dos pisos , azulejos e da tinta das paredes da sua casa.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Como tirar umidade do guarda roupa

Antes de tudo, observe se não há alguma infiltração na parede onde seu armário está encostado. Se esse não for o caso, siga o seguinte procedimento:

1- Tire todas as roupas do guarda-roupa.

2- Com um aspirador de pó ou um pano de microfibra, retire todo o “pozinho”.3- Para matar os fungos, passe no guarda-roupa um pano umedecido em água sanitária.

4- Para secar completamente, deixe as portas do guarda-roupa abertas por um dia.

5- Para evitar que um novo foco de fungos se instale novamente em seu armário, antes de guardar as suas roupas, verifique uma a uma se apresentam manchas.

6- Se alguma peça estiver mofada, molhe a mancha com leite e deixe-a exposta ao sol até secar. Em seguida, lave normalmente.

7- Para as manchas mais resistentes: deixe a peça de molho por alguns minutos em água fervendo com sal. Depois coloque sobre cada mancha suco de limão e sal, deixe agir por algumas horas. Lave normalmente.Para evitar o excesso de umidade e a formação de fungos no guarda-roupas, após o procedimento acima, você pode também usar as seguintes receitas caseiras para acabar com o problema:

Pendurar giz de quadro negro dentro dos armários e guarda-roupas. O giz é um material que atrai umidade e dentro do armário ele vai acumular toda a umidade que existe ali. Quando o giz ficar saturado, você pode trocá-lo por outro. Você pode amarrar 5 bastões de giz com uma fita e pendurá-los no interior do armário. Se preferir, pode colocá-los dentro de um saquinho de filó.

Para atenuar o mau cheiro causado pelo bolor, espalhe cravos-da-índia dentro do armário.

Por fim, você também pode usar produtos próprios para esse fim, como o Secar, que é um antimofo que suga a umidade do ar e é próprio para utilizar nas gavetas e armários:

>>> LEIA MAIS: Selagem Caseira: Aprenda a Alisar seus Cabelos Naturalmente em Casa!

Como tirar a umidade do banheiro, cozinha e pisos

Locais como a cozinha e o banheiro são ótimos para a proliferação de fungos, pois usamos água constantemente, e além da água respingar por todo o ambiente, ainda resta o vapor do banho e da limpeza em geral. Por isso, nestes casos é importante utilizar bons revestimentos impermeabilizantes, azulejos e tintas próprias para estes ambientes. Atualmente existem opções mais modernas de rejuntes que não acumulam fungos e umidade, mas nas casas antigas este ainda é um problema. Para estes casos, você pode utilizar uma receita caseira como a abaixo:

Receita Caseira para Eliminar manchas mofadas:

Você irá precisa de 250 ml de vinagre de álcool branco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture os dois (use um recipiente alto pois irá efervescer). Coloque tudo em um borrifador e use nas superfícies que desejar. Finalize com um pano seco após 10 minutos.

No caso de pisos e rejuntes, você pode aplicar o vinagre de álcool diretamente nos locais afetados (ou em todo o rejunte, de maneira preventiva). Deixe agir por 10 minutos e finalize com um pano de chão normalmente.

O vinagre é uma ótima solução para combater o mofado de qualquer superfície ou ambiente.

Para evitar manchas escuras, quando fizer a limpeza, é recomendável utilizar água sanitária, ou algum amoníaco como o Lysoform, pois eles irão matar as bactérias e fungos que existirem ali e evitarão a formação de lodo no local.

Outra excelente opção para combater o mofo é com água oxigenada 10 volumes

Esta é alternativa de combate ao mofo muito prática.

  • Você vai precisar de 100 ml (ou mais; depende do tamanho da área atingida) de água oxigenada e de uma bomba de pulverização.
  • Basta pulverizar as áreas afetadas com a água oxigenada e deixar-a por 10-15 minutos.
  • Depois esfregue a parede e limpe-a com um pano limpo, removendo todos os esporos restantes de mofo.
  • Você também pode fazer uma combinação em partes iguais de água oxigenada, vinagre e bicarbonato de sódio e pulverizar a parede com esta mistura.
  • E por falar em bicarbonato de sódio, ele é outra solução barata e eficaz para o seu problema de mofo.
  • Combine bicarbonato de sódio com um pouco de água e despeje em um frasco spray.
  • Pulverize as paredes mofadas e deixe atuar por um bom tempo.
  • Depois esfregue e limpe a área com um pano úmido, eliminando todos os esporos de mofo.

E tem mais uma dica: para evitar o aparecimento de mofo nos armários e guarda-roupas, mantenha sempre uma limpeza constante com um pano úmido e um pouco de vinagre, deixe as portas abertas para secarem totalmente e continue o uso normal.

DICA EXTRA

1-Remover bolor com água sanitária

  • Essa talvez seja a melhor solução paliativa entre todas. Paliativa, pois vai remover o bolor, mas não vai remover a umidade no interior das paredes.
  • Pode misturar uma parte de água sanitária com uma parte de água, colocar num borrifador, usar luvas de borracha, óculos de proteção e máscara. Depois, pegar uma escovinha, ir borrifando e esfregando.
  • É um pouco demorado, e deve fazer um pouco a cada dia ou semana, pois o odor é muito forte e pode causar tonturas. Faça isso sem que outras pessoas estejam por perto, em um dia de sol e com o ambiente muito arejado.
  • Tome cuidado, pois se usar água sanitária com cloro em paredes coloridas, vai desbotar. Essa dica é principalmente para paredes e outras superfícies brancas.

2-Remover bolor com água oxigenada

  • Outra opção de produto que pode ajudar na remoção do bolor é a água oxigenada. O melhor é usá-la em manchas menores, pois dá um pouco mais de trabalho.
  • Embeba um pano com água oxigenada, aplique sobre o bolor para molhar e deixe agir por 15 minutos. Depois esfregue bem até sair.
  • Esse produto também exige que use luvas e máscara de proteção, e que tome o cuidado de arejar o ambiente e não permitir que as crianças tenham acesso ao cômodo durante o procedimento.

3-Remover bolor com água, vinagre e álcool

Para uma misturinha mais caseira e que não vai desbotar a cor da parede, você pode misturar água morna com 1 xícara de vinagre e 1 xícara de álcool. Juntos, eles vão amolecer o mofo, remover a mancha e promover a limpeza.

Atenção!

Lembre-se de que umidade é o acúmulo de bactérias e fungos que se proliferam devido às condições de umidade nas paredes, cantos, móveis ou em quase qualquer lugar. E pode se tornar um verdadeiro pesadelo se não for tratado a tempo. Esses microrganismos emitem gases tóxicos que podem ser prejudiciais à saúde de quem está constantemente exposto a eles.

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer Como Eliminar Umidade da casa – Truque Fácil, Barato e Eficaz? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.