fbpx Scroll Top

Casa

Como conservar alface e outras folhas na geladeira

A alface e diversos outros tipos de vegetais folhosos são essenciais em uma rotina alimentar saudável. Se possível, é bom comer uma porção no almoço e outra no jantar, pelo menos. Essas folhas são ricas fontes de nutrientes para o corpo, porém, sua conservação é bastante delicada. Então, para ter verduras frescas sempre, de forma prática e gostosa, veja como conservar alface e outras folhas na geladeira.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Conservar folhas na geladeira por mais tempo
como conservar alface na geladeira mais tempo

Para saber como conservar alface e outras folhas verdes é muito simples. Você pode usar saquinhos plásticos, potes de plástico ou de vidro, sempre com uma tampa que fique bem fechada. Mas, em todo caso, sempre deve guardá-las já limpas na parte menos fria da geladeira, pois o excesso de frio queima as folhas. Com essa dica em mente, veja agora o passo a passo de como conservar alface e outras deliciosas folhas na sua geladeira por até duas semanas.

Separação e limpeza das folhas


Assim que chega da feira com as suas deliciosas folhas bem verdinhas, o ideal é que já faça toda a separação, limpeza e armazenamento. Se deixar para depois, o risco de não fazer é grande, e aí vai passar mais trabalho todos os dias.

Então, comece separando as folhas para descartar as murchas e amarelas. Coloque de molho na água com o desinfetante próprio para saladas, como água sanitária, conforme as recomendações no rótulo do produto. É preciso usar uma água sanitária que seja própria para higienizar comida, veja no rótulo.

A proporção costuma ser de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, deixando os vegetais de molho por 15 minutos.

Depois de deixar as folhas no molho, elas devem ser bem lavadas outra vez em água corrente para remover o produto e a sujeira que ficou.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Escorrer e secar


Depois do molho e da lavagem em água corrente, prepare um pano de prato bem limpinho sobre a bancada e vá secando folha por fora, só dando batidinhas, sem esfregar. Quanto mais sequinhas elas estiverem, mais tempo vão durar na geladeira, pois a umidade as faz amolecerem.

Armazenar


Por fim, com as folhas sequinhas, separe algumas folhas de toalha de papel. Não precisa fazer uma camada grossa de papel para cada porção de folhas. Pode ser uma camada bem fina, só para manter as folhas secas.

Envolva as folhas em papel toalha, fazendo um pacotinho, para que elas não fiquem úmidas dentro do saco plástico.

Coloque o pacotinho de papel no saco com fecho ou em um potinho com tampa, que pode ser de vidro ou plástico bem limpo. Se for um saco plástico, retire levemente o ar e vede para ficar bem fechado. Isso vai deixar a alface longe de umidade e do frio excessivo, mantendo-a fresquinha por até duas semanas.

Depois é só aproveitar a praticidade de ter folhas frescas, limpas e prontas para temperar e comer em todos os almoços e jantares.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

DICA EXTRA

Como remover o amarelado dos eletrodomésticos

Vamos ver algumas possíveis soluções para a pergunta: Como remover o amarelado dos eletrodomésticos? Vem comigo!

Como remover o amarelado dos eletrodomésticos

Bons exemplos de eletrodomésticos que ficam amarelados são geladeira – a parte plástica de cima de alguns modelos é campeã de reclamação – assim como purificadores de água, liquidificadores, batedeiras, etc.

Buscando soluções mais naturais para resolver o desafio, encontramos:

1° passo – limpar o eletrodoméstico usando um pano umedecido  com água morna e detergente neutro. Aliás, esse primeiro passo, pode ser adotado como rotina de limpeza de eletrodomésticos.

2° passo – passar um pano umedecido com vinagre branco para tirar os resíduos

O amarelado tá lá, do mesmo jeitinho? Prossiga para a próxima etapa:

3° passo – Para peças grandes que não podem ficar de molho, prepare uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Passe na área amarelada e deixe agir por 10 minutos, depois, com ajuda de uma esponja macia, dê uma esfregadinha de leve e finalmente, com ajuda de um pano úmido, vá retirando todo o produto.

Em peças que podem ficar de molho, prepare uma solução com 1 parte de bicarbonato de sódio para 3 partes de água morna, deixe agir por 1 hora, dê uma esfregadinha e depois enxague.

O amarelado saiu quase todo, mas ainda você não está satisfeita? Prossiga para a última etapa.

4° passo – Se o bicarbonato não resolveu, vamos para a nossa última cartada: umedeça uma esponja macia na água oxigenada (peróxido de hidrogênio) volume 10 e esfregue a parte amarelada. Deixe agir por 20 minutos e retire o produto.

O que se espera é que o amarelado tenha ido embora totalmente sem nenhum dano. Algumas pessoas preferem ir direto para a água oxigenada volume 40, mas é bom dizer que a solução pode deixar o plástico branco, porém, opaco e sem brilho.

Não se esqueça de usar luvas para fazer a limpeza como medida de segurança e preservação das suas mãos e unhas!

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ➜ https://goo.gl/zajniC

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.