Scroll Top

Saúde Variedades

Câncer no esôfago: 8 sintomas da doença que jamais devem ser ignorados

Câncer no esôfago: 8 sintomas

O câncer de esôfago é um tipo grave de câncer que acontece devido a alterações das células do esôfago, que passam a se tornar malignas, resultando no aparecimento de alguns sinais e sintomas como dificuldade para engolir, aparecimento de um nódulo na parte superior do estômago e fezes escuras, no entanto os sintomas de câncer no esôfago só surgem quando a doença já encontra-se em fases mais avançadas e com metástases, havendo menor chance de cura.

Para facilitar a descoberta do câncer, abaixo estão alguns dos sintomas mais frequentes em um paciente que esteja acometido pela condição:

  • Dificuldade para engolir
  • Dor no peito
  • Perda de peso sem motivo aparente
  • Rouquidão
  • Tosse prolongada
  • Vômitos
  • Hemorragia
  • Dor nos ossos

Principais causas

O surgimento do câncer de esôfago está associado a alguns fatores de risco, como por exemplo:

  • Consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de cigarro;
  • Ingestão de bebidas quentes acima de 65º C como café, chá ou chimarrão, por exemplo;
  • Ingestão de substâncias alcalinas, como cloro utilizado para limpeza que leva ao estreitamento do esôfago;
  • ​Antecedentes de câncer de cabeça ou pescoço.

Além disso, este tipo de câncer é mais comum em pacientes com doenças como gastrite, refluxo gastroesofágico ou síndrome de Plummer-Vinson, acalásia ou esôfago de Barrett por exemplo, sendo que normalmente a irritação do esôfago ocorre devido ao refluxo do suco do estômago ou de bile.

Alimentação para câncer no esôfago

No caso de câncer de esôfago pode ser necessário fazer algumas alterações na alimentação, devido à dificuldade para engolir e aos efeitos colaterais dos tratamentos, principalmente da quimioterapia que causa náuseas e desconforto abdominal.

Desta forma, pode ser necessário preparar alimentos pastosos, como mingau e sopa batida no liquidificador ou adicionar espessante aos alimentos líquidos. Além disso, pode ser necessário receber nutrientes diretamente pela veia ou usar sonda nasogástrica, que é um tubinho que vai do nariz até ao estômago, para ajudar a receber os alimentos adequados.

É possível prevenir o câncer de esôfago, como outros problemas de saúde, eliminando o fumo, álcool, tratando problemas do aparelho digestivo, como o refluxo gástrico crônico e a disfagia, e mantendo uma alimentação saudável.

Alimentação para prevenir o câncer 

Veja a seguir 3 receitas naturais que ajudam a prevenir o câncer:

1. Chá verde

O chá verde é uma boa fonte de antioxidantes e, por isso, pode ser considerado um bom remédio natural para prevenir o câncer.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (de chá) de chá verde
  • Suco de meio limão

Modo de preparo

Adicionar o chá verde em água fervente e esperar por 10 minutos. Depois coar e adicionar o suco de limão, pois ajuda a diminuir o gosto amargo característico do chá verde. 

2. Suco de brócolis

O brócolis é um vegetal rico na substância sulforafano, que atua como antioxidante, ajudando a prevenir alguns tipos de câncer, como o de estômago e o de intestino, no entanto não substitui o tratamento indicado pelo médico caso este tipo de câncer já esteja instalado.

Ingredientes 

  • Meia xícara de brotos de brócolis
  • 500 mL de água de água de côco ou suco de uva integral
  • Gelo 

Modo de preparo

Para fazer o suco de brócolis basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir.

3. Chá de folhas de graviola

A graviola possui uma substância antioxidante, a acetogenina, que é capaz de evitar a mutação genética das células, sendo considerada uma boa estratégia para prevenir que o câncer se instale. 

Ingredientes

  • 10 folhas de graviola
  • 1L de água

Modo de preparo

  • Adicione as folhas de graviola à água fervente e espere por 10 minutos. Após isso, deve-se coar e depois já pode consumir.
  • Estas receitas, de chá verde, suco de brócolis e de graviola, podem ser usadas como forma de prevenção do câncer mas não tem comprovação científica de que possa tratar ou curar o câncer.

ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI

Quais são as plantas medicinais podem ajudar no tratamento do câncer?

As mais mencionadas foram babosa, graviola e romã. Apesar de alguns estudos relatarem atividade antineoplásica ou quimiopreventiva para certas espécies vegetais, fica claro que muitas delas podem ser tóxicas ou apresentar interações medicamentosas no tratamento do câncer.

Outro remédio natural muito importante é a vitamina D, que pode ser adquirida com um banho de sol diário de 15 minutos, logo no início da manhã ou no final da tarde, ou através de alimentos, como ovos e peixes. Níveis adequados de vitamina D estão associados a menores taxas de câncer de colo-de-útero, mama, ovário, rins, pâncreas e próstata. 

Assim, é aconselhado consumir muitas frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pois possuem substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que são consideradas fatores protetores para diversos tipos de câncer, como de mama, estômago e esôfago.

Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

E aí, você gostou de conhecer a Câncer no esôfago: 8 sintomas da doença que jamais devem ser ignorados? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.