Scroll Top

Casa

Truques caseiros para eliminar a umidade em casa

Como tirar a umidade das paredes (e evitar que volte) Se a sua casa tem muita umidade, veja essas dicas que valem ouro!

Truques caseiros para eliminar a umidade em casa

As umidades são um dos problemas mais comuns das casas antigas, mas isso não significa que também apareçam nos novos pisos. Este problema de condensação pode se tornar um pesadelo, pois, além de manchas de mofo e bolor desagradáveis , pode levar ao aparecimento de odores desagradáveis.

Se este é o seu problema, não se desespere. Aqui, propomos uma série de truques caseiros que o ajudarão a eliminar a umidade em casa.

USE CARVÃO

Carvão ou giz são alguns dos elementos naturais que podem ajudar a reduzir o mofo em casa, pois atuam como absorventes de umidade perfeitos. Experimente colocar vários pedaços de carvão em uma prateleira e verá como o ambiente fica mais seco e limpo.

ELIMINE A UMIDADE COM SAL

Para eliminar a umidade de uma sala, você também pode usar sal grosso. Pegue um recipiente plano e encha-o com um quilo desse tipo de sal . Em seguida, coloque-o em algum lugar da sala e deixe-o ali por um a dois dias. Depois desse tempo, você verá como o sal absorveu grande parte da umidade. Claro, se você perceber que está muito úmido ou até que ficou preto, será hora de trocá-lo.

JUNTE-SE AO VINAGRE

Se quiser limpar a casa com produtos que eliminem o mofo, mas não sejam químicos, a melhor coisa a fazer é usar vinagre branco . Pulverize este produto em manchas de umidade (sejam paredes, azulejos, etc.) e deixe agir por pelo menos meia hora. Em seguida, esfregue a superfície, enxágue e seque bem. Repita o processo por vários dias até que a mancha desapareça.

OM ÓLEO DA ÁRVORE DO CHÁ

O óleo da árvore do chá, que se encontra em ervanárias e lojas especializadas em produtos naturais, é um dos remédios caseiros mais eficazes para eliminar a humidade e o bolor graças às suas propriedades antifúngicas. Encha um pulverizador com dois copos de água e uma colher de sopa de óleo da árvore do chá. Borrife a mistura nas manchas que deseja remover e deixe agir.

BICARBONATO DE SÓDIO, SEU MELHOR ALIADO

Outro remédio caseiro muito eficaz para eliminar a umidade da casa é usar bicarbonato de sódio. Basta borrifar na área onde apareceu a mancha de umidade e deixá-la agir ao longo do dia. Depois, basta retirar os restos para verificar como absorveu a humidade e eliminou o seu odor característico.

NÃO EXAGERE COM PLANTAS DE INTERIOR

As plantas certas podem purificar o ar de uma sala. No entanto, ter muitos deles dentro aumenta consideravelmente o nível de umidade da casa. Mesmo assim, alguns como o louro indiano ou a palmeira de bambu podem ajudar a evitar o excesso de umidade em um ambiente se for decorado com eles na medida certa.

AFASTE OS MÓVEIS DAS PAREDES

Separar os móveis das paredes pode ser considerado um remédio eficaz. Pode parecer simples, mas a verdade é que quando o nível de umidade de um local é alto, o melhor a fazer é manter uma distância segura entre todos os móveis e objetos do local. Desde a compressão em locais onde os líquidos são retidos, pode ser o lugar perfeito para os fungos começarem a se reproduzir.

Então, jogue fora objetos que já possam estar contaminados por mofo e limpe muito bem o ambiente de todos os lados. Tente abrir janelas e portas para permitir que o ar circule corretamente e todas as superfícies sequem. Naturalmente, o ambiente pode estabilizar o grau de umidade do local e melhorar a qualidade do ar que você respira. Mas preste atenção a todas essas dicas e o quarto ficará em melhores condições.

SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/

Como tirar a umidade de ambientes fechados

Em épocas de chuvas e no frio é comum mantermos as janelas e portas fechadas, prejudicando a circulação de ar e provocando o excesso de umidade. Para evitar este problema, existem três dicas que você pode utilizar:

  • Mantenha as Janelas abertas: a circulação de ar é o modo mais fácil de diminuir a umidade do ambiente e reduzir as chances de crescer  fungos. Tente manter a janela no mínimo semiaberta, mesmo no frio, para que exista alguma corrente de ar. Se não for possível, você pode usar ventiladores (se estiver no inverno, ligue um pouco os ventiladores dos cômodos que sua família não estiver utilizando no momento).
  • Giz e Carvão: estes dois elementos são conhecidos como absorvedores naturais de umidade. Espalhe pedaços de giz e carvão embrulhados em tecidos com furos (como um tule) . Esse procedimento funciona melhor em ambientes pequenos , como armários e gavetas
  • Desumidificador de ar: você sabia que existem eletrodomésticos próprios pare retirar o excesso de umidade do ambiente? Eles funcionam como um filtro, e é possível controlar o nível de umidade do ambiente , além de também funcionarem como aquecedores.

Além disso, também é possível tirar a umidade do ambiente pelo simples uso do ar condicionado. A função dele não é essa, mas a redução da umidade é um efeito colateral provocado pelos aparelhos.

Mas vale ressaltar que se o seu problema de umidade é relevante, como no caso de pessoas alérgicas, a melhor opção é considerar o uso dos desumidificadores de ar próprios para essa função como os mostrados acima.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Como tirar umidade do guarda roupa

Antes de tudo, observe se não há alguma infiltração na parede onde seu armário está encostado. Se esse não for o caso, siga o seguinte procedimento:

1- Tire todas as roupas do guarda-roupa.

2- Com um aspirador de pó ou um pano de microfibra, retire todo o “pozinho”.

3- Para matar os fungos, passe no guarda-roupa um pano umedecido em água sanitária.

4- Para secar completamente, deixe as portas do guarda-roupa abertas por um dia.

5- Para evitar que um novo foco de fungos se instale novamente em seu armário, antes de guardar as suas roupas, verifique uma a uma se apresentam manchas.

6- Se alguma peça estiver mofada, molhe a mancha com leite e deixe-a exposta ao sol até secar. Em seguida, lave normalmente.

7- Para as manchas mais resistentes: deixe a peça de molho por alguns minutos em água fervendo com sal. Depois coloque sobre cada mancha suco de limão e sal, deixe agir por algumas horas. Lave normalmente.

Veja também: Como Clarear e Remover suas Manchas, Rugas e Melasmas

Para evitar o excesso de umidade e a formação de fungos no guarda-roupas, após o procedimento acima, você pode também usar as seguintes receitas caseiras para acabar com o problema:

Pendurar giz de quadro negro dentro dos armários e guarda-roupas. O giz é um material que atrai umidade e dentro do armário ele vai acumular toda a umidade que existe ali. Quando o giz ficar saturado, você pode trocá-lo por outro. Você pode amarrar 5 bastões de giz com uma fita e pendurá-los no interior do armário. Se preferir, pode colocá-los dentro de um saquinho de filó.

Para atenuar o mau cheiro causado pelo bolor, espalhe cravos-da-índia dentro do armário.

Por fim, você também pode usar produtos próprios para esse fim, como o Secar, que é um antimofo que suga a umidade do ar e é próprio para utilizar nas gavetas e armários:

Por fim, Veja também: Como fazer limpa piso milagroso: mistura caseira para deixar sua casa brilhando

E aí, você gostou de conhecer esta Receita de Como tirar a umidade das paredes (e evitar que volte)? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.